x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 144.427

Contabilização de veiculo financiado

DANIELLE POLATO ARGENTON

Danielle Polato Argenton

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 16 abril 2008 | 18:06

Olá! Estou em duvida na contabilização de um veiculo que esta parcelado em 36 vezes, na compra foi dado de entrada o valor de 12.000,00 e financiado 14.000,00, qual será o valor que devo lançar na ficha do ativo imobilizado e qto quanto ao valor do veiculo que sofrera depreciação? Muito obrigado!

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 08:02

Daniele, bom dia

Na compra do veiculo deve ter vindo algum documento discriminando o valor original do veiculo ok ?

Como voce financiou uma parte, consequentemente acarretara juros e correços em cima deste valor.

Entao, suponhamos que o valor original do veiculo discriminado no documento seje 20.000,00.

A contabilizaçao ficara da seguinte forma.


D - Imobilizado = 12.000,00
C - Caixa = 12.000,00


D -Imobilizado = 8.000,00
C - Emprestimos e financiamentos = 8.000,00

D - Juros pasivos = 6.000,00
C - Emprestimos e financiamentos = 6.000,00


Sendo assim, no final , sua conta de imobilizado estara com o valor original do veiculo a ser depreciado ( 20.000,00), e sua conta de emprestimos e financimentos estara com o valor exatato a ser financiado ( R$ 14.000,00).


Georgito

JOAO SILVESTRE

Joao Silvestre

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 08:10

Danielle

Bom dia!

Sua dúvida é o valor a lançar no IMOBILIZADO, referente a aquisição do referido veículo?


A DEPRECIAÇÃO É FEITA PELO VALOR TOTAL, nesse caso R$26.000,00. Não importa a forma de aquisição, se à vista ou a prazo, do BEM IMOBILIZADO.
Não sei se entendi sua pergunta, mas a depreciação total do veículo deverá ser feita em 60 meses, ou seja 20% ao ano.

Qualquer dúvida? retorne.

Joao

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 08:43

Danielle.

Olá! Estou em duvida na contabilização de um veiculo que esta parcelado em 36 vezes, na compra foi dado de entrada o valor de 12.000,00 e financiado 14.000,00, qual será o valor que devo lançar na ficha do ativo imobilizado e qto quanto ao valor do veiculo que sofrera depreciação? Muito obrigado!


Pela aquisição do bem temos:

D = Veiculos(AI)
C = Fornecedores de imobilizado(PELP)

Pelo pagamento da entrada:

D = Fornecedores de imobilizado(PELP)
C = Bancos conta movimento(AC)

Pelos pagamentos mensais e sucessivos:

D = Fornecedores de imobilizado(PELP)
C = Bancos conta movimento(AC)

Notar o seguinte aspécto: Separe o valor que a financeira está cobrando a título de juros e faça o lançamento contabil na conta de juros a apropriar no ativo, isso por que a empresa irá pagar os juros ao longo de 03 exercícios, não podendo debitar de uma única vez pois fere o principio da compêtencia, na medida que forem sendo pagas as parcelas do financiamento, debite a conta de juros(CR) e vá creditando a conta de juros a apropriar do ativo circulante, transferindo então para a despesa.

Nota 1 - Para o lançamento na ficha ou no mapa da depreciação, o lançamento deverá ser o original ou seja o valor de tabela do bem.

Nota 2 - Se o bem foi adquirido até o 15(decimo quinto dia)do mês a depreciação deverá ser promovida dentro do proprio mês ou seja a partir do 15(decimo quinto) dia mesmo, se a aquisição tiver sido feita a partir do 16(decimo sexto dia) então a depreciação será considerada a partir do dia 01(dia primeiro) do mês subsequente à aquisição.

Lançamentos da depreciação:

D = Despesas com Depreciação(CR)
C = Veiculos com Depreciação(AI)*

A complexidade das informações ora descrita, apenas reflete a boa prática contábil visando um entendimento elucidativo, todavia se todas essas informações foram motivo de dúvidas, retorne, pois aqui no Forum há sempre alguém de alguma forma querendo ajudar.

Sds.

