x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.843

Temas para TCC

Mirian

Mirian

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 15:23

Boa tarde.

No ano que vem iniciarei meu Trabalho de Conclusão de Curso e já estou a procura de um tema.

Gostaria de entrar no assunto da Tecnologia da Informação no mundo Contábil, visto que a informática vem crescendo bastante, principalmente no meio contábil, mas meus professores me indicaram um afunilamento de tema, algo mais específico ou direto, então pensei algo relacionado com SPED, já que tenho um pouco de experiência na geração do mesmo.

Peço então a ajuda de vocês, que trabalham na área ou já fizeram algum trabalho parecido, com indicações de tema.

Fico no aguardo de sugestões.

Mirian Campagnaro

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 15:45

Boa tarde Mirian,

Já que você tem experiência na área, sugiro abordar assunto em que você tenha encontrado algum tipo de dificuldade e tenha precisado aprofundar. Ideais são sempre bem vindas, mas principalmente em TCC, a sua experiência e a sua afinidade com o tema será fundamental.

Críticas à forma como as obrigações são implementadas e as habituais mudanças de versões são constantes, pode ser um tema.
A complexidade do preenchimento, é outra possibilidade.
A dimensão do cruzamento de dados também.

Mas reitero a importância da sua identificação com o tema.

Forte Abraço.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 16:36

Boa tarde Alexandre,

Tenta delimitar um pouco mais isso, a área tributária é muito vasta. Com o que você trabalha ou estagia? Você gosta exatamente do que na área tributária? Qual o regime de tributação você domina mais? Qual tributo chama mais a sua atenção?

Forte Abraço

Edvaldo Andrade Almeida Neto

Edvaldo Andrade Almeida Neto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 10:48

Colegas, bom dia.

No mês de Junho de 2016 encerro meu MBA de Finanças, Controladoria, Auditoria e Pericia. A escolha do tema deve ser bem feita e estou aberto a novas dicas de vocês. Inicialmente, pensei em fazer sobre o seguinte tema:

"A importância da gestão de custos nas micro e pequenas empresas".

O que acham do tema citado acima? Caso possível, gostaria de indicações bibliograficas para iniciar minhas pesquisas. Obrigado, colegas.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 10:55

Bom dia Edvaldo,

Acho bem interessante. Para além da importância, em tendo tempo, retratar a forma como elas lidam com a questão dos custos seria interessante, se de fato existe alguma gestão e tal. Empiricamente a gente percebe que a maioria não tem um controle muito técnico, mas comprovar cientifica/academicamente seria legal.

Após isso retratar a importância e os ganhos que uma gestão eficiente de custos poderia gerar seria muito bom. Chamando atenção para as dificuldades de implantar essa gestão e o custo x benefício disso.

Forte abraço.

Edvaldo Andrade Almeida Neto

Edvaldo Andrade Almeida Neto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 12:48

Então Sérgio, conheço alguns amigos que possuem empresas na minha cidade. Pensei em fazer um trabalho teórico/pratico. Demonstrar como funciona na teoria, pegar um exemplo pratico e fazer um comparativo caso ele efetuasse da maneira correta sua gestão, se o custo x beneficio seria interessante para a empresa. Por trabalhar em escritório de contabilidade, posso perceber que muitas empresas, enquadradas no Simples Nacional, não alcançam o lucro desejado por ter a teoria de que para ter lucro, tem que sonegar, quando na verdade, uma boa gestão de custos de produtos e aplicações dos devidos tributos em suas mercadorias, já seria suficiente. Vou me aprofundar no assunto nos proximos meses e assim que ficar pronta, deixarei aqui o link para os interessados.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 13:08

Bacana Edvaldo... Se você fizer mais voltada para seus amigos, aprofunde nos aspectos qualitativos da pesquisa, se for uma coisa mais geral, o quantitativo deve ser o foco. Em geral as pesquisas quantitativas costumam ser mais aceitas, pois estatisticamente se aproximam mais da verdade, mas em ciências sociais a qualitativa tem tipo uma boa aceitação, de forma que falar com um amigo e aplicar os conceitos teóricos, fazendo uma espécie de "antes e depois" também ficaria muito bacana.
deixa o link aqui para nós sim, se precisar de algo nesse caminho estamos aí.

abraço.

