x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 4.140

Aluguel de Sala para Estoque

Antonio

Antonio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 21:52

Boa noite.
Estou com uma dúvida e gostaria de pedir auxílio aos participantes do Fórum. Uma empresa atacadista de produtos eletrônicos possui um único endereço, sendo este registrado como SIMPLES ESCRITÓRIO, não podendo ocorrer movimentação de mercadorias. Foi feita uma busca prévia na prefeitura do RJ solicitando a inclusão da atividade de varejista também, porém, continuando sem poder movimentar mercadoria no local. A busca prévia foi aprovada. Porém estamos com um problema de onde alocar as mercadorias para revenda. O proprietário da empresa informou que está com uma segunda sala em vista para locação. Porém, estamos com as seguintes dúvidas:

1- é possível alugar uma segunda sala com o mesmo CNPJ, funcionando esta somente como depósito/estoque? Se sim, quais os procedimentos que temos que realizar para aprovação do ponto e registro deste segundo endereço no cnpj?

2- se não, qual a sugestão que vocês nos dariam para depósito da mercadoria (diferente da atual, que está em um depósito terceirizado)?

Obrigado pela ajuda, Antonio.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 11 novembro 2014 | 11:13

Bom dia novamente Antonio,

Esse endereço teria o IPTU como residencial? Se sim, não poderá ter movimentação de mercadorias e pessoas e nem ter estoque no local. Mesmo que coloque como varejista.

É possível sim fazer esse procedimento. Mas será um outro CNPJ. Faça uma alteração contratual, criando uma filial, e exemplifique na clausula de abertura que será usado como Depósito próprio.
Faça uma consulta prévia de local, com a atividade de depósito. Mas antes, verifique se o IPTU do local é comercial. Porém, no CNPJ da filial, irá constar as atividades da matriz. Não é necessário ter Inscrição Estadual, uma vez que não irá ocorrer comercialização com o CNPJ da filial.

Qualquer duvida, é só falar comigo.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

Antonio

Antonio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 22:47

Boa noite, Eric.
Obrigado pela ajuda. Então pelo que entendi, se o iptu for imóvel comercial, eu posso iniciar o procedimento fazendo a busca prévia do local, informando que servirá somente como depósito, sem atendimento a pessoas, etc. Se aprovado, eu faço um instrumento de alteração com a criação da filial, correto? Posso também gerar já em paralelo a DBE com a criação dessa filial? Se sim, eu consigo fazer tudo pela própria JUCERJA ou preciso fazer algo pessoalmente na RFB? Desculpe tanta pergunta, mas como disse sou bem leigo nisso e não tenho muita idéia ainda. Se puder (sem querer ser abusado), me passe certinho os procedimentos que tenho que fazer para essa criação.


Muito obrigado pelo seu auxílio,
Antonio.

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 13 novembro 2014 | 09:46

Exatamente Antonio.

E você pode sim, abrir a filial e tirar o CNPJ junto com o registro do contrato.

Vou tentar te dar um passo a passo:

1º passo - Consulta prévia de local (prefeitura)

- Faça a consulta prévia, conforme explicado anteriormente. A prefeitura possui códigos de atividade próprios para depósito.
Espere o deferimento.

2º passo - Registro do contrato

- Faça o REGIN, no site da JUCERJA(lembrando novamente, que a atividade do CNPJ da filial, será a mesma da matriz). Aprovado, redija uma alteração contratual e coloque a seguinte clausula:

PRIMEIRA: Neste ato os sócios resolvem constituir uma filial, estabelecida à (endereço da filial), que será utilizada como depósito próprio.

Faça o DBE.
Particularmente, ainda não fiz abertura de filial na JUCERJA depois que começaram a utilizar o Requerimento eletrônico. Acredito que tenha que fazer o preenchimento, nesse caso, tente.

Registre a alteração, e fique acompanhando o processo.

3º passo - Inscrição Estadual (no caso da empresa ser comercio)

4º passo - E-rucca

Volte ao site da prefeitura e preencha o E-Rucca. O deferimento chegará por e-mail.

Espero ter ajudado.

Att,

Eric Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.