x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 201

acessos 252.001

Divergencia GFIP X GPS

Elisabete Sales de Morais

Elisabete Sales de Morais

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 10:58

Bom dia a todos.

Estou com o mesmo problema da primeira pergunta "divergência de GFIP c GPS (valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)
13/2015 fpas 507 Previdência 44,42, outras 0,00.

Confronto a GPS paga com o comprovante de declaração a previdência o valor esta correto.

Alguns falaram de enviar nova sefip modalidade 9. Como faço esta modalidade 9? No meu sistema de folha de pagamento não tem este opção.

Outra dúvida, não consigo tirar extrato do Simples Nacional, vocês acham que pode estar relacionado a esta divergência?

Desde já agradeço.

Elisabete

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 11:05

Elisabete Sales de Morais

A GFIP vc vai reenviar da mesma forma como foi a anterior, porém irá alocar todos na modalidade 9.

Essa pendencia impede a geração das Certidões de débitos sim, mas o extrato do Simples acho que não...

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 11:37

Elisabete Sales de Morais,

Bom dia. Além do valor, o código de recolhimento, a competência e o identificador, constantes no comprovante de pagamento, também conferem com a GFIP? Pode acontecer de na hora do pagamento ser digitado um algarismo errado e o sistema da Receita não reconhecer o pagamento.

Quanto ao extrato do Simples Nacional, não tem relação com GFIP/GPS. No "PGDAS-D", depois de logar a empresa, clique em "Consultar Extrato"...

Elisabete Sales de Morais

Elisabete Sales de Morais

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 12:19

Obrigada.

Caso eu decida pagar este valor por comodidade.

Onde devo emitir a GPS? Ao emitir a GPS, o outras que esta zerado também sai da divergência?
Desculpem minha falta de experiência, talvez isto seja óbvio mas eu não sei como proceder.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 13:25

Elisabete, pelo que citastes, a divergência está só no "campo 6" da GPS. Não tem pendência no "campo 9", senão não aparecia zerado. Se fizeres uma nova GPS corretamente, tudo deverá se resolver ...

Wesley

Wesley

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 10:48

Amigos,

Estou tentando regularizar uma situação e gostaria da ajuda de vocês, segue meu problema:

- A guia do INSS emitida pelo SEFIP foi informado o código FPAS nº 507 sendo que o codigo correto deveria ser 515, agora esta aparecendo um divergencia de GFIP x GPS (valor declarado menos a recolhimedo, por rubrica e FPAS)

Como faco para resolver por favor!!

Francisco Luiz

Francisco Luiz

Bronze DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 11:32

Olá Wesley,

Você deverá acessar o SEFIP e no cadastro da empresa colocar o código FPAS 507, em seguida deverá clicar na aba movimento colocar o mês em que houve o equivoco.
O próximo passo será colocar o código de recolhimento 115 e em informações anteriores marcar a opção "Pedido de exclusão das informações anteriores"e executar.

Se você já enviou o arquivo SEFIP com o código correto, não precisa envia-lo novamente. Só observar se o valor declarado pelo código 515 foi pago corretamente.

FILIPE LARA ROCHA

Filipe Lara Rocha

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Civil
há 7 anos Quinta-Feira | 21 abril 2016 | 16:26

Olá pessoal,

Gostaria da ajuda de vocês.

O caso é o seguinte:

Regularização por AFERIÇÃO de OBRA PESSOA FÍSICA (CEI /6)
Contratou duas empresas (empreitada parcial)
Recolheu GPS 2631 no CNPJ das empresas
Recolheu GPS 2208 no CEI /6

Quando fui dar entrada na DISO, apareceu as seguintes pendencias:

COMPETENCIA 07/2015

VL. RECOLHIDO 0,00

VL. DEVIDO/RETIDO 0,00

REMUNERAÇÃO RECOLHIDA 4008,86

TIPO GFIP

JUSTIFICATIVA VALORES ZERADOS


A GFIP foi enviada assim:

COD. REC.: 150
COD. GPS: 2100
FPAS: 507
OUTRAS ENT:
SIMPLES: 1
RAT: 3,0
FAP 1,00
RAT AJUSTADO: 3,00


E foram pagas 4 GPS 2631 com CNPJ da empresa totalizando o valor informado na GFIP no campo RETENÇÃO.

As GPS 2208 aparecem normal sem pendencias. Só estão com pendencias as que foram recolhidas no 2631.

O que acham que deve ser feito?!

Obrigado.

MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 09:35

Bom dia, pessoal!

Se alguém puder me ajudar, agradeço, pois não encontrei situação semelhante nos históricos acima. Estou com uma empresa com a seguinte situação: foi informada uma GFIP de 05/2015 com apenas pro-labore, em seguida ela foi retificada e incluíram um funcionário. Porém, a antiga contabilidade emitiu duas GPS em datas diferentes, uma com o INSS do pro-labore e logo após uma com o INSS do funcionário (que foi paga antes da GPS do pro-labore), elas foram pagas em datas bem diferentes uma da outra e antes do vencimento. Ao consultar o E-cac agora, o valor do INSS do funcionário dessa competência consta em aberto e no site da Receita constam as duas guias pagas na mesma competência. Não ficaram valores sem pagar, apenas foram pagos separadamente. Como fazer para dar baixa nesse valor que aparece no E-cac?

Jéssica Finsterbusch Eleuterio

Jéssica Finsterbusch Eleuterio

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 11:48

Marcia, bom dia

tens que verificar o porquê de ter ficado separado.
Normalmente, quando são pagas guias distintas, mas com as mesmas informações, o valor é totalmente baixado, não é necessário fazer ajuste.