Tomaz de Carvalho Pataro

Tomaz de Carvalho Pataro

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 13:34

Edvaldo Andrade Almeida Neto acho bacana o tema. Assisti há um tempo alguns TCCs nesta área, ficaram bons. Um trabalho com formação de preço de venda, considerando os custos das empresas pode ficar interessante.

Tomaz

TATIANE ARAUJO

Tatiane Araujo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 10:28

Bom dia,

Estou cursando o último semestre do curso de Bacharel em ciências contábeis, entretanto não vou concluir esse semestre, por que não consegui fazer meu TCC, meu maior problema e que não consigo achar um tema.

Lendo aqui os post do colegas me interessei por assuntos relacionados a Contabilidade Gerencial. Diante do exposto solicito a ajuda dos colegas para definir um tema, demilimitação,problema.

Conversando com minha possível orientadora, a mesma sugeriu abordar assuntos relacionados a contabilidade Gerencial, Logística e custos( essas são áreas que ela orienta).

Andei pensando em Logística Reversa, mas não encontrei niguem que tivesse falado do tema aqui! pensei em fazer algo relacionado a destinação do lixo, embalagens de empresas que se preocupam com a sustentabilidade, como a NATURA, algo sobre a Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

alguem tem uma ideia que possa me dar um norte? fontes de pesquisa?

e-mail: @Oculto

Victor Albuquerque

Victor Albuquerque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 10:52

Bom dia Tatiane,
A Contabilidade Gerencial é uma área muito boa para se buscar um tema para o TCC. Sugiro que busque ler alguns trabalhos para ter ideia ao certo do que quer falar.
No meu caso passei pelo mesmo problema que você para achar um tema na área da Contabilidade Gerencial. Após muitas leituras decidi fazer sobre a Contabilidade Gerencial como ferramenta de gestão nas Micro e pequenas empresas.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 13:31

Boa tarde Matheus,

Obrigatório eu não sei garantir se é não, mas nunca vi uma que não tivesse ao menos um TCC, nem que seja um pequeno artigo, ou um plano de negócios e tal.

Victor,

Compartilhe sua pesquisa conosco, o tema é muito bom e sempre muito vivo aqui no Fórum.

Forte abraço pessoal

TATIANE ARAUJO

Tatiane Araujo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 16:40

oi Victor!

muito obrigada pela ajuda. Gostei do seu tema e gostaria muito da sua ajuda.

se puder enviar algum material para eu ir me familiarizando com o assunto agradeceria muito.

segue meu email: @Oculto

Ariane Carvalho

Ariane Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 17:17

Boa tarde Alexandre

Eu como trabalho na área de escrita fiscal em escritório de contabilidade, fiz meu TCC com o tema " A importância do planejamento tributário para
as micro e pequenas empresas". É um bom tema mas tem que ver a parte que você interessa mais. Pois muitas empresas precisam de algumas informações para escolher o regime de pagamento da empresa.

Ariane
THIAGO OLIVEIRA

Thiago Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 09:01

Bom dia Pessoal,

Estou com muita duvida no meu t.c.c, eu escolhi fazer um planejamento tributário de uma empresa para ver qual ah melhor opção entre lucro presumido e o lucro real.
A empresa que eu peguei pra fazer, já apura pelo regime do lucro presumido, porem eu tenho muita duvida no lucro real, como que funciona o cálculo do pis e cofins? o que eu posso usar de despesa pra abater no lucro? ate onde eu sei a empresas que opta pelo lucro real são aquelas que tem bastante despesa pra abater no lucro pra pagar menos imposto, Se só com um balanço e uma DRE e consigo fazer os cálculos para o lucro real? ?
Se alguém pode me ajudar ficarei muito grato.
Att;

"Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível." (Charles Chaplin)
Ricardo Caggiano

Ricardo Caggiano

Prata DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 8 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 15:10

Boa tarde Alexandre,

Sugiro que direcione melhor seu tema a uma operação específica dessa transportadora, fazendo a apuração desses custos e talvez até um comparativo entre períodos ou operações de transporte, por exemplo.

Se forcar em fazer a apuração de custos total da transportadora, vai ficar um tema bastante abrangente, não focando em algo específico.
Nesse caso, da forma que opinei acima, seria um estudo de caso.

