x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 201

acessos 252.068

Divergencia GFIP X GPS

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 13:46

Fernanda boa tarde!

Aconselho agendar na RFB, levando as guias e comprovante de pagamento para ser esclarecido o motivo da divergência ou ser baixadas ok.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 13:48

Fernanda, então provavelmente houve erro na hora de digitar os dados da guia para pagamento, ocasionando que a RFB não reconheça a quitação da guia.

Ter pago a maior não é o problema, a RFB fica "quietinha" com relação a isso.

Tens de verificar se os dados (Código de Pagamento/Competência/Identificador) na GPS estão corretos. E se batem com os mesmos dados da quitação.

Jessica

Jessica

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 14:39

Fernanda, sobre a guia de pagamento pode ser que o erro não seja no valor mas sim nos dados, pode acontecer de digitar um "0" a menos no CNPJ, competência diferente, se pagar em banco pode acontecer de ter feito um agendamento ao invés de pagamento e por ai vai... Mas se esta tudo certinho marca um horário na RFB para "revisão de GFIP", que la é certeza que tem que resolver.

Jakeline Rodrigues da Silva

Jakeline Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 17:18

Pessoal, Boa Tarde

Peguei um condomínio aqui na contabilidade, onde o responsável me apresentou a pouco uma intimação da receita federal, onde relatava que o mesmo estaria devendo uma quantia em torno de 4.000 reais por divergência de gfip x gps, onde as GFIPS retificadora deveria ser transmitida e o valor pago. Fiz uma pesquisa na situação fiscal junto ao ecac e realmente á valores pequenos em um monte de competências de anos anteriores. Pergunta:
1º quem deve fazer essa transmissão, a antiga contabilidade que estava com eles ou eu?
2º Se for eu, como faço isso?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 17:24

Jakeline Rodrigues da Silva boa tarde!

Você pode gerar todas as diferenças apresentas no e-cac conforme competência, código de recolhimento e valor no site clique aqui

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 17:55

Jakeline Rodrigues da Silva

Boa tarde. O "ideal" seria o antigo contador resolver essas pendências, já que ocorreram no período em que era o responsável, mas se tens os dados (GFIP e GPS) do período que está sendo cobrado, podes verificar também. Se não tens, aí terá de ser com o antigo contador mesmo.

Divergência GFIPxGPS pode ser GFIP incorreta, falta de pagamento de GPS, pagamento a menor ou com dados incorretos (erro de digitação na hora de autenticar a GPS, pelo banco/lotérica) ...

Jakeline Rodrigues da Silva

Jakeline Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 16 março 2017 | 10:54

Fredson e Marcio,muito obrigado esclareceram minhas duvidas.
Em relação as divergências na própria intimação diz que foi referente a dados incorretos, acarretando um recolhimento menor das GFIPS. Enfim, não tenho nenhuma dessas GFIPS comigo, a antiga contabilidade não me forneceu nenhum tipo de backup ou folha para arquivo ou algo do tipo. A unica coisa que tenho do condomínio são as ultimas 02 folhas, que já é de competência da contabilidade em que atuo, então acredito que não tenho ferramentas para lançar essas pendências.

Não teria nenhuma outra forma do trabalho ser feito por mim ne?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 16 março 2017 | 11:02

Jakeline,

Se a antiga contabilidade não vai fornecer os dados (backups ou arquivos pdf das GFIPs, folhas de pagamento ...), lembrei que a Receita Federal fornece cópias das GFIPs, pelo menos já teve relatos de colegas, aqui no Fórum, que conseguiram ...

Yasmim Serrano

Yasmim Serrano

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 14:58

Boa tarde.
Como proceder no caso de divergências de valor a menor no pagamento da GPS, chegou essa semana um comunicado que ha pendencias
da Gfip competência 06/2012, no site da RFB aparece a guia para pagamento mais não sei só fazer o pagamento da guia resolve, ou se tenho que fazer uma Gfip retificadora, como proceder? se alguém puder me ajudar fico grata.



Att,
Yasmim Serrano.

Yasmim Serrano

Yasmim Serrano

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 17:57

Márcio Padilha Mello, obrigada.
Já foi paga a principio era pra estar tudo correto
não consegui identificar o erro e/ou a diferença que a Receita alega ter. não sei se
são as tabelas que a funcionaria da época pode não ter atualizado, ou na autentificação mecânica, diz
GPS com recolhimento a menor. mas todos os dados dos relatórios x salários da época estão corretos...
e o valor que a Receita diz ter em aberto não bate com a realidade da folha da comp. 06/2012.

Att,
Yasmim Serrano.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 18:04

Yasmim Serrano


O que geralmente ocorre é:

Ter algum dado incorreto, pode acontecer de na hora de digitar o pagamento o atendente tenha feito algum lançamento em campo incorreto, você consegue verificar no Extrato de Contribuições, como está aparecendo a guia para a receita...

