x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 22

acessos 10.629

NFC-e Rj - Como fazer

Talita da Silva Ramos

Talita da Silva Ramos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 09:56

Bom dia, Amigos


Estou com uma empresa que precisa implantar a NFc-e Aqui no Rio, pois mesmo com vários avisos e tudo mais ela não colocou o ECF no prazo.

Agora ela quer se regularizar, como eu faço para implantar esse novo sistema, não sei por onde começar.


Sei que para emitir a NFC-e precisa da certificação digital, esta empresa tem o certificado da matriz será que serve para a emissão da NFC-e da filial?


Desde já agradeço,

Talita

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 10:00

Talita,bom dia

há muita controversia sobre este tema vamos por etapas :

1)qual o faturamento do seu cliente ultrapassou os R$ 120.000,00 AO ANO?
2)O certificado da matriz pode emitir as notas da filial sim

de mais detalhes sobre o assunto

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Talita da Silva Ramos

Talita da Silva Ramos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 10:13

Olá Luciano , Muito Obrigado pela ajuda

1) O faturamento da empresa ate outubro/2014 foi de : R$ 169.674,00
o faturamento dos últimos 12 meses foi de R$ 201.269,10

A empresa estava obrigada a colocar o ECF desde 2013, mais comprou o ECF mais não entregou a intervenção técnica para cadastro no sefaz, ai essa semana ele foi solicitar a 2ª da intervenção,mais devido essa nova resolução não liberaram a 2ª via da intervenção técnica para cadastro

A empresa é comercio varejista.

Seria essas informações que vc precisa?


Mais uma vez obrigado

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 10:19

Talita,realmente neste caso não há jeito

3. REQUISITOS

3.1. Quais são os requisitos necessários para a emissão da NFC-e?

• Estar com a inscrição estadual regular;

• Desenvolver ou adquirir um software emissor de NFC-e;

• Possuir certificado digital no padrão ICP-Brasil, contendo o CNPJ da empresa;

• Estar credenciado na SEFAZ (permissão para emissão);

• Possuir Código de Segurança do Contribuinte - CSC (token), fornecido pela SEFAZ no ato do credenciamento.

vai ter seguir este passo a passo ja existe um sistema apto a emitir nfc-e para o seu cliente?

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Talita da Silva Ramos

Talita da Silva Ramos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 10:29

Oi Luciano,

3.1. Quais são os requisitos necessários para a emissão da NFC-e?

• Estar com a inscrição estadual regular; Ok esta Ok

• Desenvolver ou adquirir um software emissor de NFC-e; - Bom procurei saber de uma empresa e fui informada que esta aguardando a homologação NO ESTADO ? teria como emitir por um programa gratuito, como o da nfe (DANFE) ?

• Possuir certificado digital no padrão ICP-Brasil, contendo o CNPJ da empresa; Sim Ok

• Estar credenciado na SEFAZ (permissão para emissão); Como faz?

• Possuir Código de Segurança do Contribuinte - CSC (token), fornecido pela SEFAZ no ato do credenciamento. Como faz?


vai ter seguir este passo a passo ja existe um sistema apto a emitir nfc-e para o seu cliente? Não sera que tem um gratuito para emissão igual o da NFe.

Luis M A Silva

Luis M a Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 22:30

Ola Talita, somente complementando o colega Luciano, existe Softwares gratuitos para NFC-e, mas eles não fazem o controle de estoque (para isso seria necessário assinar lá a mensalidade), mas para quem quer apenas emitir a NFC-e, acho que está bom. Não sei se poderia postar os nomes aquí, mas deixo livre para o Administrador editar se for o caso. Os softwares são vários, mas lembro-me de dois: Click free LSI e HABIL NFC-e. Procure no google.

Para o uso precisa fazer o seguinte:

1. Adquirir um certificado digital do tipo A1 ou A3.
O Certificado do tipo A1 assina e baixa direto da internet para o computador. Se precisar instalar em mais maquinas, faz-se o backup do certificado e vai replicando nas outras maquinas. É ideal para quem tem mais de um computador nas lojas. O inconvenitente é que essa maquina vai ficar com o certificado constantemente, portanto CUIDADO com quem vai usá-la. Somente pessoa da sua confiança.
O certificado do tipo A3, é uma especie de Token ou Cartão com CHIP e um dispositivo USB que faça a sua leitura.

2. Solicitar autorização so site da SEFAZ RJ:
http://www6.fazenda.rj.gov.br/projetoCredNFe/
ou
Oculto0" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.fazenda.rj.gov.br

3. Efetuar o cadastro da autorização no sistema adquirido.

Acho que é isso, no mais são detalhes técnicos que o pessoal dos sitemas orientam nas instalações.

Luis

Paola Bispo dos Santos

Paola Bispo dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 07:36

Bom dia!
Estou com uma dúvida referente a NFCe, e peço gentilmente que caso alguém saiba, me responder.
Bom, tenho um cliente que está usando a NFCe, já devidamente credenciada e tudo de acordo com a nova obrigatoriedade.
Minha dúvida é a seguinte: este cliente afirma que o escritório, como também tem o certificado digital da empresa instalado, consegue visualizar o valor das vendas, ou seja, nas NFS emitidas, e desse modo, calcular o imposto ( que se trata do Simples Nacional) do mês.
Já procurei em diversos sites, li manuais e não consigo encontrar nada que me auxilie em como e onde consigo visualizar tais notas.
Como é um assunto de certa urgência, agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar em relação a isso.
Obrigada desde já.
Att,
Paola.

LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 09:45

Paola bom dia só se consegue se você tiver uma ferramenta com certificado a1 que vai fazer o download da RFB de todas as notas emitidas contra ele e emitidas por seu cliente

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 15:03

Mariza neste primeiro momento não .mas fique atenta ao calendario de implantação
2.2. Já existe cronograma de implantação da NFC-e no Rio de Janeiro? (Incluída em 3/8/2014)

Sim. As etapas de implantação da NFC-e estão previstas no Anexo II-A da Parte II da Resolução SEFAZ nº 720/14.

Resumidamente são:

I - 08 de agosto de 2014, contribuintes voluntários para emissão em ambiente de testes;

II - 1º de outubro de 2014, contribuintes:

a) voluntários para emissão em ambiente de produção;

b) que, obrigados ao uso de ECF não tenham solicitado autorização de uso de equipamento antes de 1º de outubro de 2014;

III - 1º de julho de 2015, contribuintes que:

a) apuram o ICMS por confronto entre débitos e créditos, ainda que, a partir da referida data, venham a se enquadrar em outro regime de apuração;

b) requererem inscrição estadual, independentemente do regime de apuração a que estejam vinculados;

IV - 1º de janeiro de 2016, contribuintes optantes:

a) pelo Simples Nacional com receita bruta anual auferida no ano-base 2014 superior a R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais);

b) por demais regimes de apuração distintos do regime de confronto entre débitos e créditos, inclusive os previstos no Livro V do RICMS/00, independentemente da receita bruta anual auferida;

V - 1º de julho 2016, contribuintes optantes pelo Simples Nacional com receita bruta anual auferida no ano-base 2014 superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais);

VI - 1º de janeiro 2017, demais contribuintes.

É importante ressaltar que acima consta apenas um resumo do cronograma. A leitura da legislação é imprescindível que se possa compreender plenamente as regras de implemetação da NFC-e no Estado.

FONTE SEFAZ-RJ

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
CAIO FABIO RODRIGUES SILVA

Caio Fabio Rodrigues Silva

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 10:27

Tenho uma duvida, Li no SEFAZ (perguntas e respostas) que não é possível realizar a impressão do NFC-e através da impressora ECF,

"3.11. Posso usar meu equipamento ECF para impressão do DANFE NFC-e? (Alterada em 23/05/14)

A legislação atual não prevê a possibilidade de uso do ECF para emissão do DANFE-NFC-e, sendo permitido somente o uso de impressoras não fiscais, térmicas ou a laser.

3.6. Posso utilizar qualquer tipo de impressora?

Para impressão do DANFE NFC-e, o contribuinte dever utilizar impressoras não fiscais, térmicas ou a laser. O DANFE NFC-e não pode ser emitido em impressora matricial."

Fonte: Oculto000&datasource=UCMServer%23dDocName%3AWCC226501&_adf.ctrl-state=pe9c84hqs_9" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.fazenda.rj.gov.br

Porem, recentemente no meu bairro já me deparei com NFC-e impresso na fita ECF, inclusive tenho até guardo comigo, já vislumbrei ela também no google, mas minha pergunta é a seguinte:

Pode ou não pode, há possibilidade ou não de imprimir a NFC-e na impressora ECF de fita ou bobina?


soluti

Soluti

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Marketing
há 8 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 13:20

Solução para emissão de NFC-e sem custo de equipamento.
Entre em conformidade com a legislação fiscal!
A LM Informática, desenvolveu opções completas de sistemas para emissão de NFC-e, conheça nossa solução sem custo de aquisição de equipamentos, com seguro contra roubos e avarias.
Consulte nossos vendedores em nosso chat online: http://lminformatica.com.br/

Frederico Marcondes

Frederico Marcondes

Bronze DIVISÃO 5, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 15:43

Vc tem que solicitar descredenciar a ECF e transforma-la em uma impressora não fiscal para utiliza-la no nfc-e.
Achei a lei comentada para facilitar um pouco. Anexo II A Resolucao 720 14 comentada
ou coloca no Google Anexo II A Res 720 14 Comentada.

O certificado A1 tem que renovar td ano igual aos outros dois modelos?

Frederico Marcondes
Silvio Sousa

Silvio Sousa

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2015 | 19:06

O problema da A LM Informática, que desenvolveu opções completas de sistemas para emissão de NFC-e, http://lminformatica.com.br/, tem que ter o Certifica A1 o A 3 nao serve, acho que isso que entendi.

Distak Contabilidade Ltda
Silvio Sousa
Cabo Frio e Rio das Ostras -RJ.
Tel:(22)9252-8080 *(22)3721-0359
https://www.distakcontabilidade.com.br
Email: [email protected]
Não existe um caminho para a felicidade, a " felicidade é o caminho".
Miri

Miri

Bronze DIVISÃO 4
há 7 anos Sexta-Feira | 8 abril 2016 | 22:28

Boa noite!


Pessoal sou do RJ,

Alguém sabe dizer sobre quem já possuía a ECF e quando der algum problema, se pode realizar intervenção técnica ou é obrigatorio aderir a nfce?

Estou tentando buscar resposta no site da sefaz mais não acho.


Se alguém passou pela situação ou souber alguma resposta sobre ficarei grata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.