x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.601

Temas para TCC

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 28 novembro 2014 | 20:51

Olá pessoal.

Devido a quantidade de tópicos criados sobre TCC, fica criado este, que será inclusive fixado, para que assuntos pertinentes ao tema sejam aqui postados, o que muito facilitará nas pesquisas, almejando ainda evitar criação desnecessária de posts sobre o mesmo assunto.

Os tópicos eventualmente criados sobre TCC serão trancados.

Grato pela compreensão.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 29 novembro 2014 | 09:34

Bom dia, aproveito para pedir a opinião dos leitores desse fórum sobre uma situação: estou cursando MBA em Finanças e deverei como TCC escrever um artigo cientifico sobre um tema da área. Até o presente momento não consegui ainda definir um tema. Estou aberto a sugestões.

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
VANESSA CASAGRANDE

Vanessa Casagrande

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 15:55

Olá boa tarde!

Entro no meu último semestre do Curso Técnico de Contabilidade, e é o semestre do meu TCC.
Já sei o assunto que quero apresentar Nota Fiscal Eletronica porém ainda não consegui definir bem os assuntos que posso envolver
tmbm não sei se o título está bom. Uns dos assuntos que gostaria de dar enfoque é sobre o preenchimento correto da NF-e pois trata bem o que vivo diariamente e que me desgasta muito aqui onde trabalho, pois tenho que explicar para vários fornecedores diversas vezes que não dão a devida importância e o quão necessário é preencher devidamente os campos da nota.

Gostaria de idéias, alguém poderia me ajudar?

Obrigada!

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 29 dezembro 2014 | 14:14

Boa tarde, Vanessa Casagrande

É um ótimo tema sim, o que pode te ajudar é quantidade de material disponível sobre o tema, manuais da NF-e e artigos e até tutoriais sobre o tema, caso tenha dificuldade em encontrar material volte a postar aqui!

Atenciosamente!

Leandro Vanel

Leandro Vanel

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Segunda-Feira | 29 dezembro 2014 | 14:24

Boa tarde pessoas

estou inciando a Monográfica da minha especialização o tema é o seguinte " O Regime tributário como forma determinante para a formação do preço de venda", porém, não encontro artigo ou até mesmo livros para utilizar no embasamento teórico, se alguém tiver algum autor ou livro pra indicar agradeço.

Atenciosamente.

Adenilson Ribeiro

Adenilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Advocacia
há 9 anos Terça-Feira | 30 dezembro 2014 | 05:26

Leandro Vanel vê se serve REFERÊNCIAS

BORNIA, Antônio Cezar. Análise gerencial de custos em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

BRUNI, Adriano L. FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 1998;

DUTRA, René Gomes. Custo: uma abordagem prática. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. et al. Contabilidade comercial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTINS, Eliseu, 1945. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva. Métodos e técnicas de pesquisa em contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2003.

PORTAL TRIBUTÁRIO. Substituição Tributária. Disponível em:
<www.portaltributario.com.br Acesso em: 08 jul. 2010.

REVISTA DOS TRIBUNAIS. Código tributário nacional. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

RICHARDSON, R.J., Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, Joel José dos, Análise de custos: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1987.

SEBRAE-SP. Formação do preço de venda. Disponível em: <www.sebraesp.com.br Acesso em: 05 ago.2007.

VIEIRA, Valter Afonso. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista FAE, Curitiba, v.5, n.1, p. 61-70, jan/abr. 2002.

YIN, Roberto K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2003.

WERNKE, Rodney. Gestão de custos: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2001.

WERNKE, Rodney, Análise de custos e preços de venda. São Paulo: Saraiva, 2006.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Domingo | 4 janeiro 2015 | 16:42

Querido Leandro,

Minha publicação apresenta em seu capítulo 7 todos os procedimentos e alguns cuidados para formulação de preços de venda.

Confira: www.editoraatlas.com.br

Possuo, caso queira, algumas tabelas para ajudar-lhe.

Boa pesquisa!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Hiago Henrique

Hiago Henrique

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 17:36

Boa Tarde


Estou a pesquisar todos os tipos de temas para o meu TCC, porem encontro muita dificuldade com os assuntos. Como o ramo da contabilidade e muito amplo eu me encontro perdido sobre o que fazer. Já me deram vários conselhos, uns dizem pra eu pegar algo que não tenha feito, para que eu aprenda sobre isso, outros dizem para pegar algo que eu trabalho porem não consigo achar alguma coisa para falar naquilo que eu trabalho atualmente. Por isto estou vindo aqui pedir a ajuda de todos para que possam me auxiliar nesse assunto. Eu no escritório faço simplesmente o básico no ramo da contabilidade que seria: Contabilização de notas de entrada, saída, duplicatas, impostos, etc. , faço planilha bancaria, planilha de duplicatas, conciliação de ambas as planilhas, protocolos de movimentos, analiso todas as contas para fechamento do balanço ( Mais não fecho nenhum balanço pois isso os supervisores fazem). Praticamente somente isso que eu faço e gostaria ver se tem algum tema relacionado ao que eu faço para que seja de mais fácil entendimento para mim.

