x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 11.457

pagamento de darf de pis e cofins em atraso

Gonçalo Righi Marcondes

Gonçalo Righi Marcondes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 10:52

Bom dia!

O meu cliente fez o recolhimento do PIS e da COFINS no dia 27/10 sendo que o imposto devia ser pago dia 24/10.
Gostaria de saber.Qual o valor que eu tenho que pagar ref. a multa sendo que o valor do PIS é de 31,20 e da COFINS 144,00.

Obrigado

Jefferson E. Souza

Jefferson E. Souza

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 11:40

Bom dia Gonçalo,

Como o pagamento ocorreu dentro do Mês terá apenas acréscimo de juros, 0,033 ao dia.
3 dias de atraso = 0,1%
Pis = 31,23
Cofins = 144,14

Att,

Jefferson Souza

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 30 outubro 2014 | 12:38

Boa tarde Gonçalo!!!

Uma saida tambem e voce baixar o programa sicalc da receita federal cujo o mesmo faz todas atualizações multas e juros de impostos em atraso é so jogar os codigos de recolhimentos e possiveis datas para pagamentos, simples de usar e pratico no dia a dia!!

Espero ter ajudado !!


Abçs, ..

Att.

CONTMORE - Gestao de Negocios
lizandra benedito sammarco

Lizandra Benedito Sammarco

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:13

Bom dia.

Preciso de uma ajuda, tenho um cliente que possui atividade de prestação de serviços de mão de obra civil e este no mês passado emitiu uma nota no valor de R$ 2.500,00 e não adicionou retenção de IRRF, nesse caso haveria retenção desse imposto?
Sabendo que a retenção de PIS, COFINS e CSLL só é devida em nfs com valor superior a R$ 5.000,00, é devido o pagamento da DARF de PIS e COFINS?
Irei emitir uma NF para essa empresa no valor de R$ 15.181,24, devido a esse valor terei que reter na nota IRRF, PIS, COFINS e CSLL? E caso tenha, devido a essa retenção a empresa ficará dispensada de pagamento da DARF de PIS e COFINS?

Preciso muito dessa ajuda.

GILSON JOSE DA SILVA

Gilson Jose da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:24

Bom dia Gonçalo,

Sugiro voce acessar o e-cac de seu cliente e verificar o valor que falta recolher pois, a Receita federal nestes casos costuma deixar a débito nao os juros mas sim um valor complementar dos impostos, sendo este valor complementar atualizado para pagamento.
Exemplo. imposto com valor de r$100,00 pago em atraso onde a atualizacao seria de r$2,00, mesmo pagando os 100,00 a receita considera como pagamento r$ 98,00 e r$2,00 de atualização, faltando para recolhimento os r$2,00 de imposto que devera ser atuzalizado e recolhido.
Caso voce recolha apenas multa e juros sobre o valor, podera ter que apresentar um redarf para corrigir o erro. Detalhe, esta apuração na receita só apárece depois de processada a DCTF.

Bom dia Lizandra!

Tera que recolher sim, porem, com desconto dos valores retidos. Atente que a retenção só se aplica na prestação de serviço de pessoa juridica para pessoa juridica para pessoa fisica nao há retenção. Sugiro solicitar do contratante as guias de recolhimento dos impostos retidos para que justifique com maior autonomia a redução dos impostos gerados.

lizandra benedito sammarco

Lizandra Benedito Sammarco

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 10:53

Gilson,

Eu entendi o que você escreveu, porém ainda estou com dúvida referente a próxima apuração de PIS e COFINS que farei, pois fiz um teste no sistema CONTMATIC e coloquei a nota com valor de R$ 15.181,24 e coloquei também as retenções, fiz o conta corrente tudo ok, porém ainda continua cobrando o valor da darf de pis e cofins na apuração. Minha dúvida é mesmo com as retenções na nota a empresa fica passível de recolhimento das DARF de PIS e COFINS?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.