x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 988

Recebimento de Peças e ferramentas para conserto de Motores

Aluizio Patricio de Macêdo Neto

Aluizio Patricio de Macêdo Neto

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 13:58

Boa Tarde Nobres Amigos,

Trabalho em uma usina de geração de energia Termoelétrica em Macaíba - RN, estamos com um sério e "caro" problema com alguns fornecedores...

Alguns motores e demais equipamentos vem apresentando problemas em seu funcionamento e as suas respectivas fabricantes foram contactadas para seus devidos reparos, só que estas estão faturando suas peças de reposição e ferramentas de trabalho para nós com o CFOP 2949, por se tratarem de outro estado estas estão gerando um valor enorme de diferencial de alíquota onerando nossa empresa.

Gostaria de saber se existe alguma operação em que nossos fornecedores possam efetuar o envio de seus "insumos" que não onere a nossa empresa com imposto ou que onere apenas a empresa emitente da NF.

*Todas as peças vem de outros estados
**Levantamos a possibilidade deles emitirem a nota pra si própria com nosso endereço mas os fornecedores se recusam.
***Aqui mesmo vis alguns tópicos em relação aos CFOP 1126 / 1128 qual a diferença entre eles?

Lembrando gente que não tenho formação em contábeis mas já trabalhei em escritório se não for pedir muito por favor manerem ai na linguagem técnica pois sou "leigo" Rsrs!!

Estou iniciando agora na empresa e por se tratar de um custo absurdo contaria muitos pontos pra minha pessoa então conto com a ajuda de vocês!!!

Abraços a Todos!!

Elisabete

Elisabete

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 17:49

Boa tarde,
O cfop citado por você somente se aplica as questões do fornecedor. Não se aplica a sua empresa. Não conheço uma alternativa para não ter o diferencial, pois o fornecedor tem que vender as peças. A única alternativa seria se houvessem peças de reposição dentro do seu estado e sua empresa as comprasse diretamente e este fornecedor do reparo somente cobrasse a mão-de-obra/prestação de serviços.

Att
Elisabete Lima

Elisabete

Elisabete

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 28 novembro 2014 | 12:04

Aluizo,
Sendo um único fornecedor fica sem opção. Principalmente para o caso das peças, visto que são incorporadas ao maquinário a ser consertado.

É uma iniciativa muito boa buscando alternativas legais e reduzir custos. Assim acrescento uma idéia para que você quem sabe possa sugerir e utilizar em futuras operações.
Estude o parque industrial de sua empresa e identifique operações que contemplem partes autônomas do maquinário, ou seja que sejam independentes de outra estrutura para funcionar, como motores, ou máquinas inteiras, então caberia a possibilidade de um leasing (aluguel com opção de compra remetido sem icms) , onde ao final do contrato o bem que não pertence a sua empresa seria devolvido ao fornecedor ou adquirido com redução de base de cálculo do icms. É uma boa redução da carga tributária.
Veja na página da set RN no link abaixo, a resposta à pergunta de número 5
http://www.set.rn.gov.br/set/plantaofiscal/faq.asp#faq5

Boa Sorte,
Elisabete Lima

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.