x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.824

Temas para TCC

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 9 maio 2017 | 16:04

Marcia Cristina,

Dá uma olhadinha neste artigo aqui vai te dar um pontapé inicial: clique aqui

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
LIVIA

Livia

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 6 anos Quinta-Feira | 11 maio 2017 | 20:33

Gente, boa noite !!

Tenho que começar a fazer meu TCC, e eu estava querendo falar sobre credito tributario.
No TCC eles pedem uma problematica (um "problema" que eu tenho que resolver) e é esse o problema. Ainda nao consegui pensar numa problematica, pois se fosse só conceito do credito tributario, seria mais facil !
Alguma sugestão ? Conteudo ?

CAMILA

Camila

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 13:17

boa tarde pessoal ,

Estou no último ano de Contábeis e estou iniciando meu TCC , quero fazer meu trabalho sobre Desoneração da Folha de pagamento especificamente sobre essa ultima medida provisoria, que excluiu varias atividades. Não consegui chegar à um tema específico , e gostaria da opinião de vocês.

quem puder ajudar desde já agradeço.

Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 18:50

Olá,

Estou à elaborar meu TCC sobre Declarações financeiras, estou pretendendo separar uns 5 topicos para apresentar
e peço indicações de livros de pesos para a minha pesquisa e quais declarações com bons conteúdos para abordar.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL
Eduardo Paschoal

Eduardo Paschoal

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sábado | 27 maio 2017 | 13:11

Boa tarde, Amigos(as).
Estou em faze de TCC, temos o tema e estamos tentando desenvolver, porem estamos encontrado algumas dificuldades.
Estamos falando de Tributos onde o escolhido foi a Redução do ICMS na importação de eletrônicos, queremos fazer mais ou menos uma diferenciação entre SÃO PAULO e AMAZONAS devido a zona franca, porem não definimos um eletrônico especifico ainda e estamos empacado nisso. Nosso tempo esta muito curto, conto com a experiência e ajuda de todos.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sábado | 27 maio 2017 | 13:48

Olá, Eduardo Paschoal

Você não especificou qual a sua dúvida. Pode ser mais específico?

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Matheus Oliveira de Macedo

Matheus Oliveira de Macedo

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 8 junho 2017 | 00:40

Boa noite, estou no final da faculdade de Ciências Contábeis na UFF. Estou com dificuldades para escolher um tema sobre o meu TCC. Gosto muito da área de gestão e empreendedorismo, um campo que sempre olham apenas para administradores. Porém quero fazer um artigo científico sobre esse tema, porém não sei o que pesquisar especificamente, estou precisando de um norte para iniciar minhas pesquisas e um material base para bibliografia. Agradeço a atenção de todos.
Abraços

Caroline Nascimento

Caroline Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 20:36

Olá Pessoal

Me indiquem temas para a área de Contabilidade Gerencial. A área é boa ? Será que encontrarei muita referência ?
E se eu escolhesse Sistemas de Informações Contábeis ? Seria também uma boa área ? Encontraria muita coisa a respeito ?
Estou cheia de dúvidas.

Abçs.

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 17:29

Boa tarde, colegas

Para aqueles que estão com dificuldades para definir o tema do TCC sugiro a leitura da Revista Exame. Nela há sempre reportagens interessantes e atuais, muitas delas voltadas para a área contábil.
Terminei a graduação em Ciências Contábeis ano passado, meu tema foi "A Aplicação do CPC 33 pelos Empregadores Preferidos pelo Brasileiro, segundo o site Linkedin". O Ranking foi extraído de uma reportagem da revista. Inclusive, vários colegas de turma fizeram seus TCC's com base em reportagens da revista.

Fica a dica!!

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Viviane Carvalho

Viviane Carvalho

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 21:17

Boa Noite Pessoal!
Estou no 7º semestre e estou com muita dificuldades de escolher um tema especifico para o TCC. As áreas que mais me identifico no curso de ciências contábeis são as que são voltadas ao direito ( principalmente a área trabalhista e previdenciária) trabalho no INSS e pensei em algo voltado ao meu trabalho, mas também estou aberta a sugestão..

Desde já, agradeço!


Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 11:00

Viviane Carvalho,

"Reforma da Previdência". Acho que é um tema bem atual, atraente para você que gosta do Direito.

---
Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Daniela Tavares

Daniela Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 6 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 08:15

Olá Pessoal,

Estou fazendo uma pesquisa para o meu TCC do MBA e preciso do seu apoio.

No meu TCC estou realizando o levantamento das 5 principais atividades que o CONTADOR OU CONTROLLER faz todo dia quando chega na empresa.

Também gostaria de saber se essa atividade atualmente está automatizada ou é feita manualmente.

Por exemplo:
Todo dia quando chego no escrito realizo a atividade de avaliar como está o saldo da conta caixa, atualmente esse processo é realizado manualmente consultando meu sistema de gestão empresarial.

Desde já agradeço o apoio.

Solução Contabil

Solução Contabil

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 19:35

Boa noite,
Estou no ultimo ano da faculdade e tenho que iniciar meu TCC na área publica, estou com dificuldade em começar o meu trabalho se alguém puder me dar dicas de como irei iniciar o TCC eu agradeceria

Gustavo Barbosa de Souza

Gustavo Barbosa de Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 2 agosto 2017 | 23:05

Prezados(as), boa noite!

