x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 29

acessos 8.268

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 14 abril 2008 | 11:04

Tenho uma empresa que comprou granitos para banheiro no nome da empresa, só que esses granitos foram para casa do sócio da empresa.
Qual o procedimento correto com essa nota fiscal, lançar em imobilizado mesmo ou como?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 14 abril 2008 | 13:45

Karin

Como a NF saiu em nome da Empresa e se dono da empresa aceitar, voce pode ate lançar como imobilizado(não é moralmente correto). Dificilmente o fisco detecterá que o bem foi para casa do dono da empresa.

O correto seria a empresa refaturar para quem de direito.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Segunda-Feira | 14 abril 2008 | 16:08

Karin, qual o valor total da nf dos granitos?

Dependendo do valor , se ele nao ultrapassar o limite para imobilizar no caso R$ 326,00 conforme norma IRPJ, voce nao precisara imobliza-lo, sendo assim, podera lança-lo como despesa tipo "manutençao e reparos".

Deste modo, reforçando as palavras do nosso amigo Messias, ficara praticamente impossivel o fisco pegar isto.


Georgito

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 14 abril 2008 | 16:28

Não, a NF é no valor de 1.860,00.
Alias, descobri que contruiram uma casa todinha no nome da empresa....rsrs
a gente é obrigada a rir pra não chorar!!
obrigada pessoal

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 07:33

Depende

Como esta sendo feita a compra desta ambulancia? A vista? a Prazo? se for a prazo em quantas vezes ? A compra esta sendo feito dentro do estado ou fora do estado ?

Preciso que me passe detalhadamente os dados da compras inclusive os da nota fiscal ( valores que estao destacados nela).



Georgito

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 10:27

KARIN,
Essa conta Bens duráveis de pequeno valor, seria a mesma que bens de natureza permanente ou é melhor criar uma igual a sua para lançar bens de valores pequenos, como um rack que custou 236,00? o q vc acha?

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 10:36

Gisele, não sou expert no assunto mas cada um tem um entender diferente....acho até que as duas contas são a mesma coisa, veja bem...bens de natureza permanente....um rack? permanente tbm não eh.....é durável, mas nao para sempre... não sei, eu lançaria em bens duraveis de pequeno valor, mas acredito que se vc lançar nessa conta tbm não está errado.

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 11:50

Karin, acho que voce esta confundindo.

Apesar do bem nao superar o valor minimo para imobilizar, ele podera criar uma conta no ativo fixo do jeito que ele discriminou.

Mas acho que ele poderia melhorar um pouco a descriçao, como "BENS ABAIXO DO LIMITE DO IMOBILIZADO" .

Edmilson, só que vc devera criar um SUB GRUPO dentro do ativo permanente, nao podera simplesmente criar esta conta junto com os imobilizados normais ok ?

Agora, se ele nao quiser imobilizar, ai sim, ele podera criar uma conta no resultado (despesa).


Georgito

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 11:58

Georgito
Como vc mesmo disse, acima de 326,00 é ativo imobilizado, como nao sei o que é que ele esta comprando, acho melhor lançar nessa conta de resultado, para evitar confusões.
Cada pessoa tem um entendimento diferente e essa é a minha opinião.

Alessy Silva

Alessy Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 13:47

Compra de uma Ambulancia 95/96 (Como faço a contabilização)
O pagamento é a vista
Esta sendo feita dentro do estado

Nao tem NF, esta sendo comprado de uma outra empresa.


Alessy

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 14:01

D- Depreciação (Resultado)
C- Depreciação acumulada veículos (Ativo)

20% ao ano
lançar mensalmente

Ex: valor ambulancia 25.000,00
Depreciação ano: 5.000,00 / 365 dias e multiplica pela qtdade de dias do mes
Mês 30 dias: 410,96
Mês 31 dias: 424,66

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 14:43

Alessy , pense da seguinte forma.

Quando a empresa que vendeu a ambulancia para voce comprou este veiculo ela pagou 33.000,00 ?

Com certeza nao!

Vamos supor que eles compraram a ambulancia por 50.000,00 e esta vendendo para voce por 33.000,00, isto quer dizer que ja houve um desgaste deste veiculo pela variaçao do preço.

Entao, começe a depreciar normalmente este veiculo, pois se voce comprou ela por 33.000,00 é porque com certeza ela vale 33.000,00

abraços.


Georgito

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 16:30

Caros, a fim de contribuir com vossa interações, vide material sobre ativo imobilizado, cujas considerações são de suma importância.

