x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.601

Temas para TCC

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 16:14

Ingrid,

Modéstia a parte, meu livro é bem completo e pode lhe ajudar muito! Inclusive há um caso prático em que faço um estudo da margem de contribuição de uma montadora de veículos, construindo um ranking dos produtos mais relevantes.

Fique a vontade para perguntar.

Obrigado pela indicação Nilton!

Att., Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Fernanda Silva Santiago

Fernanda Silva Santiago

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 15 agosto 2017 | 16:53

Boa tarde, faço Ciencias Contabeis e estou na reta final do curso, me sinto perdida em relação ao assunto/finalidade/objetivo, tudo que eu leio sobre o assunto e temas abordados é repetitivo e muito vago, gostaria muito de falar sobre Bitcoins as moedas virtuais. Se alguem puder me ajudar com algum direcionamento ficarei muito grata.

Ingrid Thaís Valga

Ingrid Thaís Valga

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 00:07

Prezado Revson,

muito obrigada por sua ajuda, com certeza lerei o livro!
Quer dizer, no momento, meu esposo ficou com este tema rs...Nós estudamos juntos, e na minha Universidade o TCC podia ser e dupla, mas a partir deste semestre, ele será indivisual. Porém, estou passando esta mensagem para ele, e quaisquer outras orientações que você tiver, será de grande ajuda!

O tema que decidi para fazer o meu trabalho é:
Sobre a importãncia da ética no exercício da profissão contábil: uma análise sobre as infrações éticas cometidas e punições aplicadas - a valorização do contador com o cumprimento do Código de Ética.

Eu decidi esse tema há poucos minutos, claro que a organização e as frase de título pode mudar, mas quero que a semântica gire em torno disso.

Você poderia me dar alguma orientação por onde começar a estudar e pesquisar?

Desde já agradeço muitíssimo!

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 09:24

É um bom tema, Ingrid.

Além dos livros que você vai encontrar na biblioteca da sua instituição de ensino, a sua maior fonte de consulta deverá ser o próprio Código de Ética profissional.

Eu lhe oriento a pesquisar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu Estado, se existe alguma estatística sobre as infrações cometidas pelo profissionais e quais as sanções aplicadas. A partir disso, realize um estudo buscando as razões para as infrações e como esse problema pode ser evitado, com uma atuação mais preventiva do CRC, com campanhas orientativas.

Bom trabalho!

---
Revson

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Ileusis Luna Araujo e Silva

Ileusis Luna Araujo e Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista Tributos
há 6 anos Quinta-Feira | 17 agosto 2017 | 13:07

Prezados, boa tarde!

Minha faculdade faz dois projetos integradores onde um é agora, no 7º semestre, e o outro será no 8º semestre.
O primeiro projeto integrador é a elaboração de um "plano de ação" que viabilizará um projeto de controladoria no 8º semestre.

Eu ainda não estudei este tema (controladoria) que será apresentado apenas no segundo bimestre deste semestre, portanto não tenho conhecimento em controladoria. Porém, já tenho que elaborar o projeto do 7º semestre pois o prazo de entrega é curto.

Então recorro à vocês para me orientarem se com o tema que escolhi é possível dar continuidade com o projeto de controladoria, a minha tutora não está me respondendo esta questão.

A empresa estudada tem dois problemas:

1 - Todos os funcionários da administração são auxiliares administrativos, todos fazem de tudo, por este motivo muitas vezes os boletos de fornecedores ficam sem o pagamento pois não são lançados no sistema operacional. (apesar de existir o DDA, a administradora não efetua pagamentos aos quais não estão relacionados no sistema operacional para evitar que percamos verbas em atos fraudulentos).

2 - Em operações destinadas a consumidor final não contribuinte (convenio 87/15), o sistema operacional não aplica corretamente a tributação devido a falta de informações básicas no cadastro do cliente, o que onera aqueles que não são contribuintes finais (no final das contas o prejuízo não é repassado para o cliente pois o valor do DIFAL não está compondo o preço da mercadoria) e desonera nas operações a consumidores finais de fato.

Para a questão 1 estou elaborando uma divisão de trabalhos com plano de carreira, onde ao invés de todos serem "auxiliares administrativos", apresentarei cargos e responsabilidades .

Para a questão 2 estou elaborando uma estratégia para que os cadastros sejam atualizados e o sistema operacional possa trabalhar para os usuários e não o inverso como tem acontecido.

A primeira parte do trabalho está pronta, que é onde eu apresento o problema e a forma de resolução. A segunda parte será cumulativamente a apresentação do processo de acompanhamento e sua conclusão.

então no semestre que vem terei que montar a controladoria disso.

