x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 201

acessos 252.029

Divergencia GFIP X GPS

Mayara Oliveira

Mayara Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 12:38

Pessoal, fiz uma pesquisa no e-Cac e no relatório da RFB consta: Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS):

Competência FPAS Situação Rubrica Valor
09/2015 515 FGP Previdência 0,00
515 FGP Outras Entidades 116,47

Não entendo o que foi feito de errado que gerou essa divergência... Gerei tudo pelo SEFIP, onde o valor de outras entidades R$ 116,47.

Alguém pode me ajudar por favor?

Obrigada,

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 13:35

Olá Mayara Oliveira
Boa tarde,

Tudo indica que o valor de outras entidades não foi recolhido.
Conferiu?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 14:06

Mayara Oliveira,

Veja se na hora do pagamento não foi informado o valor total da GPS (campo 11), no campo 6, deixando em branco o campo 9.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 15:17

Mayara se sua Empresa recolhe terceiros os valores devem ser separados na GPS.

Valor principal x,xx
Terceiros x,xx
Total x,xx

Está desta forma?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
JONATHAS

Jonathas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2015 | 18:09

Prezados, boa tarde!

Cliente está com mesmo problema de divergencia GFIP X GPS, e reconhece o não recolhimento das guias. Gostaria de saber, como faço para poder gerar tais guias para meu cliente? Uma vez que quando acesso o site da RFB pedem o número do IP, mas este cliente não foi notificado, através de consulta pelo e-cac que constatamos estas divergências.

Obs.: Tais SEFIP's foram geradas em exercícios anteriores por outros profissionais contábeis.

Att,

Jonathas

FABIO SILVEIRA

Fabio Silveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2015 | 10:44

Boa tarde.

Estou com um caso aqui que a empresa estaca recolhendo o INSS como simples desde 08/2011, mas a empresa nunca foi SIMPLES.

Agora vai ter recolher os 20% do INSS e mais 5,80 de outras entidades ?

Deu um relatório gigante de divergência GFIP X GPS.

Obrigado

SUSANA ANTUNES CAMARGO

Susana Antunes Camargo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Gabinete
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 13:29

Boa tarde estou com um problema bem parecido com os já relatados aqui mas não consegui ver como conseguiram resolver.

O seguinte gerei as gfip de março a junho/15 em atraso, e para o pagamento da GPS ignorei a guia emitida pelo SEFIP e fiz pelo site do INSS, as guias foram pagas com multas como deveria de ser, porém agora preciso gerar uma certidão na RF e está aparecendo como pendência "DIVERGENCIA DE GFIPXGPS" e aparece as competencias 03, 04,05 e 06/15, porém as mesmas já foram pagas, esse relatório complementar de situação fiscal peguei hoje na RF mas não sei agora pra onde devo seguir. Alguém pode me orientar??

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 14:00

Susana Antunes Camargo,

Se as GPS foram pagas, se os dados (identificador/valores/etc) conferem com as respectivas GFIPs ... então talvez tenhas de levar as guias na RFB e solicitar a certidão lá mesmo.

Elisangela Mello Medeiros

Elisangela Mello Medeiros

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 14:07

Boa Tarde Suzana, você deve procurar esse relatório PEDIDO DE RETIFICAÇÃO DE GPS – RETGPS, e fazer as devidas alterações, provavelmente esta diferente da sefip a guia de GPS, por exemplo o valor em outras entidades esta em branco ou valor diferente informado na sefip, corrija conforme a sefip, pegue assinaturas do responsável da empresa, reconheça firma das assinaturas e leve juntos as copias da GPS e SEFP, copia e original, juntamente com o contrato social da empresa.

Se alguém me ajudar posso anexar o relatório aqui com um exemplo, para você se orientar...

Espero ter ajudado

Elisangela
SUSANA ANTUNES CAMARGO

Susana Antunes Camargo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Gabinete
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 18:37

Elizangela e Márcio obrigada pela prontidão e boa vontade vocês

Mas o que está acontecendo é que recolhi a GPS com o codigo de recolhimento 1163 e como contribuinte individual e pelo que li deveria de ter feito com o CNPJ da empresa e com o código 2003, é isso mesmo??

Se for como posso fazer as alterações uma vez que algumas das GPS já foram pagas?

No relatório complementar de situação fiscal que peguei hoje na RF está " comp. 03/15 FPAS 515, Situação OPS, Rubrica Previdencia, Valor 86,68; outras entidades 0,00

isso aparece também nos meses 04, 05 e 06

e pra piorar a situação fiz uma gps com competencia 12/2015 que já foi paga sem precisar pq no mês 12 sobre o pro labore já estava incluso sobre o valor que foi gerado pela SEFIP será que consigo recuperar este valor pago?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 16 janeiro 2016 | 08:56

Susana Antunes Camargo,

Se esse contribuinte individual foi remunerado por uma empresa, ela deve informá-lo na GFIP, retendo o INSS dele, e recolher numa GPS com os dados dela.

Aqui tem um Pedido de Retificação de GPS, só não sei se a Receita Federal vai aceitar a alteração de um nº do PIS/NIS para um CNPJ, pois no Pedido só fala em troca de CNPJ/CEI, confirme com eles: clique aqui.

Se não conseguir, o jeito será pagar de novo, no código/identificador corretos, e solicitar a restituição das guias incorretas.

SUSANA ANTUNES CAMARGO

Susana Antunes Camargo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Gabinete
há 8 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 14:39

Obrigada Márcio,

conversei com meu cliente e ele prefere pagar novamente os atrasados, dai fiz as guias com o código 2003, CNPJ da empresa e a data de vencimento para hoje (18/01) pagando hoje quando será que entra no sistema na RF, é que preciso de uma certidão.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 14:51

Susana, disponha. Acho que é a melhor alternativa mesmo.

Se existe pressa para obter a CND, o jeito é ir até a RFB levando as guias pagas e solicitar na hora, ou ficar monitorando pelo site.

Página 3 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.