DO CONCEITO
O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, podendo apresentar-se tanto na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.) como na forma intangível (marcas, patentes, etc.). O Imobilizado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.
São classificados ainda, no Imobilizado, os recursos aplicados ou já destinados à aquisição de bens de natureza tangível ou intangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, importações em andamento, etc.
Ressalte-se que as inversões realizadas em bens de caráter permanente, mas não destinadas ao uso nas operações, deverão ser classificadas no grupo de investimentos, enquanto não definida sua destinação.

DA CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL DAS CONTAS DO ATIVO IMOBILIZADO
As contas no grupo Imobilizado devem ser segregadas por espécie de ativo, segundo a sua natureza, para que possa ter o controle do custo e da depreciação, amortização ou exaustão relativo a cada bem.
Em função dessas necessidades é que cada empresa deve elaborar seu plano de contas, segregando o Imobilizado da seguinte forma:
a) Imobilizado em operação, que são todos os bens já em utilização na atividade objeto da sociedade;
b) Imobilizado em andamento, que são classificadas todas as aplicações de recursos de imobilizações, mas que ainda não estão operando.
Quando a empresa tiver filiais ou diversas fábricas e mesmo que a contabilidade seja centralizada, deverá segregar as contas por estabelecimentos, para efeitos de controle e apropriação da depreciação, amortização ou exaustão para fins de custeio.

DO IMOBILIZADO EM OPERAÇÃO

3.1 - Terrenos
Nesta conta são registrados os valores relativos aos terrenos de propriedade da empresa e que são utilizados em suas operações, tais como: terrenos onde se localizam a fábrica, a administração, as filiais, os depósitos. Os terrenos sem uma destinação específica devem ser classificados no grupo investimentos.

3.2 - Edificações
Abrange os edifícios que estão em operação, os imóveis ocupados pela administração, fábrica, depósitos, filiais de propriedade da empresa.
Não devem ser incluídos nessa conta os valores relativos às instalações elétricas, hidráulicas, etc., que fazem parte da conta instalações.

3.3 - Instalações
Nessa conta são registrados os equipamentos, materiais e custos de implantação, relativos a instalações hidráulicas, sanitárias, de vapor, de ar-comprimido, de comunicações, de climatização, etc., com a característica de serviços indiretos e auxiliares ao processo produtivo da empresa, que apesar de fazerem parte dos edifícios, devem ser segregadas, uma vez que a sua vida útil e a depreciação são diferentes.

3.4 - Máquinas e Equipamentos
Engloba o conjunto de máquinas, aparelhos e equipamentos utilizados no processo de produção de bens ou serviços da empresa, ou seja, não são auxiliares, mas diretamente utilizados como base para a realização da atividade da empresa.

3.4.1 - Equipamentos de Processamento de Dados
Incluem-se nessa conta as unidades centrais de processamento, as unidades periféricas, bem como as impressoras e terminais.
No caso dos programas e aplicativos ("software") adquiridos ou desenvolvidos pela empresa, devem ser apropriados ao resultado se o seu valor não for relevante. No entanto, nos casos de grandes sistemas, envolvendo valores significativos, devem ser registrados no Ativo Diferido e amortizado em função dos períodos a serem beneficiados.

3.5 - Móveis e Utensílios
Essa conta engloba os valores relativos às mesas, cadeiras, arquivos, máquinas de calcular, máquinas de escrever, etc., que tenham vida útil superior a 1 (um) ano.

3.6 - Veículos
Classificam-se nessa conta todos os veículos de propriedade da empresa, utilizados pelo pessoal do departamento administrativo, de vendas, ou de transporte. Os veículos utilizados no processo produtivo, tais como empilhadeiras, tratores e similares, podem ser registrados na conta de equipamentos.

3.7 - Ferramentas e Peças de Reposição
As ferramentas de uso na empresa, de vida útil superior a 1 (um) ano, podem ser registradas nessa conta. No entanto, é aceitável a prática de lançar diretamente em despesas as ferramentas de pequeno valor unitário, mesmo quando a vida útil seja superior a um ano.
Nessa conta também são registradas as peças de reposição em estoque destinadas à substituição ou manutenção das máquinas, equipamentos, veículos, etc., classificados no Ativo Imobilizado. Essas peças, quando utilizadas, serão contabilizadas como adição ao imobilizado em operação, e o valor das peças substituídas deve ser baixado dessa conta.
Por outro lado, os estoques mantidos pela empresa, representados por material de consumo, ferramentas e peças que serão utilizados no processo produtivo ou utilizados nas operações normais da empresa, devem ser classificados no grupo de Estoques - Almoxarifado, e à medida que são utilizados ou consumidos serão apropriados como custo ou despesa.