Então vos pergunto: Com este tema, eu consigo montar uma controladoria? Como seria isso?


Grata desde já,

ileusis Luna.

Ileusis Luna
Analista tributário
Carol Rodrigues

Carol Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 23:27

Boa noite a todos,

Gostaria de suas opiniões para o meu tema do tcc, " A tributação no âmbito das relações de comercio exteriores".
No qual o mesmo, foi considerado um tema arriscado por meu antigo coordenador.

Alguém tem experiência em práticas de importação e exportação que possa me dar umas dicas ?

Agradeço.

Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 01:10

Olá pessoal.

Estou com uma enorme dúvida em relação a Hipótese do TCC,
meu projeto está relacionado ao Mercado de Trabalho e áreas de atuação do profissional contábil
segundo a DCN10.
Porém estou com grande conflito na elaboração da hipótese, como posso formular e desenvolver uma excelente hipótese
com base no tema abordado?

OBS: Peço orientações e não ajuda para compor o trabalho.

Grato colegas.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL
André Fontenelle

André Fontenelle

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 09:54

Saudações a todos os membros!

Meu nome é André Fontenelle, sou professor na área de metodologia científica.

Criei um super conteúdo sobre o processo de escolha de temas para TCC, para ajudar quem está começando. Já testei esse método várias vezes e 100% dos alunos que o seguiram foram aprovados.

Você pode conferir no Youtube, clicando aqui: Professor André Fontenelle - Como fazer um TCC

Ou então você pode conferir o material mais completo no meu blog, clicando aqui: Como fazer um TCC

Obrigado e um abraço a todos!

Professor André Fontenelle

MARCOS DAVID COIMBRA DE OLIVEIRA

Marcos David Coimbra de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 18:20

Pessoal, boa tarde.

Estou no 7º pe. de Ciências Contábeis e tenho até o fim da semana para definir meu tema de TCC e orientador.
Porém ainda estou muito perdido e sem tema definido para o meu TCC.
O cenário piora um pouco mais, pois não trabalho com contabilidade. Trabalho na área de planejamento de um Call center.
Gostei muito das cadeiras de Custos e pensei em fazer algo direcionado para essa área.
Gostaria muito da ajuda de vocês.
Desde já agradeço.

João Vitor Griesbach

João Vitor Griesbach

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 02:04

Boa noite,

Posso soar um pouco ansioso, mas ainda estou no 2º período e já me pego pensando no TCC.

Faço estágio em uma trading company e comecei a me interessar muito pelo comércio exterior.
Poderiam me indicar exemplos de temas e uma boa bibliografia para esse tema de contabilidade internacional, IFRS e etc.?

Ana Paula D. Bessa

Ana Paula D. Bessa

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 14:37

Boa tarde,

Estou no 7º período de Ciências Contábeis, amei esse site, e como muitos, estou com dúvidas à respeito do que falar no meu TCC, duvidas sobre qual o assunto a ser tratado. Pensei em falar de algo relacionado a terceirização na administração pública, pois sou terceirizada em um ambiente público, e poderia tratar das responsabilidades trabalhistas, o custo entre outros, mas meu orientador disse que é um tema muito chato de ser tratado, o que acham ? Podem me indicar outra coisa se for difícil mesmo?

Desde já agradeço à atenção.

Ana Paula D. Bessa

Gustavo Henrique Torres Barros

Gustavo Henrique Torres Barros

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 15:14

Boa Tarde Pessoal !
Estou cursando o 7 período de contabilidade , e estou precisando de uma ajuda de vocês em relação ao tema especifico para a elaboração do meu TCC , gostaria de preparar algo em relação á ELABORAÇÃO DE PROJETOS, PLANEJAMENTO DE EMPRESAS , CONTABILIDADE DE CUSTOS... queria bibliografias a ser lidas sob esses assuntos e que me ajudem na escolha de um tema especifico..

Agradeço desde já !

NAGELA  BRITO

Nagela Brito

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 21:43

Boa noite

Faço contábeis Estou inciando meu TCC , e gostaria de opiniões e sugestões sobre meu tema e : O ABANDONO DE EMPRESAS SEM ENCERRAMENTO LEGAL DE SUAS ATIVIDADES E TRANSTORNOS QUE ESSA ATITUDE PODE CAUSAR AOS SÓCIOS .

Geovane

Geovane

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 09:19

Bom Dia,

Vou Iniciar os estudos para o meu TCC, como tema central escolhemos BALANÇO SOCIAL, Gostaria de sugestões de livros, artigos, entre outros, onde possa conseguir boas informações sobre o assunto.

