x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.602

Temas para TCC

Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 09:05

Bom dia.

Para o meu MBA, to pensando no seguinte tema : "Como as oscilações do cambio afetam os custos da produção de drones" . O que vocês acha da ideia ?

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Cristiano Recalcatti

Cristiano Recalcatti

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 13:57

Boa tarde, estou tentando começar um anteprojeto de TCC e gostaria de fazer com o assunto sobre a desoneração da folha de pagamento, porém queria limitar um pouco o trabalho para que não fique muito amplo, visto que é um anteprojeto, então posteriormente no próximo ano possa estar fazendo um TCC a partir dele, e assim aprofundando o conhecimento a respeito do tema. Se alguém puder me sugerir algo que eu possa estar desenvolvendo ficaria grato.

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 10:31

Bom dia pessoal!

Postando para acompanhar o tópico...

Estou no sexto período e tenho que desenvolver um artigo, pensei com meu grupo em partir para a contabilidade gerencial, mas não sabemos em quê vamos especificar. Gostei do tema do colega de fórum Cristiano Recalcatti, mas estou aberta a novas ideias...

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Rafael Vilela

Rafael Vilela

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 16:45

Boa tarde Pessoal.

Estou concluindo a minha graduação e preciso fazer um Artigo. Estou um pouco perdido com relação ao tema. Gostaria de fazer algo na área tributária.
Será que vocês tem alguma dica de algo que poderia ser aprofundado?

Obrigado.

Tomaz de Carvalho Pataro

Tomaz de Carvalho Pataro

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 11:48

Bom dia,

Tenho uma monografia sobre planejamento tributário que compara o Lucro Presumido e Real. Na comparação utilizei dois 1ºs trimestres de uma empresa, o primeiro com tributação pelo Presumido e o segundo tributado pelo Real e comparei com ferramentas de análises de balanços.

Preciso ampliar a monografia para TCC de pós. Que assuntos posso adicionar?

Obrigado.

Priscila Nogueira

Priscila Nogueira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 10:30

Bom dia,
Em breve iniciarei o projeto de T.C.C para curso de Bacharel em Ciências Contábeis mas estou em duvidas quanto ao tema a duas áreas que eu me interesso é Perícia Contábil e Auditoria Externa... Porem não sei qual delas é mas viável, bem como especificar o tema delimitando! Gostaria de sugestões de pessoas que já fizeram ou trabalham nesta área para me darem ideias ou sugestões de qual devo optar e de como especificar... Mas também pensei em outras duas possibilidades de T.C.C, que acho interessante a Consultoria Contábil e Contabilidade Internada em foco na interação entre Contabilidade Gerencial e Contabilidade Fiscal, o que acha?


Aguardo Sugestões!!!

De Antemão Muito Obrigada....

Att: Priscila Nogueira
E-mail: [email protected]
Mirassol D'Oeste-MT

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria o que você sente você atrai o que você acredita se torna realidade"
BUDA
Tomaz de Carvalho Pataro

Tomaz de Carvalho Pataro

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 10:48

Bom dia Priscila,

Fiz meu TCC da graduação em Ciências Contábeis sobre Planejamento Tributário, usei análise de balanço pois, fiz estudo de caso. É um tema interessante.

Também gosto da área gerencial, custos, Controladoria. Um estudo de caso nesta área também fica bom.

Espero ter ajudado.

Tomaz

Priscila Nogueira

Priscila Nogueira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 11:15

Bom dia meu Caro Tomaz,

Muito obrigada pela sua resposta, particularmente não gosto da área tributaria, neste semestre estou tendo Controladoria realmente é uma área interessante e no semestre passado também tive Contabilidade Gerencial ambas gosto muito, assuntos relacionados sistemas gerenciais, processos e estruturas e planejamento eu tenho certa facilidade em dissertar assim como analise de demonstrações contábeis, mas tenho certa fascinação e fazer algo desafiador e inovador... Ponderando sobre sua sugestão o que você acha se eu optasse por Consultoria Contábil voltada para importância da contabilidade gerencial aliada aos processos de controladoria e desenvolvimento de uma contabilidade internada em um ambiente corporativo visando a redução de custos operacionais. É claro de forma mas delimitada mas aliado uma visão multidisciplinar!


Priscila Nogueira

Att: Priscila Nogueira
E-mail: [email protected]
Mirassol D'Oeste-MT

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria o que você sente você atrai o que você acredita se torna realidade"
BUDA
Tomaz de Carvalho Pataro

Tomaz de Carvalho Pataro

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 11:38

Priscila Nogueira a ideia de fazer o TCC multidisciplinar é boa. Eu usei Direito, Contabilidade Tributária e coloquei Análise das Demonstrações.

Eu entendi que você iria usar a Controladoria no início para que assim, você utilize a Contabilidade Gerencial em estudo de caso (consultoria) com o objetivo de verificar uma redução de custos operacionais. Isto?