Verifica se as duas GPS tem os mesmos dados, como código de recolhimento, competência, CNPJ, etc.
Também verifique se a SEFIP foi reinformada corretamente.

Acredito que haja alguma divergência de informações, por isso a baixa da pendência não foi feita.

Jéssica Finsterbusch Eleuterio
Analista de Recursos Humanos
Joinville/SC
MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 13:38

Boa tarde, Jéssica.

As Guias tem as mesmas informações, mudando apenas o número do Documento. A guia em relação ao salário do funcionário foi paga dia 03/06/2015 e a guia referente ao pro-labore foi paga em 26/06/2015 (atraso). A empresa veio para nossa contabilidade esse mês, e não tem informações sobre as transmissões anteriores. O código de recolhimento, CNPJ, competência é o mesmo, acredito que o fato de terem gerado duas SEFIPS e não retificado a guia anterior que tinha apenas pro-labore pode ter dado essa divergência, porém as duas foram pagas.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 16:47

em 03.2014 Foram entregues 02 Gfips exatamente iguais de uma empresa, a primeira estava com a tabela de inss desatualizada, foi atualizada a tabela e transmitida novamente e efetuado os recolhimentos .

- Agora a RFB apresenta divergência,

- Pergunto: Devo pedir exclusão de informações anteriores e efetuar a transmissão de uma nova GFIP ?


tenho receio de pedir a exclusão e aumentar o problema, receber multa etc etc.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 14:44

Ola Vania

antes de mais nada quero dizer que acabei de transmitir uma nova GFIP , igual, na esperança de substituir as anteriores e resolver o problema

no Relatorio consta
Divergencia Gfip x Gps
Situação OPS
previdencia , valor X

eu apurei que a diferença apontada é que na 1a. GFIP a liquota descontada do funcionario foi de 11% e na segunda (a correta) foi de 9% a qual fizemos os recolhimentos.

mas a RFB considerou a primeira entrega.

Ale

Ale

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 10:08

Bom dia, colegas. Aconteceu comigo o caso o valor da GPS foi recolhido a maior que o informado pela Gfip, e mesmo assim estou com este apontamento na Receita Federal. Ja aconteceu este caso com mais alguém?

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 11:05

em 03.2014 Foram entregues 02 Gfips exatamente iguais de uma empresa, a primeira estava com a tabela de inss desatualizada, foi atualizada a tabela e transmitida novamente e efetuado os recolhimentos .

- Agora a RFB apresenta divergência,

- Pergunto: Devo pedir exclusão de informações anteriores e efetuar a transmissão de uma nova GFIP ?


tenho receio de pedir a exclusão e aumentar o problema, receber multa etc etc.



solucionado entregando uma nova GFIP com os mesmos dados...

Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 10:52

Prezados, Bom Dia

Preciso encarecidamente da ajuda de vocês:

Existem empresas aqui na contabilidade que pagaram a GPS normalmente em determinados meses, porem consta no site do ECAC em aberto. Como proceder pra dar baixa nessa cobrança indevida?

Desde já agradeço.


Oriento verificar se o pagamento da guia foi feita com os dados corretos: CNPJ, código de recolhimento, competência...
O erro de algum dado no ato do pagamento pode estar gerando esta pendência e, neste caso, será necessária uma retificação dos dados da GPS.

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
Raquel Prado

Raquel Prado

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 11:28

Olá amigos, bom dia!

Fui tirar cnd de uma empresa e deu divergências, fui até a caixa para ver o que estava acontecendo.

Me passaram uma lista de meses com divergências, localizei todas as Sefips anos 2003/20042006 e 2008

Acontece que neste período a empresa não possuía empregados, então recolhia-se somente o INSS do pró-labore,
assim como era feita a informação na sefip. na época cod rec 905

Reenviei as Sefips com a modalidade 9 e cod rec 115

COntinua com a pendência e o pessoal da caixa insiste em dizer que tenho que reenviar com código 905.

eles não aceitam o 115.
E agora??? porque 905 não existe mais no sefip atual né?

Se eu reenviar com a modalidade 1, e cod rec 115 será que terei problemas ???

Grata,


Att,

Raquel Prado
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 13:30

Raquel Prado,

Talvez tenhas de mostrar o Manual da GFIP/SEFIP para o pessoal da CEF.
O item 4, do Capítulo V, trata de "Retificação de GFIP/SEFIP gerada até a versão 7.0 do SEFIP ou apresentada em meio papel".

Nesse item consta que o código "905" foi incorporado pelo "115", e que deve ser utilizada a modalidade "9" nos casos de retificação/confirmação.

Raquel Prado

Raquel Prado

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 13:36

Oi Márcio,

Encontrei este item no manual e até já imprimi.
Vou apresentar as Sefips novamente na caixa e junto a impressão deste item do manual.

Obrigada, depois volto para dizer se deu certo.


Grata.


Att,

Raquel Prado
FERNANDA

Fernanda

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 12:13

Pessoal, estou precisando de ajuda.

Estou com divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS).

Foi informado:

Competência FPAS Situação Rubrica Valor
13/2016 515 FPG Previdência 14.855,77
515 FPG Outras Entidades 2.786,53

Porém foi pago:

13/2016 515 FPG Previdência 14.862,78
515 FPG Outras Entidades 2.786,53

Ou seja, pagamos a mais R$ 7,01, como faço para corrigir isto? por favor, quem souber passar o passo a passo agradeço pois é a primeira vez que terei que fazer isso.

Desde já agradeço à atenção.

Página 4 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.