x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.061

Caixa - Valor Alto

Mauro Gomes

Mauro Gomes

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 10:49


Prezados,

Gostaria de uma opinião dos membros, em vários casos alguns clientes não encaminham todas as as despesas ocorridas na sua atividade, outra situação adquirem serviços sem nota fiscal e assim por diante.
Quando fechamos o balanço o saldo em caixa fica com valor irreal (muitas vezes alto), qual o procedimento adotado por vós.


Atenciosamente

Jose Tadeu Carvalho Mancebo Junior

Jose Tadeu Carvalho Mancebo Junior

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 18:02

Boa tarde Mauro!

O saldo da conta Caixa elevado normalmente se dar pela Constituição da empresa com Capital Social elevado que muitas vezes não representa a efetiva entrega do valor a organização pelo sócio ou titular. Isto é, no Contrato Social rege totalmente integralizado, então como o cliente não o faz no Banco, nos resta a opção de Caixa. Isso tenho orientado bastante o cliente explicando o que é o Capital Social que inclusive aparecerá na sua Declaração de Imposto de Renda em Bens. Todavia, existe as vezes a necessidade de apresentar um Patrimônio Líquido acessível para Licitações.

De outra sorte, e por lógica, eliminando a possibilidade acima, só resta a empresa está faturando corretamente com emissão de notas fiscais (muito bem), mas não está apresentando todos os comprovantes de gastos da empresa para dar saída do caixa. E do ponto de vista gerencial, está com saldo elevado de caixa revela péssima gestão financeira de recursos.

Por isso, talvez simplesmente a Distribuição de Lucros pode não ser possível porque a empresa pode está com débitos tributários que impede ou não ter um Lucro contábil para tanto. Assim, o que não tem remédio, remediado está.

Tadeu Mancêbo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.