Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.169

Duvida Corretora de Seguro

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 09:17

Bom dia amigos do fórum,

O caso é o seguinte,

Uma corretora de seguro esta recebendo de seus franquiados além das comissões pela venda dos seguros uma ¨ajuda de custo¨ que é depositada junto as comissões, mas que nunca em nenhum momento foi enviada para o Contador (tanto recibos como extratos Bancários), por consequência disso nunca havia sido lançada ou tributada.

Eis minha duvida, ao meu ver esta ¨ajuda de custo¨ também deveria ser tributada, já que não deixa de ser uma receita para a empresa que a recebe.

Mas como é um caso que nunca presenciei gostaria da opinião dos colegas sobre a tributação desta ¨ajuda de custo¨ , se ha alguma legislação específica para isso, se é tributado ou não e demais observações que vocês tiverem sobre o assunto.

Desde ja agradeço e aguardo respostas.

Att,

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 13 dezembro 2014 | 09:18

Bom dia colega, essas ajudas de custos ou prêmios de incentivo, devem ser tributadas sim, e se a empresa estiver no simples terá que segregar as mesmas, bem como na NFs. ser explicita a distinção de comissões. O ideal e vc saber como eles contabilizam la na SAIDA, para ficar coerente com a sua entrada., mas em geral e isso mesmo, sai como ajuda ou prêmios .O maior problema e que não mandam os extratos, ai o problema e serio, pois a fiscalização toma como base exatamente os extratos bancários. E fazem cruzamento com os faturamentos e extratos, a partir de um programa que possuem, as empresas, consideradas suspeitas em função das disparidades percentuais entram no programa de fiscalização, 1º Eletronicamente e depois fisicamente pedindo os extratos todos. Alerte seu cliente por escrito, para não se encrencar depois, profissionalmente.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 13 dezembro 2014 | 11:23

Vinícius,

Aqui em Fortaleza as corretoras de seguros estão obrigadas a emitir nota fiscal e todo mês as seguradoras fornecem o extrato de comissões e, se for o caso, informam junto a este extrato outros valores pagos bem como as devidas retenções legais de ISS e IRRF para que seja emitida a nota fiscal de acordo com o extrato fornecido pela seguradora. Bom, como estas seguradoras atuam nacionalmente creio que este modelo de extrato de comissões seja fornecido para todas as corretora, portanto, basta seu cliente solicitar.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.