x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.679

Vale Transporte - Forma errada - ... e agora?

VANDREGESILO CARLOS FERNANDES

Vandregesilo Carlos Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Economista
há 16 anos Quinta-Feira | 10 abril 2008 | 15:15

Olá Pessoal!
Volto aqui, solicitar dos senhores mais uma ajuda!
Já fui orientado da forma correta de se pagar o vale transporte ao funcionário. No entanto, quando o pagamento já tinha sido pago em dinheiro, o que não é o correto, como lançar no livro caixa esse valor, já que consta no extrato do banco? Não lança? Lança-se com outro nome? Existe outra alternativa tendo em vista que o dinheiro saiu e foi depositado na conta do funcionário por vários meses? Em fim, qual melhor solução para esse caso a fim de consertar o erro?
Agradeço mais uma vez desde já!
Vandregésilo

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 12 abril 2008 | 09:03

Bom dia Vander.


Nesse Caso, acredito que você sacou um cheque para efetuar o pagamento em dinheiro correto? Assim sendo, você deve lançar o valor sacado no Banco como reforço de Caixa e no ato do pagamento dos vales aos empregados, debitar o Caixa. Resumido, pelo saque do cheque, debite Caixa e Credite Bancos. Pelo Pagamento dos vales, Debite Despesas com vales transporte e credite Caixa.
Se você escritura apenas o Livro Caixa, pelo saque dos bancos você lança o valor na coluna do Debito e pelo valor entregue ao empregado, lança na coluna do Crédito.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
VANDREGESILO CARLOS FERNANDES

Vandregesilo Carlos Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Economista
há 16 anos Sábado | 12 abril 2008 | 12:17

Olá Luiz José!
Fico muito agradecido por suas orientações! No entanto, a minha preocupação maior, é com o comprovante do Vale para lançamento. Pois, ao constar no extrato do banco, o valor correspondente ao Vale diretamente depositado na conta do funcionário (se tratando do livro caixa) , está caracterizado a saída de dinheiro do caixa. Portanto, se não é correto dar dinheiro como Vale, ao lançar no Livro Caixa a saída como pagamento do Vale, estaria fazendo o lançamento correto, desde que, eu tivesse o comprovante da compra do vale. E por fim, como não tenho o comprovante, mais só o fato ocorrido da entrega do dinheiro, procuro a maneira ou a saída para esse lançamento. Afinal, o dinheiro saiu do caixa/banco!
Assim, mais uma vez, após ser analizado o meu questionamento, quando houver possibilidade, favor me orientar neste caso.
Obrigado mais uma vez!
Vandregésilo

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 12 abril 2008 | 14:36

Olá Vander.


Entendo sua preocupação, no entanto tenho a lhe dizer o seguinte, a Lei veda o pagamento do vale transporte em dinheiro, mas o fato já foi consumado, não tem como escondê-lo, deve ser assumido o ato tal como foi feito, portanto nesses casos a lei diz que a empresa deve considerar o valor pago como remuneração incidindo INSS, FGTS, IRF e outras contribuições incidentes na remuneração do beneficiado quando for o caso. Porém, este é o meu entendimento, os colegas poderão ter outro, vamos esperar que se manifestem.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.