x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.851

fazer o livro diario de uma imobiliaria

MARISA APARECIDA DE MELLO

Marisa Aparecida de Mello

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 16:44

boa tarde, colegas preciso de ajuda, tenho que fazer o livro diario de uma imobiliaria, so tenho em mãos as notas fiscais de serviços emitidas ( comissão de aluguel) e extrato bancario, é o suficiente para fazer?

esclarecimentos.......na conta bancaria da imobiliaria entra o valor total do aluguel sendo que esse valor somente a comissão é da imobiliaria o restante nao ( a imobiliaria tem que passar o valor que lhe cabe ao proprietario do imovel),

se possivel passar as contas debitos e creditos que preciso, desde ja fico muito gradecida.

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 20 novembro 2014 | 21:56

Prezada Marisa.

Boa noite.

Primeiramente, se todas as receitas e despesas da imobiliária são feitas por transação bancária, sim, você pode usar somente o extrato bancário para registrar na contabilidade com uma ressalva, meus clientes quando enviam o extrato bancário, junto com ele também vem um relatório auxiliar que informa cada valor, sem este relatório fica difícil conciliar as contas.
Segundo, se existe transações e despesas que são feitas por caixa, com o extrato bancário você não contabilizará esta transação.
Então o correto é o seu cliente enviar todas informações com tempestividade e qualidade para a contabilidade caso o mesmo se recuse ou dificulte, envie a seu cliente uma carta de responsabilidade que te dará respaldo quanto as informações eradas pela contabilidade.

Agora sobre a transferência da imobiliária para o proprietário do imóvel, você pode criar caso não exista ou utilizar uma conta no passivo circulante para baixar o valor do aluguel que já deverá está provisionado quando o proprietário do imóvel e a imobiliária celebrarem o contrato para alugar o imóvel.

De qualquer maneira, segue um linck abaixo mostrando um plano de contas de uma imobiliária.
http://www.crc-ce.org.br/crcnovo/download/contab_contrucao_civil_02.pdf

Espero que ajude

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.