x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 518

13º Salário Adiantamento

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 13:35

Boa tarde!

Tenho uma pequena dúvida...

Meu sistema é parametrizado para que a primeira parcela do 13º Salário fique até Outubro do mês corrente, ou seja, para cálculos proporcionais, ele pega até outubro a primeira parcela e na segunda parcela ele pega o restante, exemplo:

Funcionária entrou em 01/Março
Salário: R$ 880,00
Direito a 10/12 avos

- Na primeira parcela ela recebe 08.12 (Março a Outubro) = R$ 293,32

- Na segunda parcela ela recebe a diferença restante 10.12 avos (Março a Dezembro) = R$ 733,33 - R$ 58,67 - R$ 293,32 = R$ 381,34

De acordo com o pessoal do sistema, pode-se fazer esse procedimento, e fica até mais atraente para o funcionário pois ele acaba recebendo um pouco mais em Dezembro, mês que se tem mais gastos/compras, mesmo com o desconto do INSS.

Dá pra perceber que o valor de direito do funcionário foi pago completo.

O problema: Tem 1 único funcionário que mesmo sabendo que receberá seu valor de direito, não quer aceitar esse procedimento de maneira nenhuma, e quer receber a metade dos 10.12 avos logo agora em Novembro, mesmo que receba menos em Dezembro.

Já explicamos de todas as maneiras, já mostrei a ele que no mês de Dezembro ele receberá o restante que falta, mas ficamos temerosos em a questão parar na justiça.

Estamos certos em fazer esse procedimento? Há algum impedimento ou possível infração em pagar desta maneira aos funcionários? O que faço?

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates
PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 14:02

Dryanny


O calculo da primeira parcela para salários fixos devera ser ate dezembro

Exemplo:
Funcionária entrou em 01/Março
Salário: R$ 880,00
Direito a 10/12 avos

880,00/12*10 = 733,33/2 = 366,66
o valor da primeira parcela sera 366,66

Cálculos ate o mês de outubro seria somente para medias de eventos recebidos como horas extras. DSR Etc....
a media é feita sobre todos os eventos variáveis recebidos de janeiro a outubro de 2014

Priscila

Priscila R.Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.