x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 1.260

Nota Fiscal Eletronica

Dayane Eugenio

Dayane Eugenio

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 09:34

Bom dia, preciso emitir uma nota fiscal de remessa para enviar algumas máquinas para outro estado, sendo que essas máquinas não irão retornar para a empresa alguém sabe me falar qual CFOP que posso utilizar? Como essas máquinas irão para outro estado (sai de São Paulo e vai para Alagoas) precisa recolher algum tipo de imposto sendo que a empresa que está emitindo a nota é Simples Nacional e quem vai receber em Alagoas é Lucro Presumido?
E no campo "Informações Complementares" preciso discriminar alguma coisa?

Desde já agradeço!

JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 18 novembro 2014 | 09:11

Prezada Dayane, bom dia.

Qual o tipo de operação? Porque a s máquinas não retornarão? Explique melhor um pouco a operação para que possa ajudar melhor.

Atenciosamente,

Dayane Eugenio

Dayane Eugenio

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 11:51

Bom dia Julio, na verdade minha cliente vai estar abrindo uma filial am AL porém não abriu ainda e precisa das máquinas para começar a trabalhar, sendo assim vai estar mandando essas maquinas para AL mas vai ficar num pátio de outra empresa amigo dela que disponibilizou o local até ela arrumar um lugar.

JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Sábado | 22 novembro 2014 | 00:13

Prezada Dayane, boa noite.

Primeiramente para deixar claro, as máquinas de fato só deve ir e sua cliente começar as atividades no momento da constituição da filial.

Caso a empresa que vai receber o bem tenha atividade de depósito, você pode remeter o bem para o depósito com o CFOP 6.905.

Para quebrar um galho, existe uma operação com o CFOP 6.554 - Remessa de bem do ativo imobilizado para uso fora do estabelecimento. Porém existe entendimentos que essa operação não pode ser emitida contra o CNPJ de terceiros. Eu entendo que sim.

Outra coisa para se observar nesta operação, é que se você esta remetendo este ativo para uso fora do estabelecimento, é muito bom que exista uma atividade que justifique, caso contrário, pode levantar suspeita em uma fiscalização, vamos supor que a empresa do seu cliente seja um supermercado e você queira adiantar os balcões de frio para uma filial ainda não constituída, que lógica existe em remeter um bem para uso fora do estabelecimento?

Em último caso, que muita gente utilizaria, era outra saídas com CFOP 6.949 - simples remessa, que sinceramente não gosto muito, por parecer muito comum.

Quanto a incidência de algum imposto, é preciso consultar a sefaz estadual de destino para saber.

Espero ter ajudado, persistindo alguma dúvida, por favor, volte a postar.

Atenciosamente,

Dayane Eugenio

Dayane Eugenio

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 09:16

Muito Obrigado Julio Cesar pela sua explicação, neste caso estou utilizando o CFOP 6949 porém no campo "Natureza da Venda" estou colocando Remessa em Comodato já que esta indo para CNPJ diferente, a empresa para onde vai as máquinas Julio trabalha em parceria com minha cliente (as duas empresas trabalham juntas, contratam funcionários, fazem os serviço e no final de cada mês faz o levantamento de despesas e dividem o lucro 50% para cada uma), porém cada uma tem seu ativo por isso minha cliente não quer que faça uma de remessa no nome da outra empresa parceira e sim no nome da empresa dela porém indo para o espaço da outra, sendo assim está correta as informações que estou colocando?
Desde já agradeço!

JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 09:54

Prezada Dayane, bom dia.

O comodato é uma boa opção. De acordo com o Art. 579 do código civil, o comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis, ou seja, não podem ser substituídas. Mas deve haver um contrato entre as partes e a nota fiscal deve ser emitida para o outro CNPJ utilizando o CFOP 6.908.

Esta operação é a mais sensata.

Atenciosamente,

Helo

Helo

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 14:07

Boa tarde...
Tenho uma Empresa que vai fabricar alimentos para animais e vender... nas notas de Compras tem produtos com ST, pergunto essa minha empresa tem que ter NF Eletrônica? ela vai fabricar e vender, como proceder nesse caso? e enquanto o enquadramento dela no Simples nacional como fica?


aguardo

Helo

Helo

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 08:58

Essa minha Empresa que tem a Atividade 1066000 (Fabricação de Alimentos de animais) venderá para consumidor Final tipo coleira etc... Precisa colocar ECF?


obrigado pela atenção

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.