x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 26

acessos 10.049

MEI x seguro desemprego

Leonardo Monteiro

Leonardo Monteiro

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Suporte
há 9 anos Segunda-Feira | 3 novembro 2014 | 17:00

Pessoal , boa tarde

Desculpe se abri o topico na sala errada , fui demitido da empresa que eu trabalhava na area de suporte a informatica já dei entrada no seguro desemprego. Pretendo ser um MEI , eu abrindo a empresa o meu seguro desemprego tem o perigo de ser cancelado?


KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 3 novembro 2014 | 17:03

Leonardo;

Concerteza!

Se o MEI for aberto dentro do período que recebe o seguro desemprego, o benefício será cancelado.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 3 novembro 2014 | 22:26

Olá Leonardo,
Conforme o colega já respondeu anteriormente, sim o seguro desemprego é cancelado, pois há o entendimento de estar atuando de volta ao mercado de trabalho e mesmo se receber apos a abertura do MEI deverá devolver as parcelas recebidas em desacordo com a legislação vigente.
Espero ter ajudado.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
DANILO RAFAEL

Danilo Rafael

Iniciante DIVISÃO 4, Vendedor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 19:45

olÁ, eu abri uma mei logo apos ficar desempregago. recebi duas parcelas do seguro desemprego e as outras parcelas foram canceladas. se eu der baixa na mei , posso tentar entrar com recurso e voltar a receber as outras parcelas que faltaram? pois nÃo tive lucro nenhum com a empresa e preciso do seguro para garantir o meu sustento. por favor me ajudem com essa situaÇÃo!!!!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 06:54

Danilo Rafael

Não, pois o governo tem entendimento que você é um empresário, por isto vive da receita desta empresa. O recurso é somente para empregados em regime CLT sem fonte de renda.

Mesmo que sua empresa esteja parada consta o CNPJ como ativo.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Alex Reis

Alex Reis

Bronze DIVISÃO 2, Marceneiro
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 22:11

Boa noite alguém pode me ajudar com uma duvida. Tenho o cnpj pelo mei faz uns três meses e emiti uma nota fiscal ate hoje
Trabalho registrado e vou ser mandado embora queria saber oque devo fazer para receber o seguro desemprego?

Alex Reis

Alex Reis

Bronze DIVISÃO 2, Marceneiro
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 23:01

Obrigado kely Lioi. Mas ai vem a duvida tenho um amigo meu q trabalhava registrado e abriu um cnpj e tava registrado pelo cnpj e recolhia inss, pois fazia um ano ai ele foi mandado embora e deu entrada no seguro e esta recebendo todas as parcelas. E agora oque aconteceu? Uns fala q não recebe mas ele ta recebendo normal

FABRICIO SILVA

Fabricio Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 23:36

Alex, a empresa desse seu amigo era MEI? Tenho um amigo que passou pela mesma situação que você e não recebeu o seguro por ser MEI, mas recebeu o PIS. Como também conheço pessoas que tem empresa, não pelo MEI, e trabalhou de carteira assinada e recebeu o seguro. Talvez o impedimento para receber o seguro desemprego seja somente para o MEI.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 07:29

Quando cruzarem as informações podem solicitar a devolução do dinheiro pago pelo seguro-desemprego.

Quem é empresário de qualquer modalidade não tem direito a receber seguro-desemprego.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
camille veloso

Camille Veloso

Bronze DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 19:21

Boa noite,
Procurei nas perguntas anteriores mas não obtive resposta. Fui demitida e gostaria de dar entrada no auxílio desemprego, mas sou MEI. Minha dúvida é: se eu der baixa no meu CNPJ consigo dar entrada no auxílio?

Grata desde já!

Eduardo Boa

Eduardo Boa

Iniciante DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 20:53

Boa noite

Sou Eduardo, trabalho com auditoria em um hotel, sou registrado mas tenho o MEI aberto, caso eles por aventura me mandasse embora do serviço no qual sou registrado e na mesma hora cancelasse meu CNPJ e eu poderia dar entrada no seguro desemprego?

Grato.

Eduardo.

Aline Fabiana de Carvalho Müller

Aline Fabiana de Carvalho Müller

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 19:34

Boa noite. também tenho uma dúvida sobre MEI:

Fui demitida da empresa onde trabalhava no mês de junho, dei entrada no seguro desemorego no final do mes de julho. Porem, fiz minha inscrição no MEI no começo do mes de agosto. Pergunta: terei direito a receber o seguro de pelo menos uma parcela, uma vez que dei entrada antes da inscrição no MEI? .. Caso não, se eu der baixa em minha inscrição no MEI, ainda dentro do mes de agosto, terei direito a obter o auxilio do seguro desemprego?

Aline Fabiana de C. Müller
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 07:55

Camille Veloso

Não consegue, empresários (independente da modalidade) não tem direito ao seguro-desemprego.

Aline Fabiana de Carvalho Müller

Não, esse direito é somente concedido a quem não tem renda, se consta um cnpj em seu nome, mesmo que a empresa esteja sem movimento, entende-se que existe uma fonte de renda extra perante os olhos da previdência.

Eduardo Boa

Mesmo caso da Aline.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:47

bom dia a todos

o seguro desemprego é um auxilio do governo para o cidadão ate que ele arrume um novo empregos,tanto é que,se uma pessoa tem direito a cinco parcelas e recebeu tres,no momento em que ela é registrada o auxilio é cancelado.
MEI subentende-se que tem uma outra fonte de renda alem do emprego,e nesse caso nao sao beneficiados!
alem disso as regras para receber o seguro desemprego hoje mudaram!

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Maikon Muderno Santos

Maikon Muderno Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 15:39

Boa tarde,

Recentemente soube que serei demitido em alguns dias, possuo um MEI, e dia 20/10/2015 dei baixa nele para receber o seguro, minha dúvida é, posso dar entrada no seguro se tiver dado baixa no MEI a pouco tempo? por exemplo a 15 dias após a baixa no portal do empreendedor eu dar entrada no pedido de seguro desemprego. Outra dúvida, o fato da empresa ter sido baixada só no portal do empreendedor e para RF constar com extinto o CNPJ, e na JUCEB constar com "REGISTRO ATIVO" impedirá o processo do SD?

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 19:35

Boa noite Maikon,

Não sabemos quanto tempo os órgãos demoram para fazer estas comunicações internas. Mas se negarem, você pode levar os documentos que comprovem a baixa. Baixe também na JUCEB.

Abraço.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2015 | 10:42

Maikon Muderno Santos

O beneficio é somente para quem não tem fonte de renda, quando se constitui uma empresa em seu nome se perde todos beneficios, pois passa a ser empregador e não empregado.

Geralmente a Caixa manda uma notificação para a pessoa comparecer na agência bancária e devolver o dinheiro.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Maikon Muderno Santos

Maikon Muderno Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2015 | 10:54

Mas no meu caso, já não possuo mais a empresa, se para a Receita Federal ela está como baixada. O receio é que aleguem a questão do pequeno intervalo de tempo entre a baixa e a solicitação do SD. Podem cancelar ou pedir restituição dos valores devido a esse curto intervalo de tempo?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2015 | 11:17

Se ela consta como baixada creio que não haverá problemas.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.