x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.012

Posso descontar do funcionario o valor da abertura de conta

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 10:32

Daniela;

Não consegui entender;

Qual valor a empresa desconta? Pelo que entendo, os descontos sobre conta bancária são debitados direto em conta, não vejo o porquê de descontar alguma coisa do funcionário.

Em minha visão, está errado esse desconto.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Jefferson E. Souza

Jefferson E. Souza

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 10:42

Bom dia Daniéla,

Mas para abertura de conta não se cobram taxas...
O banco cobra essa taxa da empresa, e então ela manda descontar do funcionário, ou simplesmente desconta 25 reais ?

Jefferson Souza

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
DANIÉLA F. RIBEIRO

Daniéla F. Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 10:47

Bom dia Jefferson,

Então, tirei algumas duvidas a respeito disso,
o banco cobra os 25 reais da empresa, e quando o funcionário fecha a conta o banco devolve o dinheiro para o funcionário.
o que acha?
bom já que devolvem no final então acho que não tem problema ser descontado em folha, mas ainda não tenho certeza.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 10:47

Daniela;

Pra falar a verdade, nem entendo esse desconto (mesmo que fosse autorizado por legislação).

As taxas sobre manutenção e abertura de conta são debitados em Conta Corrente.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Jefferson E. Souza

Jefferson E. Souza

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 10:50

Daniéla,

Kleber está certo,

A conta é para uso do funcionário, então não tem motivo pro banco cobrar essa Taxa da Empresa, e sim do Funcionário...

Não seria viável a empresa entrar em contato com o Banco para mudar essa forma de cobrança?

Jefferson Souza

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
Carlos Oreques Fonseca

Carlos Oreques Fonseca

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 11:15


Bom dia Daniéla,

Complementando um pouco sobre o tema em discussão, penso ser totalmente incorreto esta cobrança.

Falo isto, pois o funcionário pode optar no momento da abertura da conta pela conta salário, a qual não tem qualquer tipo de tarifação.

Alguns casos, o banco escolhido pela empresa para ser o da folha de pagamento dos funcionários, pode ser uma Cooperativa (Sicredi, Sicobb) e para abertura de conta corrente nestas empresa é necessário capitalizar um valor (para se tornar associado), o que pode ser o teu caso. Mesmo nesta situação é incorreto a cobrança do empregador.

DANIÉLA F. RIBEIRO

Daniéla F. Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 12:29

Olá, Bom dia Carlos1

sim muito obrigada pelo complemento, mas eu nao sei o que fazer ja que a empresa insiste em descontar este valor dos funcionarios.
tenho receio pois a culpa depois pode ser minha ja que sou responsavel pela empresa.
Bom pelo menos estou deixando eles ciente que isso é incorreto.

fico Grata...

Carlos Oreques Fonseca

Carlos Oreques Fonseca

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 12:43

Bom dia Daniéla!

Neste caso, acredito que a melhor coisa a fazer é emitires uma autorização de débito e pegares a assinatura do funcionário. Desta forma, tens um documento formal autorizando o desconto do valor.

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.