3.8 - Marcas e Patentes
Nessa conta são registrados os ativos intangíveis, ou seja, os gastos com registro de marca, nome, invenções próprias ou contratos de uso de marcas e patentes de terceiros.

3.9 - Reflorestamentos e Jazidas
Classificam-se nessa conta custos relativos a projetos de florestamento e reflorestamento de propriedade da empresa, bem como os custos incorridos na obtenção de direitos de exploração de jazidas de minério e pedras preciosas.

3.10 - Benfeitorias em Propriedade de Terceiros
São classificados nessa conta os valores relativos às construções em terrenos arrendados e as instalações e benfeitorias em imóveis alugados, sejam de uso do setor administrativo ou produtivo da empresa, que forem incorporados ao imóvel arrendado, e revertam ao proprietário do imóvel no término do contrato. As benfeitorias serão amortizadas em função da vida útil estimada ou no período de vigência do contrato de locação ou arrendamento, dos dois o menor.

3.11 - Direito de Uso de Linha Telefônica
A aquisição de direito de uso de linha telefônica pode ocorrer através da companhia telefônica ou através de terceiros. No primeiro caso, são emitidas ações a favor do assinante, as quais são classificadas no Ativo Permanente subgrupo Investimentos, quando a empresa tiver a intenção de mantê-las em caráter permanente. Se houver intenção de aliená-las, a empresa deve classificá-las no Ativo Circulante. A diferença entre o valor do depósito obrigatório e o valor das ações é classificada no Imobilizado como "Direito de Uso de Linha Telefônica". No caso de aquisição junto a terceiros, sem o recebimento de ações, o valor da transação é classificado no Imobilizado.

3.12 - Bens do Ativo Imobilizado de Pequeno Valor
A critério da empresa, poderá ser lançado como custo ou despesa operacional o valor de aquisição de bens do Ativo Permanente, cujo prazo de vida útil não ultrapasse 1 (um) ano ou o valor unitário não seja superior a R$ 326,61 (Art. 301 do RIR/1999 e art. 30 da Lei nº 9.249/1995).


DO IMOBILIZADO EM ANDAMENTO

4.1 - Construções em Andamento
Nessa conta são classificados todos os gastos com materiais, mão-de-obra direta e indireta e outros gastos que a empresa incorrer na construção e instalação, até o momento em que os bens entram em operação, quando são reclassificados para as contas específicas do grupo Imobilizado em Operação.

4.2 - Consórcios
São classificados nessa conta os adiantamentos por conta de fornecimento de bens, destinados ao Ativo Permanente, por meio de consórcios antes do recebimento dos mesmos. Quando do recebimento do bem, o valor constante dessa conta será transferido para uma conta específica do grupo Imobilizado em Operação. Os reajustes do valor das prestações a pagar, após o recebimento do bem, serão reconhecidos contabilmente, tendo como contrapartida a conta de resultado intitulada Variações Monetárias Passivas.

4.3 - Importações em Andamento
Serão registrados nessa conta todos os gastos incorridos desde a assinatura do contrato de câmbio (tais como: fretes, comissões, seguros, impostos não recuperáveis, tarifas aduaneiras, etc.), até o efetivo desembaraço aduaneiro dos bens importados destinados ao Ativo Permanente.
Quando os bens importados forem desembaraçados, será efetuada a transferência dos valores registrados nessa conta para a conta específica, do grupo Imobilizado em Operação.
As variações cambiais passivas ocorridas até a data do desembaraço aduaneiro serão registradas como custo na conta de Importação em Andamento. A partir da entrada dos bens importados na empresa, devem ser registradas como despesa operacional, mediante obediência ao princípio contábil da competência.

4.4 - Custo de Demolições
Nos casos de aquisição de terreno que possui imóveis a serem demolidos, o custo total da aquisição é atribuído exclusivamente ao terreno.

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO (Vide lei 11638/2007)

A base de avaliação dos bens componentes do Ativo Imobilizado é o seu custo de aquisição, ou seja, todos os gastos relacionados com a aquisição dos bens e os necessários para colocá-lo em local e condições de uso no processo operacional da companhia.
5.1 - Bens Adquiridos
No caso de compra, o custo compreende o preço faturado pelo fornecedor acrescido de todos os gastos necessários para poder efetivar a compra e instalar o bem, tais como: frete, seguro, comissões, desembaraço aduaneiro, custos de instalação e montagem, custos com escritura e outros serviços legais e os impostos pagos, exceto quando ensejarem crédito fiscal.
Os valores relativos a encargos financeiros decorrentes de empréstimos e financiamentos, bem como os juros nas compras a prazo de bens do Ativo Imobilizado, não devem ser incluídos no custo dos bens adquiridos, mas lançados como despesas financeiras no resultado ou no ativo diferido, se em fase de construção.
Ressalte-se que perante a legislação do Imposto de Renda (Parecer Normativo CST nº 02/1979), o Imposto de Transmissão na Aquisição de Imóveis pago pela pessoa jurídica na aquisição de bens do Ativo Permanente poderá, a seu critério, ser registrado como custo de aquisição ou deduzido como despesa operacional. No entanto, para efeitos contábeis, tal procedimento não é válido, uma vez que esse tributo faz parte do valor aplicado na aquisição do bem.

