x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.693

Contabilizaçao de Simples Remessa

Marta de Oliveira

Marta de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 10:50

Caros Colegas, Bom dia! Por gentileza, como contabilizo notas de Saída Simples Remessa cujo o CFOP é 5949 para empresa de Lucro Presumido?
Debito e Credito qual Conta Contábil? Desde já agradeço pelo o auxilio.

RAFAEL PETROZZIELLO

Rafael Petrozziello

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 18:23

Colega,

Penso que Nota de Simples remessa não é contabilizada. Apenas há controle fiscal, registro em livro de entrada/saida, mas em lançamento contábil, nada a ser feito.

Agora depende muito do contexto, para verificar se envolve alguma situação patrimonial ou controle de bens pela sua empresa...

Att,

Marlon Finger

Marlon Finger

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 25 janeiro 2015 | 12:35

Bom dia Colegas!

Trabalho numa empresa de Implementos agrícolas e temos muitas casos de SIMPLES REMESSA.

Em questão das notas de simples remessa onde Sr. Rafael Petrozziello nos informa a não necessidade de fazer lançamentos contábeis desde que não envolva alguma situação patrimonial ou controle de bens, porém em alguns casos acredito que temos efeitos patrimoniais pois incidem IPI e principalmente o ICMS em alguns casos de simples remessa (Demonstração, Troca, Teste etc...)

Neste contesto eu faço um contabilização em contas de compensação que não somam ao meu ativo e nem meu passivo, apenas para controle, e os impostos são lançados normalmente em Recolher contra despesa e no caso do retorno Recuperar contra receita.

Alguém conhece outra forma de contabilizar os impostos sem necessidade de usar contas de compensação, pois somos uma multinacional e nossa matriz não entende muito esse processo de contas de compensação....

Obrigado!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.