Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.753

Contabilização de algumas despesas

Deborah Lopes

Deborah Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 09:25

Ola, a empresa a qual faço a contabilidade paga algumas despesas como alimentação de outra empresa e esses pagamentos são abatidos no valor mensal do aluguel. Na empresa que recebe esse valor de abatimento de aluguel que também sou eu que faço a contabilidade como devo lançar? por exemplo na 1° empresa lanço assim:
D - banco (AC) e C - em alugueis a pagar (PC)
já na empresa que recebe esse valor como parte como devo lançar já que não há nenhum documento na outra que comprove isto?

Cleiton Dada dos Santos

Cleiton Dada dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 09:36

Bom dia, quanto ao pagamento do aluguel, a empresa que recebe deve informar a receita com aluguel, Receita não operacional, a menos que seja este o objeto fim da empresa, quanto às despesas pagas pela outra empresa e descontadas do aluguel, devem ser informadas nas despesas da empresa locadora, cada uma em sua conta específica.
A empresa locatária pode informar esses pagamentos como adiantamento de aluguel, ou se faz os pagamentos na data de pagamento do aluguel, pode informar como pagamento de aluguel, mesmo sendo uma nota de refeição, desde que deixe bem claro no histórico do lançamento, e se necessário, informando nas notas explicativas quando fechar o exercício.

Deborah Lopes

Deborah Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 09:46

O que ainda nao ficou claro na minha mente é como eu devo contabilizar o recebimento deste aluguel. Exemplo todo mes faço uma provisao de aluguel a receber D- Receitas de Aluguel (CR) e C - Alugueis a Receber (AC) e esse saldo tem quer ficar a alugueis a pagar da outra empresa . Como tenho que fazer para na hora do abatimento esses saldos permanecerem iguais? Fiz um lançamento que sei que esta errado mais foi só para comparar os saldos da seguinte forma na empresa que recebe o aluguel D- despesas Diversas (CR) e C - Alugueis a Receber (AC) para amortizar este saldo, mais qual seria o lançamento correto?

Douglas Maganha da Silva

Douglas Maganha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 10:19

Reveja os lançamentos que estão sendo feitos, pois pelo que vi estão errados.
Segue abaixo forma correta de ser feito o registro, conforme descrito:

Na empresa dona do imóvel

Provisão do Aluguel a Receber:
D - ALUGUEIS A RECEBER (Ativo)
C - RECEITA DE ALUGUEIS (Resultado)

Recebimento do Aluguel:
D - DESPESAS DIVERSAS (Resultado)
C - ALUGUEIS A RECEBER (Ativo)

Na empresa que alugou o imóvel

Provisão do Aluguel a Pagar:
D - DESPESAS COM ALUGUEIS (Resultado)
C - ALUGUEIS A PAGAR (Passivo)

Pagamento do Aluguel:
D - ALUGUEIS A PAGAR (Passivo)
C - ESTOQUES (Ativo)

Douglas Maganha da Silva

Acesse: http://www.facilitandoacontabilidade.com.br/ - blog sobre dicas, concursos, procedimentos e notícias da área contábil!
JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 08:15

Caros colegas
Estou precisando de uma ajuda:
Uma empresa cuja atividade é administração de imóveis próprios, com sede no RIo de Janeiro.
Essa empresa tem diversos empreendimentos no Nordeste, ainda em construção, que estão sendo vendidos na planta.
Para acompanhar essas transações, o sócio fica muito tempo por lá.
Por isso, o sócio alugou, em nome da empresa, um apartamento, por temporada, para se instalar enquanto estiver negociando esses imóveis.
Posso contabilizar esse aluguel e demais despesas do sócio, em função desse deslocamento?

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.