x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.308

Pro labore Empresa LP e SN

Decio Severo

Decio Severo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 07:17

Bom dia
Por gentileza algum amigo poderia me informa sobre a possibilidade da retirada Pro-labore dos socios, pois os
mesmos socios tem 2 empresas uma Lucro Prezumido e outra
Simples Nacional , se posso fazer a retirada de Pro-labore somente pela Simples Nacional (tributação mais em conta)e nao fazer a retirada sobre a lucro prezumido e fazer apenas uma retirada no final do ano,a esta possibilidade, e outra pergunta o lucro obtido pela empresa pode ser retirada pelo socio mensalmente desde que lançado no livro caixa da empresa ou seja por ex retirada pro-labore R$ 1.000,00 retirada de lucro R$ 7.000,00, este dinheiro os R$ 8.000,00
tem que ser depositado na conta fisica do socio e ai ele paga as despesas pessoais dele pode ser desta forma, desde ja agradeço a atenção dos colegas.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 07:59

Bom dia Décio,

Pelo lógica e por força do Contrato Constitutivo, a empresa não poderá ficar acéfala, ou seja, não há como manter uma empresa em funcionamento sem alguém que a administre. Se não um dos sócios, pelo menos um gerente contratado.

Uma vez que não haja gerente contratado, o sócio que desempenhe esta função deverá obrigatóriamente perceber pró-labore e (naturalmente) pagar os encargos devidos sobre este.

As mesmas regras devem ser aplicadas à empresa optante pelo Simples Nacional. Você não pode remunerar o sócio gerente (responsável) pela empresa apenas com eventuais distribuição de lucros.

Pelo exercício de administração, a exemplo do que ocorre com a empresa tributada pelo Lucro Presumido (citada acima), ele terá o direito a retirada de pró-labore.

No entanto nada o impede de além do pró-labore retirar também o montante que lhe cabe referente a distribuição de lucros, desde que a empresa faça prova de que houveram lucros a ser distribuídos

...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 17 abril 2008 | 09:03

Edneia,

Estas dúvidas suas já foram bastante discutidas aqui no fórum.

Dê uma olhada neste post, tenho certeza que irá tirar suas dúvidas sobre o registro contábil de uma empresa. Você também poderia ter feito uma pesquisa sobre o assunto.

Também existem muitas postagens sobre a distribuição de lucos. Dê uma olhada nesta aqui ou nesta outra, mas o ideal é você fazer uma pesquisa sobre o assunto.

Se as dúvidas persistirem, volte a postar.



Lembre-se, uma das regras do fórum é pesquisar antes de postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.