5.2 - Bens Construídos
O custo dos bens construídos corresponde aos gastos por aquisição dos materiais aplicados, o da mão-de-obra e seus encargos e outros custos diretos e indiretos relacionados com a construção, incorridos até a data da colocação dos mesmos em atividade.

5.3 - Bens Recebidos em Doação ou Subvenções Para Investimento
No caso de bens recebidos em doação ou subvenção para investimento, sem ônus para a empresa, devem ser contabilizados pelo preço praticado no mercado, a crédito da conta específica de Reserva de Capital (Art. 182, § 1º, letra "d", da Lei nº 6.404/1976).
As demais doações recebidas pela empresa serão apropriadas ao resultado do período como receita.

5.4 - Bens Incorporados ao Capital
Os bens que forem incorporados ao Patrimônio Líquido da empresa para formação do capital social serão registrados pelo seu valor de avaliação, estabelecido por três peritos ou por empresa especializada e aprovado em assembléia geral (Art. 8º da Lei nº 6.404/1976).

DOS REPAROS, MANUTENÇÕES E SUBSTITUIÇÃO DE PARTES OU PEÇAS
Os gastos incorridos com melhorias, alterações, recuperações e reparos para manter ou recolocar os ativos em condições normais de uso serão agregados à conta que registra o bem no grupo do Ativo Permanente e depreciados conforme prazo de vida útil previsto, sempre que forem de valores relevantes e aumentarem a vida útil originalmente prevista para o bem. Caso contrário, serão lançados como despesas, à medida que os gastos são incorridos.
Perante a legislação do Imposto de Renda pode ser lançado como custo ou despesa operacional o valor de aquisição de bens para o Ativo Permanente, cujo prazo de vida útil não ultrapasse um ano ou o valor unitário seja inferior a R$ 326,61 (trezentos e vinte e seis reais e sessenta e um centavos) (Art. 301 do RIR/1999 e art. 30 da Lei nº 9.249/1995).

DAQUELES BENS OBSOLETOS OU SUCATEADOS
Tratando-se de bens obsoletos, sucateados ou totalmente depreciados, deverão permanecer registrados contabilmente, pois a baixa contábil deve ser concomitante à baixa física do bem, ou seja, com sua efetiva saída do patrimônio da empresa, e o valor de alienação, caso haja valor econômico apurável, servirá para apuração da receita eventual ou do valor efetivo da perda.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Aline Sousa

Aline Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 11:31

tenho que dar entrada e varios (100 ) ativos imobilizador que entraram na empresa a 5 anos atras.

quais as regras de ativo imobilizado?

tem alguma problema devido ao periodo de entrada?

posso fazer entrada de uma só vez?

Gustavo Henrique Vieira

Gustavo Henrique Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Sábado | 16 julho 2011 | 10:11

Bom dia!

Patrícia,

Apesar de se tratar de um leasing, se os benefícios e encargos ficam para a sua empresa, você deve depreciar como um ativo imobilizado normalmente. Os 42 meses são as parcelas do financiamento, certo? Para saber a taxa de depreciação e a quantidade de tempo que o bem irá ser depreciado seria necessário que você nos informasse sobre esse ativo, o que ele seria. Mas de uma forma geral o lançamento da depreciação é o mesmo:

D- Depreciação (CR)
C- Depreciação Acumulada (AC)

Espero ter te ajudado

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 16 julho 2011 | 10:29

Senhores

Há 2 tipos de Leasing: O Financeiro e o Operacional um se faz a depreciação o outro iria diretamente para a despesa. Convem que o senhores leiam a CPC 6.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
PATRICIA BATISTA

Patricia Batista

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 17 julho 2011 | 19:57

Caro Colega Gustavo,Boa noite

Este bem é uma ambulância.
Eu já li algo que quando faz leasing de veiculo a depreciação é pela quantidade de meses do leasing, sendo assim: o leasing é de 42 meses e a vida útil deste veiculo é de 60 meses, dos dois o menor neste caso o leasing.

Agradeço pela colaboração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.