Ter sido pago fora da data sem os juros, o sistema separa uma parte do valor como juros, e dai fica uma pendencia, também consegues ver no extrato de contribuições.

Algum código digitado incorreto, número do CNPJ, enfim precisa verificar todos os dados para localizar o possível erro, persistindo a duvida sugiro que se dirija a uma agência da Receita Federal.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 08:36

Yasmim,

Estando a GFIP correta, com as tabelas atualizadas, o "problema" passa para a GPS. Verifique se os dados digitados no momento da autenticação bancária estão de acordo com a guia. Erro no dígito do CNPJ, competência, valor do campo "9" não lançado, são comuns.
Se estiver tudo ok também com a GPS, ou quando não puder identificar erros de autenticação, então não o que fazer a não ser juntar a documentação e levar na RFB.

Daniele Brandão

Daniele Brandão

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 10:43

Bom dia, Pessoal

Preciso de uma luz no fim do tunel, estou fazendo a regularização de algumas empresas, em que falta GFIP, porém já fiz a regularização faltando apenas uma competência que ainda consta pendente, que é referente a uma GPS paga com o código de receita 2909 de um processo trabalhista, gostaria de saber como informo isto para regularizar.

Agradeço imensamente a ajuda.

Atenciosamente
Daniele

" As viagens são como as pessoas, nunca existirá 2 iguais "

Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 16:46

Boa tarde,

Em um relatório do Ecac a empresa está com a seguinte situação em várias competências...

FPAS 515 FPG PREVIDÊNCIA 17,14
OUTRAS ENTIDADES 0,00

Como devo proceder? Lembrando que são vários meses, somente altera o valor da previdência. Se eu somente recolher a guia com essa diferença fica correto? Obrigada!

Yasmim Serrano

Yasmim Serrano

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 16:52

Boa tarde.

Referente as minhas duvidas anteriores...
o responsável foi verificar na RFB, e na época informaram no com código errado
ao invés de 115 foi com 608, acabou alterando os valores... (Esse funcionario é dirigente sindical, foi chamado para exercer atividades aqui no sindicato, ai lá na empresa onde ele trabalhava informaram código 608 e aqui 115... ^^) eu fiquei perdida pois só me informaram que tenho RETIFICAR, não sei nem por onde)
preciso retificar esse erro, para pagar somente o valor da diferença, juros e multa da GPS
se alguém puder me auxiliar agradeço muito.

Att,
Yasmim Serrano.

Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 17:42

Com relação a minha pergunta anterior:


O GPS foi pago corretamente, a GFIP que foi enviada de maneira errada, eu posso somente repassar a GFIP, com isso ela irá bater com o valor do GPS?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 09:44

Fabiana

Se a GFIP está errada e a GPS certa, então tens de retificar e enviar a declaração.


Yasmim Serrano,

Retifique a GFIP, enviando uma nova com os dados corretos, descarte a GPS gerada, e faça uma avulsa só com a diferença a recolher (mais encargos por atraso).

Yasmim Serrano

Yasmim Serrano

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 10:05

Márcio Padilha Mello,

Só fiquei na duvida quanto a Retificar a Gfip.
o funcionário é diretor sindicato e foi requisitado de uma empresa a qual esta errou ao informar este código 608.
na nossa informação aqui do sindicato esta correta, o sindicato entrou como tomador de serviços,
quando lançaram esse código, ai gerou uma diferença.

ao meu ver pagando a Guia que aparece no site da RFB, já resolveria. mas eles informaram que tem que retificar...
mas o que vou retificar se as informações prestadas aqui estão corretas...?

Att,
Yasmim Serrano.

Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 10:20

Obrigada Márcio!


Então irei retificar a GFIP, fazendo isso, está dando uma diferença mínima com a guia paga, tipo 0,2 centavos pago a maior na guia, isso tem problema?


Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 16:59

Yasmim Serrano

No Manual da GFIP/SEFIP tem um item informando como deve ser a GFIP do Sindicato. Consulte e veja se o Sindicato procedeu corretamente. Se está tudo certo, não teria o que retificar.

Fabiana

O que é pago "a mais", não tem problema!

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 09:47

Bom Dia pessoal, Gostaria de uma ajuda. Reparei que em algumas empresas toda vez que eu recalculava uma gfip para pagar o FGTS mesmo que o INSS tenha sido pago o valor do inss contava como divergencia. (GPS DECLARADA VS RECOLHIDA). Isso em varias empresas. Devo levar tudo para a receita ? Por ultimo foi com uma empresa de serviços advocaticios. Sou nova nesse ramo então estou levando uma "surra" e ficando desesperada rs. Se alguem puder me ajudar eu agradeço muito!

Atenciosamente.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 2 maio 2017 | 09:51

Graciane Alves

Se são FGTS de anos diferentes, tem que cuidar a tabela de INSS que vc usa...

Se são do mesmo ano, geralmente esse erro não ocorre, mas deve sempre verificar se quando retransmite a sefip, o valor dela fecha com o anterior.

Página 5 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.