Sou aluno de Ciências Contábeis e atualmente curso o quinto período.
Sei que pode ser um pouco precoce já pensar em tema para TCC, porém ainda não tenho uma ideia bem elaborada e isso me deixa um pouco preocupado.
Tenho vontade de seguir a área pública, logo penso que um tema voltado para a mesma seja mais acessível e tranquilo desenvolver.
Estive cogitando fazer algo relacionado a licitação, o que acham? Alguém sabe dizer se tem uma boa gama de material disponível ?

Um abraço!

Atenciosamente,
Gustavo Barbosa

Nilton santos Castro Junior

Nilton Santos Castro Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 7 agosto 2017 | 20:16

Revson Vasconcelos Alves Boa Noite, estou no último semestre e preciso elaborar um projeto de TCC, Artigo, e tenho em mente a idéia de fazer com o seguinte tema: A gestão estrátegica de Custos dentro do balanced Scorecard, mais acho que é um tema muito amplo, para um artigo...
Você poderia me auxiliar em alguma idéia.

Se você puder me ajudar com algumas referencias bibliograficas....

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 12:40

Nilton Santos Castro Junior,

Acho que vai depender da extensão do seu trabalho (qual número de páginas máximo para o Artigo).

O Balanced Scorecard é uma excelente ferramenta de medição de desempenho empresarial. Certamente os custos da empresa podem muito bem servir como um dos indicadores a serem utilizados em seu escopo.

Portanto, eu não acho um tema muito amplo.

---
Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 14:36

Nilton, é uma boa ideia sim!

Vou indicar meu livro. Você encontra no site abaixo.

Mas há também: Introdução à Contabilidade Gerencial, do José Carlos Marion e Osni Moura; e os livros do José Hernandez Perez Jr. e Luis Martins de Oliveira.

Sem falar da bíblia da Contabilidade de Custos que é o livro do Eliseu Martins.

Bom trabalho!

---
Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Nilton santos Castro Junior

Nilton Santos Castro Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 14:45

É Revson, hoje tomo uma decisão no que fazer confesso que estou inclinado também em falar da Relevância da Gestão na Contabilidade de Custos.

Estou colocando nos favoritos seu livro, o livro do Eliseu é bom, mais meu orientador me informou que só posso usar referências a partir de 2012.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 11:01

Gerlan Oliveira,

O ISS (Imposto sobre Serviços) é tributo de competência municipal, por vezes objeto de guerra fiscal. Isto porque o ponto mais polêmico sobre ele seja onde deva ser cobrado: no endereço do estabelecimento prestador ou no local da prestação do serviço.

Para alguns tipos de serviço, como Construção Civil, a Lei Complementar 116/03 é clara e define que o imposto é devido no local de execução da obra. Para a maioria dos itens da lista de serviços, no entanto, esse local não é bem claro.

O que sugiro a você, então, é que faça um trabalho com esse tema: o local onde é devido o ISS.

Certamente não vai faltar o que escrever.

Att., Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Ingrid Thaís Valga

Ingrid Thaís Valga

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 13:46

Boa tarde a todos.

Estou cursando o oitavo período de Contábeis e tenho que decidir o tema do meu TCC nesta semana, no máximo, no fim da próxima semana.
Só fico pensando em supostos temas, mas, infelizmente, não consigo pensar sozinha em nenhum tema que eu consiga olhar e decidir: É este!
Já estou me sentindo até mal, pois me questiono como estou estudando há quase quatro anos e não consigo encontrar nenhum assunto em que me encontre de fato.
Acredito que a minha maior dificuldade seja que porque não trabalho na área; sou funcionária pública , mas em nada tem a ver com a área de contabilidade, então, só tenho a experiência transmitida na sala de aula. Li alguns tópicos anteriores, e gostei de algumas ideias. Gosto muito das Contabilidades de Custos e Gerencial e da disciplina de Perícia Contábil.

Qualquer ajuda, eu agradeço imensamente desde já.

Nilton santos Castro Junior

Nilton Santos Castro Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 13:58

Ingrid,

Também tive dificuldade na escolha do meu tema, e fiz o seguinte, fiz uma lista dos tópicos que mais me agradam na área contábil, desses tópicos fui riscando os que eu considerava uma tema já muito falado e consegui finalmente chegar no tema que pra mim foi ideal.
Faz isso, Você gosta de Contabilidade de Custos, Gerencial e Perícia. Procure dentro desses temas assuntos que possam ser relevantes principalmente para o futuro, para tomada de decisões, etc...

Ingrid Thaís Valga

Ingrid Thaís Valga

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 16:03

Entendi Nilton!
Vou tentar seguir sua dica!

Lendo alguns tópicos antigos gostei da ideia de fazer um estudo de caso em uma mcro empresa, analisando a margem de contribuição de cada produto, construindo um ranking do produto que gera mais retorno para a empresa ou pesquisar o porquê da escassez de empresas que se preocupam com a contabilidade voltada para a gerência do negócio.
Alguma sugestão de bibliografia?


Abc.

Nilton santos Castro Junior

Nilton Santos Castro Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 16:07

Ingrid,

Tem o livro do Revson, ele postou em um tópico anterior, acredito que nele você encontre tudo que você precise.
Mais acho que você vai precisar de mais referências, procure ver com seu Orientador.
Abs.

Página 10 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.