x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.050

aumento de capital

EMILSON ROBSON GUIMARAES

Emilson Robson Guimaraes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 21:26

boa noite prezados consultores, dois sócios de uma empresa no simples nacional, eles tem a intensão de aumentar o capital, daqui a dois meses. Antes de fazer a alteração contratual, já pode já ser contabilizado? existe esta possibilidade? agradeço a atenção.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 10:15

Emilson Robson Guimaraes, bom dia.


Tais valores são considerados adiantamentos para aumento de capital e nesse caso existe dois tratamento, por exemplo, valores que tem destinação líquida e certa para incorporação ao capital social, devem ser classificados como parte integrante do patrimônio líquido, em conta distinta.

No caso de haver possibilidade de que os adiantamentos não irão se incorporar ao capital, tais valores serão classificados como passivo.

Logicamente, que a contabilização como aumento de capital, somente poderá ser feito após o registro da alteração contratual no orgão competente.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 10:30

Emilson Robson Guimaraes,

Sim, você pode lançar desde que tenha certeza que vão aumentar!

No caso você ira SUBSCREVER
A subscrição é uma promessa jurídica de aquisição e pagamento do capital social estipulado, ou seja, é um ato de declaração judicial feito pelo sócio de aquisição das quotas ou das ações, dentro de um prazo estabelecido.


No momento que for dando os valores pra empresa ai você vai integralizando.

A integralização ou realização do capital representa o efetivo pagamento do montante pago à sociedade. Portanto, a integralização é exatamente a transmissão do valor do capital social subscrito pelos sócios, que será incorporado ao patrimônio da empresa.


Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.