Fico aguardando a resposta
Obrigado.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 18:02

Hiago,

E a Contabilidade Gerencial?

Acho que é um bom tema, haja vista que a maioria dos Escritórios de Contabilidade não trabalha a Contabilidade Gerencial. É vasta a bibliografia existente e é sempre um assunto bem discutido.

Seu problema de pesquisa pode girar em torno da descoberta do porquê dessa escassez de empresas que se preocupam com a contabilidade voltada para a gerência do negócio.

Por último, você pode utilizar uma dessas empresas que são clientes do escritório em que trabalha para realizar um Estudo de Caso bem prático. Tenha o cuidado de pedir autorização de seus chefes e do dono da empresa.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Aliclenes Dos Reis Santos

Aliclenes dos Reis Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 9 anos Domingo | 11 janeiro 2015 | 22:17

Boa noite,

Estou em faz de elaboração de minha monografia, estou terminando o MBA em Planejamento Tributário, gostaria de escrever sobre " A importância do planejamento tributário para melhoria do fluxo de caixa das empresas", alguém tem alguma boa bibliografia para indicar?

Atenciosamente,

Aliclenes Reis

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 16:58

boa tarde!

Conforme a Vanessa postou gostei da idéia e pretendo fazer meu projeto tbm sobre NF-se e seu preenchimento correto.
Poderiam me indicar livros e até links sobre o mesmo para me aprofundar no assunto? tutoriais..

desde já agradeço!

Márcio Jean Spak

Márcio Jean Spak

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 07:49

Prezados, bom dia!
Estou cursando o 7º Período de Ciências Contábeis, e minha faculdade adotou uma nova forma de elaboração do TCC.
Todos os acadêmicos devem, obrigatoriamente, realizar 300 horas de estágio supervisionado, sendo este em qualquer empresa que possa ter uma área relacionada a contabilidade, e o TCC deverá ser feito em formato de Artigo, evidenciando os estudos feitos durante o estágio.
Ou seja, devo fazer meu estágio da contabilidade da minha empresa, porém escolher um tema específico para trabalhar e elaborar meu TCC.
Peço recomendações e ajuda para saber o que posso fazer dentro da minha empresa, que possa contribuir para a elaboração do artigo!
Grato desde já!

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 18 fevereiro 2015 | 08:14

Márcio Spak, bom dia!

Qual é a atividade da empresa em que você trabalha?

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
VICTOR HUGO SÁ OLIVEIRA

Victor Hugo Sá Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 10:28

Boa tarde, pessoal!

Sou novato por aqui, estou necessitando encarecidamente de ajuda, sei que muitos tem experiências no assunto. Vamos lá!

Estou em meu último semestre na faculdade de ciências contábeis, escolhi como tema para o meu TCC "Implantação dos procedimentos patrimoniais nas entidades públicas", então, daí pergunto de onde posso fazer buscas, pesquisas para fazer um bom artigo? Pois esta é uma área que bastante me atrai.

Desde já, agradeço a todos os que poderem ajudar. Sucesso!

YARA PINHEIRO ALMEIDA

Yara Pinheiro Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 23:11

Boa Noite,

Estou no meu penúltimo semestre do curso de contabilidade e irei começar a prepara meu projeto para o TCC!

Eu pretendo falar sobre o terceiro setor, pois no escritório onde trabalho nosso foco é apenas o terceiro setor.

A minha maior dificuldade é definir qual a área da contabilidade eu irei focar o meu TCC, já pesquisei de tudo, demonstrações contábeis, auditoria interna, controle interno, balanço social, enfim, peço recomendações e ajuda para que eu possa encontrar um tema para o meu TCC.

Desde já agradeço pela ajuda.

Miqueias Calebe Donde

Miqueias Calebe Donde

Ouro DIVISÃO 3, Consultor(a) Serviços
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 23:52

Boa noite Yara,

Tive a oportunidade de fazer duas graduações e recebi dicas simples, mas de muita valia dos meus professores:

* Pegue o tema que você escolheu (terceiro setor) e trabalhe aquilo que você tem maior afinidade.
* Pesquise fonte bibliográficas disponíveis (Pode ser que tenha dificuldade em encontrar material para pesquisa)
* Verificar quem será o professor orientador (Alguns tem maior disponibilidade para atender seus alunos)

Como mencionado, você trabalha em uma contabilidade, talvez seja mais difícil trabalhar com temas das áreas de "Controle Interno", "Auditoria Interna", "Custos" por falta de conhecimento pratico. Então busque áreas mais abrangentes ou que fazem parte do seu dia a dia.

