x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 7.334

Registro de Livro Diario empresa Simples Nacional.

Felipe Cesar

Felipe Cesar

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 10:24

Bom dia pessoal, tenho um cliente que esta levantando dinheiro em um banco eis que como e muito dinheiro, o banco solicitou de primeiro caso a um balanço patrimonial registrado na jucesp, fiz todo o procedimento e registrou a uns 30 dias atras, eis que agora o mesmo banco para aprovar e liberar a grana solicitou o registro do livro diário da empresa e como e a primeira vez que vou fazer esse procedimento fiquei na duvida visto que isso e feito na Sede da Jucesp em Sp, liguei la para tomar informações e me disseram que teria de ir la pessoalmente para isso, nem precisa dizer que é uma vergonha moro a 400 km de sp imagina ir la e toma informação e volta fica mais caro que os serviços, minhas duvidas são as seguintes:

-Quais documentos devo mandar? (na ordem Termo abertura, Diário, Balancete, Balanço Patrimonial e DRE, e termo de encerramento)
-Devo rubricar todas as paginas e assinar onde consta os nomes?
-Quantas vias devo mandar? (seria 3(tres) vias de cada um)
-E o primeiro diário que vou fazer começaria como numero 1 mesmo que a empresa é de 2005?
-Quais os valores das Taxas?
-Como fazer o Cadastro WEB para esse tipo de registro, seria o mesmo que o registro de balanço?

Fico grato pra quem puder ajudar.

Obrigado e tenham um bom dia.

PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 7 dezembro 2014 | 23:53

Felipe,

Também moro em uma cidade do interior e aqui registramos os nossos livros diários no cartório civil, mesmo a empresa sendo sociedade empresária ltda, Eireli ou Empresário Individual. As que já são realmente registradas em cartório (Sociedade Simles) registramos no Cartório de Imóveis da nossa cidade.

Não tenho agora em mãos o embasamento legal, mas quando fomos questionados por algumas empresas devido a licitações não quererem aceitar o registro em cartório, citamos o embasamento e as mesmas o aceitaram.

Para você ter uma idéia o custo do registro nesse cartório é por volta de 23 reais. Só apresentamos o diário, com as demonstrações assinadas e os termos assinados um a um pelo contador e pelo responsável pela empresa. O registro fica pronto de um dia para outro.

A ordem das demonstrações varia de contador para contador, mas eu acrescentaria um plano de contas, uma DLPA e notas explicativas.
Se a empresa iniciou em 2005, mas só agora a contabilidade foi feita, antes era por livro caixa, o livro será o nº 01, pois será o primeiro diário, mas se anteriormente já era feito a contabilidade, o correto seria imprimir os diários anteriores e fazer o registro de cada um deles, sendo o nº 01 o do ano de 2005, ou o do primeiro ano que teve o diário. Já registramos livros retroativamente assim nesse mesmo cartório.

Deixo claro que isso é feito por nós para minimizar os custos com viagens até SP, não estou indicando esse procedimento como certo ou errado.
Como nunca registrei na Junta não sei explicar os procedimentos.
Espero ter ajudado.

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 08:43

Felipe Benelli,

Nós aqui costuma registrar todos os ano alguns Livro Diário em SP.

O valor não me lembro se foi 13,00 ou 19,00

Você entra no site da Jucesp e preenche um documento em 2 vias.
Leve até a Jucesp em SP e uma via fica com eles (não precisa de marcar hora)

Se for 1 livro registra em até 2horas, se for mais de um demora dias!

Tome cuidado que eles é muito detalhista, fiz livro aqui que foi reprovado por besteiras simples... rs

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 09:25

Bom dia Felipe Benelli,

As normas da contabilidade são emitidas pelo CFC. Segundo a Resolução CFC nº 1.418/12 as demonstrações exigidas para empresas ME ou EPP, ou seja, que faturam menos que R$ 3.600.000,00 ao ano, são o Balanço Patrimonial, DRE, e Notas Explicativas. Embora você possa fazer também as outras demonstrações, que são a DFC e DMPL/DLPA.
Seguindo essa linha de pensamento o livro diário deverá conter no mínimo:
Termo de abertura;
Diário;
Balanço Patrimonial;
DRE;
Notas Explicativas;
Termo de encerramento.

Se não houve o registro de outro livro diário anterior a esse, o nº desse será 1.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 09:35

É isso mesmo que o Marcos V. Lubave disse, Perfect!


A Resolução CFC nº 1.418/12 de 05 de dezembro de 2012, que aprovou a ITG 1000 - Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, visa desobrigar estas empresas da adoção da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral - NBC TG 1000 - Contabilidade para PMEs, permitindo-lhes adotar um modelo simplificado para a escrituração e elaboração de demonstrações contábeis.



Se não houve o registro de outro livro diário anterior a esse, o nº desse será 1. ( Já aqui no estado de SP tem que ser registrado todos, não tem como pular sequencia).


Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.