Onde:
CR = conta de resultado
AI = ativo imobilizado
PELP= passivo exigivel a longo prazo
AC = ativo circulante
AI* = conta retificadora do grupo do ativo imobilizado

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 09:27

Claudio Rufino, bom dia.

Me veio a duvida ref ao que questionou nosso amigo joao silvestre.


Falemos somente sobre os valores, o valor a IMOBILIZAR e DEPRECIAR, devera ser feito pelo valor total do financiamento ou pelo valor do original do bem ?


Georgito

JOAO SILVESTRE

Joao Silvestre

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 10:07

Georgito

Bom dia!

Eu entendi que a Danielle teria dúvida do valor total do veículo, a lançar no imobilizado, visto o referido foi adquirido com parte á vista e parte a prazo. E é sim a lançar IMOBILIZADO/DEPRECIAÇÃO, pelo total do bem.

Esclareceu muito melhor, o Claudio. Atente pelos detalhes dos lançamentos, tão bem por ele explicado.

Pela aquisição:R$ 26.000,00

Pelo pagamento da entrada: R$ 12.000,00

Pelo pagamento mensais: R$ 14.000,00 parcelados ( de 1/36 a 36/36)

Pela depreciação: R$ 26.000,00


Desculpe-me se coloquei de forma não elucidativa.

Joao

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 11:02

Caríssimos, a depreciação deverá sempre ser feita pelo valor do bem, ou seja:

Se determinado bem foi adiquirido por R$ 100.000,00 esse sim será o valor a ser depreciado, ok? já os valores pagos a título de juros/atualização monetária etc, não devem ser imobilizados, por apenas se tratarem de despesas financeiras, afinal de contas, nenhuma istituição financeira financia nada para ninguém sem qualquer vantagem, entendido?

Abraço a todos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 11:29

João... bom dia e obrigado por utilizar o FORUM, a expressão "Caríssimos" é apenas cordialidade, e em nenhum momento disse que a dúvida era sua, alias, em momento algum fiz referencia a ninguém, apenas me propus a contribuir com a postagem, por gentileza não leve isso como ofensa.

Tenha um bom dia.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 11:45

Claudio Rufino, muito obrigado por ter esclarecido a MINHA DUVIDA e a da DANIELA.

A voce tambem Joao Silvestre, me desculpe se nos o ofendemos em alguma hora, nao foi minha intençao e tenho certeza nem a do Claudio.

È que as vezes interpretamos as perguntas de varias formas, eu nao estava conseguindo interpretar o que a Danilla quis dizer com os 14.000,00 ( valor do financimento bruto ou liquido).

Obrigado a todos

Georgito

DANIELLE POLATO ARGENTON

Danielle Polato Argenton

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 13:31

Olá pessoal!! Agradeço muito a todos que ajudaram a esclarecer minha duvida! É a primeira vez que estou postando nesse forum e fiquei muito feliz com o retorno imediato! Espero que eu possa ajudar vcs um dia!!

Um abraço a todos!

Dani

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2009 | 14:46

Boa tarde, Clarice


Entenda como "Longo Prazo", agora dentro do "Não Circulante", todas os direitos e obrigações, respectivamente realizáveis ou exigíveis após o fim do exercício seguinte.

Exemplo: Como estamos em 11/2009, e o exercício seguinte terminará em 12/2010, tudo aquilo que pertencer a períodos a partir de 01/2011 deverá ser lançado no "Longo Prazo".


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 13:46

Boa tarde, Marco Aurélio


Bem vindo ao Fórum Contábeis.

Para que algum participante consiga ajudá-lo, seria necessária a identificação dos detalhes deste contrato (natureza, datas, valores, índices, etc).

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 17:25

Pois bem, caro Marco Aurélio...


Considerando que o Fórum Contábeis é um portal público, logicamente nossos princípios consistem em tentar levar as experiências por aqui registradas ao maior número possível de interessados.

Como seria contraditório em um portal público alguém tentar ajudar particularmente outrem, e na certeza de que não seria difícil consolidar os dados e os apresentar por aqui, sugiro novamente que os fatos sejam discutidos abertamente, pois somente assim será possível cumprir as diretrizes deste portal de informações e certamente não é só você quem possui uma dúvida deste tipo.

No aguardo de seu retorno, registro saudações.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.