Lembrando que o TCC via de regra você pode fazer uso de qualquer disciplina que você tenha estudado durante o curso, não sendo obrigatoriamente disciplinas de contabilidade.

Disciplinas interessante para trabalhar: Estatística (fazer um estudo sobre a evolução do terceiro setor), Direito/Contabilidade (impacto de determinada legislação especifica em uma entidade / Benefícios do terceiro setor), Analise das demonstrações contábeis (Escolher algumas empresas e fazer uma analise das demonstrações, apresentando um estudo sobre a realidade econômico-financeira do setor na sua cidade e etc)

Talvez esta não seja a resposta que você esperava, mais é a dica que te passo.

Abraço,

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 23:57

Victor Hugo, indubitavelmente seu principal guia será o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP). Você pode encontra-lo no site da Secretaria do Tesouro Nacional.

Já as principais obras literárias, para uma leitura mais didática, estão dispersas dentre vários autores. Posso indicar Heilio Kohama, João Angélico, Deusvaldo de Carvalho etc.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Daiane Ronsani

Daiane Ronsani

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 08:58

Bom dia pessoal,

Estou no último ano do curso de Contábeis e neste semestre inicio meu projeto, já tenho em mente que o trabalho será em torno da Contabilidade Gerencial mas ainda não consegui chegar à um tema específico dentro deste, e gostaria da opinião de vocês.

Desde já agradeço pela ajuda.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 10:12

Daiane, ótimo assunto!

Por que você não escolhe como tema a 'Margem de Contribuição'? Você poderia conseguir autorização de uma empresa para um Estudo de Caso, analisando a Margem de Contribuição de seus produtos, construindo um 'Ranking' do melhor mix - aquele que mais gera retorno para o negócio.

Sou um expert no assunto e, se você me permite, indico meu livro como Referência.

Atenciosamente,

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Daiane Ronsani

Daiane Ronsani

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 10:37

Revson,

Obrigado pela ajuda, vou levar o tema ao conhecimento do meu coordenador. Quanto ao livro li a sinopse e me pareceu muito interessante com certeza vai ser uma de minhas aquisições para pesquisa do projeto.

Hiago Henrique

Hiago Henrique

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 08:42

Bom dia ,

Estou no sétimo período e já tenho em mente qual sera o assunto abordado "Estruturação do Plano de Contas- Lei 11.638/2007". Estou aqui pedindo a ajuda dos colegas que me indiquem livros sobre o meu tema, e se tiverem alguma sugestão referente ao meu tema também aceito opiniões.

Desde já agradeço.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 14:46

Boa tarde pessoal
estou com um pouco de dificuldades de escolher um tema especifico relacionado a area fiscal para meu projeto de tcc
gostaria de fazer algo voltado a nfe, sped fiscal icms ou pis/cofins mas ainda não consegui elaborar algo especifico que foque nestes assuntos.

aos amigos deste forum, peço ajuda para expandir estes assuntos e me voltar a algo interessante. agradeço desde já!

Izaque de Moraes

Izaque de Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 16:42

Cristiano Br, boa tarde

Vou fazer o meu TCC sobre PIS e COFINS, como você deve saber pis e cofins é muito extenso e complexo então para ter mais foco eu tentei focar em uma area do PIS e COFINS.

Meu tema é Pis e cofins não cumulativo voltado para empresa de varejo materiais de construções optantes pelo Lucro Real.


Dica: escolha uma area que você gosta de mexer no meu caso materiais de construções
Dica: escolha uma empresa: Lucro Real ou Presumido

Espero ter ajudado

Izaque de Moraes
Contador
Brasília-DF

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 16:56

interessante o assunto, inclusive um orientador me propos fazer algo parecido também porém tenho um certo receio por não conhecer totalmente o assunto, pois trabalho apenas com sped icms/ipi..

mas vou dar uma pesquisada neste assunto
obrigado Izaque Moraes!

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 21:12

Boa noite a todos,

Vou iniciar os preparativos para o meu TCC de MBA em Finanças, elaborando um artigo cientifico sobre as causas e impactos ocasionados pela desvalorização da Petrobrás. Necessito de sugestões sobre o material disponível sobre o assunto.

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Página 1 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.