Tomaz

Priscila Nogueira

Priscila Nogueira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 12:23

Tomaz, mas ou menos isso bem estou no início ainda de Controladoria e observei que ela tem pontos em comuns com Contabilidade Gerencial, a ordem que pensei em utilizar é a seguinte:

Contabilidade Gerencial -- Controladoria (na parte de gestão de processos como planejamento, execução, controle) -- Estudo de caso A nova era da Contabilidade Internada e sua viabilidade no ambiente empresarial e o papel do Contador como Consultor Contábil ( neste estudo de caso faria uma analise da viabilidade de custo de ser ter uma contabilidade internada).

Pensei desta forma, tendo em vista as mudanças do papel do contador e rumo que Contabilidade em si vem tomando... Compreende! O que Achas?

Att: Priscila Nogueira
E-mail: [email protected]
Mirassol D'Oeste-MT

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria o que você sente você atrai o que você acredita se torna realidade"
BUDA
Tomaz de Carvalho Pataro

Tomaz de Carvalho Pataro

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 13:08

Priscila, compreendo e gostei do tema. Pensa no sentido de analisar também quais os efeitos, no que se refere a processos, da implementação do setor contábil dentro da empresa, além da viabilidade econômica. O que acha?

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 13:30

Tivemos a ideia de analisar o impacto no ISS com a implantação da NFSe na cidade, mas não sabemos como abordar, pensamos em fazer uma análise horizontal ou vertical. O que acham?

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Priscila Nogueira

Priscila Nogueira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 14:48

Tomaz, acho uma excelente ideia, isso dará uma dimensão maior da importância da contabilidade em uma empresa e o quanto ela pode favorecer o desenvolvimento e vida útil desta empresa está surgindo inúmeras ideais para o meu T.C.C., ficará ótimo! Muito Obrigada pelas suas sugestões serão muito uteis a mim...

Retribuindo sua gentileza, sugiro que você amplie seu T.C.C. POS, abordando as mudanças tributarias que vem surgindo faça um panorama sobre a situação econômica do pais e como essa situação econômica interfere no regime tributário, as vantagens na opção correta do regime tributário de acordo com ramo da empresa e para o seu estudo de caso utilize a DVA ela possibilita ter uma noção ampla dos impostos pagos pela empresa e assim da ênfase na importância de se fazer um planejamento tributário.

Espero que isso te ajude!

www.contabeis.com.br

Att: Priscila Nogueira
E-mail: [email protected]
Mirassol D'Oeste-MT

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria o que você sente você atrai o que você acredita se torna realidade"
BUDA
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 15:00

Geovania Rodrigues de Abreu, gostei desse tema em... gostaria de saber mais detalhes, talvez até para te ajudar... Digo, o impacto para a prefeitura em termos de arrecadação? Impacto para o contribuinte? Impacto para as empresas???

Além de eu em particular querer saber sobre isso seria interessante você decidir/focar em qual âmbito seria mais interessante de saber (caso ainda não tenha escolhido).

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 15:25

Geovania Rodrigues de Abreu, nossa, super interessante, adorei sua idéia, que você tenha exito no seus estudos!

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 13:34

Geovania, também achei bem interessante o tema que escolheu. Quero desde já parabenizá-la.

Complementando a pergunta do Tomaz: você vai analisar o Balanço Orçamentário? Porque até onde sei da Contabilidade Pública, é por esta Demonstração que vai ser mais fácil visualizar esse impacto da arrecadação do ISS.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 13:24

Boa tarde, Revson Vasconcelos e Tomaz de Carvalho!

Acabamos desistindo deste tema porque a prefeitura da cidade não tem os dados anteriores a implantação da nota fiscal eletrônica (pelo menos essa foi a justificativa apresentada). Nossa ideia era estudar o impacto da nota fiscal eletrônica na arrecadação...
...partimos para um plano B, tendo como base a desoneração da folha e as alterações trazidas pela lei 13161 impactando em uma empresa do comércio varejista da cidade, porém os empresários não autorizaram nosso acesso aos dados...

Resultado: voltamos a estaca zero...vocês tem alguma sugestão? Estamos descartando o uso de questionários devido ao tempo curto e a indisponibilidade para aplicá-los.

Grata.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Tomaz de Carvalho Pataro

Tomaz de Carvalho Pataro

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 18:27

Geovânia Abreu,

Eu fiz o meu TCC sobre Planejamento Tributário e fiz análise de balanço. Eu gosto do estudo da parte Tributária.

A parte de custos também é interessante, Controladoria.

Tomaz

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 19:54

Geovânia,

Controladoria, como o colega Tomaz indicou, é sempre um assunto bem interessante e que tem crescido na produção acadêmica. E, sim, tem muito a ver com Contabilidade de Custos, mas, mais ainda, com Contabilidade Gerencial.

Uma ideia: Balanced Scorecard (BSC).

Explique o que é e para que serve, não esquecendo de fazer uma ampla revisão da bibliografia existente sobre o assunto Controladoria e o tema BSC.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 10:02

Bom dia!

Sim. Peça autorização dentro do escritório e converse com algum cliente que lhe forneça esses dados.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Página 4 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.