LIVIA

Livia

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 6 anos Quarta-Feira | 11 outubro 2017 | 16:30

Boa tarde,
eu queria um tema voltado para Importação e Exportação, alguém pode me ajudar?

Lorrana Silva

Lorrana Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2017 | 12:05

Bom dia,
Vou fazer meu TCC e pretendo falar sobre o e-social e a mudança na rotina trabalhista que o mesmo irá causar.

Se alguém puder me ajudar com indicação de livros, artigos e afins..
Grata

Lorrana Silva.

bianca sousa

Bianca Sousa

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 22 novembro 2017 | 13:01

Boa tarde,

Estou inciando meu tcc com o tema: Tributação de ICMS na Zona Franca de Manaus
Se puderem me ajudar com o assunto ou com algum artigo ou livros que falem sobre a zona franca e o icms ..

Lucileudo Fernandes da Silva

Lucileudo Fernandes da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Atendente Comercial
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 17:41

Sou aluno do 8º período do curso de contábeis. Para o meu TCC resolvi abordar a questão da profissão contábil e a sua valorização/desvalorização. Desejo tratar o suporte e valorização da classe pelos crc e cfc, a visão do cliente sobre o contador e a falta de cumprimento de uma tabela de valores de serviços, o que faz com que um contador cobre um valor e outro cobre bem abaixo, desvalorizando assim a categoria.
Gostaria de sugestões literárias, bem como quais outros pontos eu poderei abordar.
Haverá também um questionário que será aplicado junto aos contadores e sociedade acerca da nossa profissão.
Desde já agradeço.

Caroline B.

Caroline B.

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2018 | 21:56

Olá, gostaria de fazer meu tcc com o seguinte tema: qual a importância da analise da DFC para compra de ações?
Estou com dificuldade para encontrar material nessa área alguém pode me ajudar ?

Giuliane de Souza Agibert Kluppel

Giuliane de Souza Agibert Kluppel

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 27 fevereiro 2018 | 12:20

Olá, estou pesquisando temas para iniciar meu TCC.

Eis que sou músico (DJ) , pensei fazer algo nesta área, porém não me vem nada a cabeça além de Gestão Contábil na produção musical,

teriam outra ideia em cima desta área?

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 28 fevereiro 2018 | 13:23

Lucileudo Fernandes da Silva ,

Tenha em mente que seu tema está intimamente ligado ao aviltamento de honorários. Pesquise como outras categorias profissionais tratam essa questão. Por exemplo: a Ordem dos Advogados do Brasil.

Outro sugestão é tentar relacionar o advento do Microempreendedor Individual com a queda do número de potenciais clientes para os contadores. Será que o MEI prejudicou a classe contábil?

Bom trabalho!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Anderson Carlos Oliveira Mota

Anderson Carlos Oliveira Mota

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 1 março 2018 | 21:24

Prezados, boa noite.

Sou novato por aqui, estou necessitando encarecidamente de ajuda, sei que muitos tem experiências no assunto. Vamos lá!

Estou no 7º semestre de Ciências Contábeis e estou com muita dúvida para formular um tema para o TCC. Gosto muito da área tributária na qual estou estagiando em um escritório. Achei a postagem do Tomaz de Carvalho Pataro sobre o tema interessante. Se possível, gostaria muito da ajuda de vocês

E-mail: @Oculto

Desde de já agradeço a todos.

Lani Lopes

Lani Lopes

Bronze DIVISÃO 3, Analista Automação
há 6 anos Sexta-Feira | 2 março 2018 | 09:57

Bom dia, pessoal!

Galera, será que alguém pode me dar umas dicas pra eu poder montar meu tema do TCC?
Estou pensando em fazer algo do tipo, escolher uma empresa do regime Simples Nacional e realizar o planejamento tributário para a nova lei do simples, a 155/2016. Ou, trabalhar com empresas de outros regimes e verificar se realmente estão enquadradas no regime menos oneroso, comparando o Simples, Real e Presumido. Mas acho que vai ficar mais trabalhoso do que deveria ser.

Agradeço desde já quem puder me dar um UP!

Victor Rodrigues Baptista

Victor Rodrigues Baptista

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 10:54

Bom dia, pessoal !

Sou um estudante e estou finalizando minha graduação porém estou encontrando dificuldades com o tema para o TCC, vocês teriam alguma sugestão ? eu não tenho tanta experiência na área fiz um estágio na área pública durante 2 anos mas não gostei muito o que me recomendam ?

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 13:19

Victor Rodrigues Baptista, eu recomendo "Contabilidade Gerencial" e, se me permite, indico meu livro como referência bibliográfica.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Página 11 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.