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 15:16

Olá Alexandre,

Você já tem a parte teórica que embasará seu TCC?

Não sei qual a estrutura do TCC em seu curso, mas geralmente se faz a parte teórica, descrevendo a contabilidade de custos, explicando o como fazer, e posteriormente, você fará o estudo de caso. Tenha a certeza de que a empresa lhe fornecerá informações necessárias, para não ter problemas ou ter que mudar de rumo por falta destas.

Para encaixar corretamente o tema, pense por qual motivo, qual intuito de se fazer a apuração dos custos deste ramo, assim você poderá facilmente encontrar a delimitação do tema e também os objetivos do trabalho.

Exemplos: apuração de custos para melhor gestão da empresa; apuração dos custos como forma de otimização dos resultados.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Ricardo Caggiano

Ricardo Caggiano

Prata DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 8 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 15:48

Exato Alexandre, é uma boa ideia. É bom cuidar para que não fique algo muito simples também.

Vou lhe dar como exemplo o TCC que fiz:
O meu trabalho foi realizado em uma Empresa armazenadora de Grãos, onde o foco foi o armazenamento do trigo. No trabalho busquei especificar quais os custos diretos e indiretos na realização da operação no período de 2014, qual o ponto de equilíbrio, e ao final qual o resultado (superávit ou deficit).

Não ficou algo muito complicado de ser feito e não ficou muito extenso, pois obtive as informações com certa facilidade.

Aline Fontana

Aline Fontana

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 13:28

Boa tarde,

Gente, eu preciso de algumas ideias pra fazer meu TCC, vou iniciar o 7° semestre e não tenho a mínima do que fazer.
Eu acho interessante o CPC 27 sobre o imobilizado, mas não tenho nenhuma ideia sobre o tema.

Alguém pode me dar uma luz, aceito quaisquer sugestões.

Abraços

Tomaz de Carvalho Pataro

Tomaz de Carvalho Pataro

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 21:25

Aline Fontana,

Eu gosto de pesquisas na área do planejamento tributário. Já usei análise das demonstrações para falar dos efeitos da alteração de regime tributário.

Já vi TCC na área gerencial, custos. Também é bacana.

Abraços,

Tomaz

Amanda Léo

Amanda Léo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 08:46

Bom dia,

Entrei para o 7º semestre e logo no primeiro dia de aula já pediram para escolher o tema do TCC, já que uma parte será entregue em junho.

Trabalho em um escritório de contabilidade e um dos nossos clientes é do ramo de cosmético, ele nos pediu para fazermos uma análise financeira da empresa, pensei em ir mais a fundo nesse projeto e fazer algo relacionado a contabilidade gerencial/empresarial.

Quem puder me dar uma ajuda eu agradeço.

Amanda

Patricia Pereira dos Santos

Patricia Pereira dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 8 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2016 | 09:09

Estou cursando o 6o. semestre de Contábeis e a matéria de TCC para mim so abre no próximo semestre...Tenho achado extremamente interessante essa briga fiscal do ICMS para controle do e-commerce e como a Emenda Constitucional nº 87/2015 tem prejudicado as empresas do Simples Nacional. Espero poder usar esse tema no próximo semestre!! E fica como dica para quem se identifica com o assunto. :)

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 13 fevereiro 2016 | 10:30

Patricia Pereira dos Santos


uma ótima dica,pois o assunto é abrangente, atual (e-commerce) e polemico!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 07:51

Patricia,

Eu não acho que seja um assunto viável, em minha opinião mesmo o assunto sendo polêmico atualmente há pouco em se falar de material, normalmente se tem a base da EC 87/2015 e o convênio 93/2015, fora isso não tem livros, ou até mesmo matérias que venham a fomentar seu artigo.
Instruo pegar um assunto que venha ser de impacto e que tenha bastante material para complemento.
Porém se a sua instituição tem uma metodologia onde o artigo possa ser adequado com a quantidade de material disponível sobre o DIFAL a CF, neste caso sim seria um bom assunto.

Nota que o assunto deve ser cuidadosamente estudado pois uma vez iniciado não há como cancelar.


Sds-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Página 5 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.