x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 25.140

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2006 | 21:23

Nathaly,


O CCL - Capital circulante líquido, representa o total de recursos de curto prazo disponíveis para financiamento das atividades da empresa. É medido pela diferença entre o ativo e o passivo circulantes.A análise do Capital Circulante Líquido não é feita em termos relativos (quociente), mas pela diferença, positiva ou negativa, entre o valor global do Ativo Circulante (AC) e do Passivo Circulante (PC). Se o Ativo Circulante for maior do que o Passivo Circulante, tem-se Capital Circulante Líquido Positivo.

Uma das formas mais comuns de se mensurar o risco de insolvência técnica é por meio do montante do capital circulante líquido (CCL) ou do índice de liquidez corrente. Supõe-se que quanto maior o montante de CCL possuído pela empresa, menos risco ela apresenta. Em outras palavras, quanto mais CCL ela tiver, mais líquida será e, portanto, menor será a probabilidade de insolvência técnica. O oposto também é considerado verdadeiro:

A Imobilização dos Recursos não Correntes indica o percentual de recursos não correntes que a empresa não aplicou no Ativo Permanente. É igual (Ativo Permanente / (Patrimônio Líquido + Exigível em Longo Prazo)) * 100

A interpretação destes índices e a possível relação entre eles é matéria fartamente discutida na Net, eu acho que se você tentar no link http://www.google.com.br habilitando a opção" Paginas do Brasil" após ter digitado as palavras-chaves para procura, conseguirá centenas de trabalhas desenvolvidos sobre o assunto e (naturalmente) aprenderá muito mais a este respeito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.