x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.129

constituição de empresa

SILVIA RODRIGUES FREITAS

Silvia Rodrigues Freitas

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 16:20

Olá, boa tarde!

Preciso constituir uma empresa, cuja atividade é um pouco complicada.
Quem está abrindo é um Chef de cozinha. O trabalho consiste em:

1) Dar consultoria e assessoria em culinária, cujos contratantes serão empresas
2) Fará pratos em residências, como por exemplo, ir a uma residência fazer uma paeja ou uma noite de massas...etc
3) Ele também fechará contratos com empresas grandes para cozinhar, ele como chef e outros como auxiliares em todos os eventos que tiverem na empresa contratante (tipo buffet, sem locação de espaço físico)

Em referência ao item 1 é tranquilo: Entrarei com o CNAE de treinamento em culinária, visto que os impostos de assessoria e consultoria são altos e treinamentos entram na alíquota mais baixa.

Em relação ao item 2 e 3 é que é o problema:

Como ele não terá espaço físico, pois sempre trabalhará no espaço do cliente, não poderei utilizar os cnaes de buffett, fornecimento de alimentos, ou seja, qualquer código que obrigue a empresa ter um local física para execução, dará problemas, pois nossa vigilância sanitária não aceitará o processo sem espaço físico.

Entrei em contato com uma fiscal sanitária e ela orientou abrir com o código 8230-001 que é de ORGANIZAÇAO DE EVENTOS...só que ele não organiza eventos, mas se abrirmos com este CNAE, ele terá que dar nota fiscal de organização de eventos.


EIS A MINHA PERGUNTA:
Existe algum código para a atividade de Chef, item 2 e 3 ?

Aguardo retorno, desde já agradecendo a colaboração e troca de informações.

Silvia

DEPARTAMENTO LEGAL
SAO JOSE DO RIO PRETO - SP
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 16:30

Boa tarde Silvia!
Não se enquadraria no CNE com Catering???? Veja a lista abaixo:


Pesquisa por: Registros Encontrados
56201 20


Código Descrição CNAE


5620-1 BUFE; SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 BUFFET; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 CANTINA (SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO PRIVATIVO) - EXPLORAÇÃO POR TERCEIROS
5620-1 CANTINA (SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO PRIVATIVO) - EXPLORAÇÃO PRÓPRIA
5620-1 CATERING; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 COZINHA INDUSTRIAL; SERVIÇOS DE
5620-1 EMPRESA AEREA, AVIÕES; FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES PARA
5620-1 FORNECIMENTO DE ALIMENTOS PREPARADOS PARA CONSUMO DOMICILIAR; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 FORNECIMENTO DE ALIMENTOS PREPARADOS PREPONDERANTEMENTE PARA EMPRESAS; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 FORNECIMENTO DE COMIDA PREPARADA DE PRODUÇÃO PRÓPRIA PREPONDERANTEMENTE PARA EMPRESAS; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 FORNECIMENTO DE COMIDA PREPARADA DE PRODUÇÃO PRÓPRIA, PARA CONSUMO DOMICILIAR; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 FORNECIMENTO DE MARMITAS PARA CONSUMO DOMICILIAR; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 FORNECIMENTO DE MARMITAS PREPONDERANTEMENTE PARA EMPRESAS; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 FORNECIMENTO DE MARMITEX; SERVIÇOS DE
5620-1 FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES INDUSTRIAIS; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES PARA LANCHONETES EM ESCOLAS, UNIVERSIDADES, ÓRGÃOS PÚBLICOS E HOSPITAIS
5620-1 FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES PREPARADAS E EMBALADAS, PARA CONSUMO DOMICILIAR; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES PREPARADAS E EMBALADAS, PREPONDERANTEMENTE PARA EMPRESAS; SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 PIZZARIA (EXCLUSIVAMENTE PARA ENTREGA EM DOMICILIO, SEM CONSUMO NO LOCAL); SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
5620-1 VENDA SOB CONTRATO DE REFEIÇÕES PREPARADAS

Catering é o serviço de promover serviços alimentares em lugares remotos, um serviço de comidas e bebidas para um determinado número de pessoas, a ser desenvolvido num local e hora determinada, onde o cliente define o tipo de serviço e as iguarias nele servidas aquando a contratação da empresa de catering.

As relações internacionais tem-se interessado nos contratos de Catering e Catering off shore que é o fornecimento de alimento em grande escala, envolvendo os correlatos: pessoal, equipamentos, serviços de limpeza e etc. Tem a origem no verbo "to cater" - provisionar víveres - encontra-se relacionado com o setor da "nutrição coletiva".

O conjunto de serviços e sistemas aptos a satisfazer a necessidade alimentar de pessoas que ficam fora/longe do ambiente doméstico em suas jornadas de trabalho. Outra modalidade é o Catering off shore - quando alcança a necessidade de provisão em projeção extraterritorial. Um exemplo clássico de catering foi o serviço prestado durante a Segunda Guerra Mundial, onde milhares de pessoas escondidas em abrigos do Metro de Londres foram alimentadas.

Complementando, eu aqui tenho uma empresa que trabalha com cosméticos, mas não fabrica, ela manda industrializar por 3º e apenas revende, só que eu inclui a fabricação por causa de estratégia fiscal. A Fiscal Sanitária também veio aqui e queria as licenças ambientais, etc.. Mas eu provei para ela que não tinha estoques, pois só fazemos venda casada.. Entra os pedidos, formamos os lotes e pedimos para a empresa industrializadora que nos envie a mercadoria para enviar aos clientes. Ela me forneceu o Alvará Sanitário.
Acho que voce deveria questionar, por escrito a vig. sanitária, explicando que não haverá industrialização de alimentos no endereço da empresa, o mesmo será utilizado apenas para correspondência, pois na verdade vai apenas prestar serviços em eventos.


Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
SILVIA RODRIGUES FREITAS

Silvia Rodrigues Freitas

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 16:33

Pois é...o código de Catering seria o ideal, mas de acordo com a fiscal sanitária, ela pedirá um local. Esse é o grande problema! Eles não estão querendo se adequar as novas atividades.

DEPARTAMENTO LEGAL
SAO JOSE DO RIO PRETO - SP
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 17:15

Silvia, por isso que eu te falei, faça um questionamento junto a fiscalização Sanitária, expondo a real atividade da empresa e solicite a resposta por escrito.

Questione também, se não seria o fato de ter uma licença/alvará para cada evento que ele for fazer????


SDs


Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.