x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 1.955

IRPF 2014 Não restituído no último lote

SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 10:41

Grandes Colegas,


Recorro a vocês mais uma vez.

Desta vez, enviei uma IRPF 2014 de um cliente, nada muito complexo, tudo documentado certinho, entregue bem no final do prazo, mas ainda no prazo, e retificada em 27/07/2014, devido a uma alteração na conta bancaria do ITAU para a CEF.

Pois bem, o caso é que não veio a restituição dele neste último lote, ao consultar de forma simples a restituição no sitio da Receita Federal, expede-se a informação "A declaração está na base de dados da Receita Federal", ao invés dos dados da restituição.

Então decidi Criar um código de acesso, e consultar pelo e-CAC, no qual a declaração Original estava "Recepcionada", porém a retificadora estava "Em processamento".

Sou recente na questão de IR e nunca peguei declaração com Malha Fina, mas acredito que se estivesse na malha, deveria expedir alguma informação, além do "Em processamento".

Pergunto a Vocês, Alguém já passou por isso?, será que está na malha fina?, será que aguardo o processamento e espero o 1º lote Residual em 2015?

Desde já agradeço

Att
Sandro Machado

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
Carlos Henrique de Freitas Valério

Carlos Henrique de Freitas Valério

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 11:09

Sandro, bom dia. É fato que esta declaração esta em malha fina automaticamente, pelo fato de não haver restituição dentro deste ano.

Recomenda-se que continue acompanhando pelo e-Cac este processamento que irá lhe dizer qual a pendência que possa existir e também qual caminho deverá tomar para cumprir a exigência.

Infelizmente terá que ter paciência e aguardar.

SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 11:20

Obrigado pela ágil resposta Carlos Henrique de Freitas Valério,


O cliente está com pressa da restituição (como sempre acontece por aqui, risos), e me pediu uma posição urgente.

será que adiantaria, ele comparecer na Receita federal, e verificar esta questão, antes da declaração ser processada?

outra pergunta pertinente, porque a declaração Original não caiu na malha, e a retificadora que possui os mesmos dados(somente os da Conta bancária alterados) possivelmente está na malha fina.

Outra questão é como constataram problemas na IRPF Retificadora, se ela ainda não foi processada?

desculpem tantas duvidas.

att
Sandro Machado

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
Carlos Henrique de Freitas Valério

Carlos Henrique de Freitas Valério

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 11:45

Sandro sei bem como são esses clientes, mas nunca depende da gente mas sim da boa vontade da RFB.

De imediato lhe adianto que mesmo que ele compareça na Receita Federal, após agendamento, não obterá nenhum explicação por parte dos agentes fiscais, pois a mesma encontra-se em processamento e não existe nenhum apontamento de pendência. Falo isso por experiência própria, minha declaração no ano de 2013 também ficou retida em malha.

Quando procedemos com uma retificação de declaração, automaticamente a anterior deixa de existir sendo substituída integralmente pela retificadora. Isso ocorre com todo tipo de declaração que fizer, tal como a DCTF, DIPJ e etc... e ademais o prazo para restituição como a valer a partir da recepção da nova declaração no caso a retificadora.

Continue consultando o e-CAC e caso não apareça nenhuma pendência, faça o seguinte.

No inicio deste ano entre no site da Receita Federal e solicite "Pedido de Antecipação de Análise da DIRPF" neste link.

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/MalhaFiscal/pendencias.htm

E paciência meu amigo.

CARLA NUNES

Carla Nunes

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 11:51

Pessoal, desculpe, mas tenho uma pergunta e estou meio perdida, ainda não sei passear bem aqui na página. A pergunta é: se uma empregadora com retirada de prolabore, estiver afastada por motivo de doença, ela pode continuar contribuindo normalmente para a Previdência, sem a necessidade de desligá-la da empresa?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 09:33

Bom dia a todos!

Em dezembro fiquei preocupado porque duas declarações IRRF que tinham restituição não sairam no ultimo lote mas também não tinham nenhuma pendência.
Como eu tive que efetuar uma retificação, imaginei que seria por isso.. e foi mesmo..

Hoje, 28/01 saiu um lote residual do IRRF 2014 e veio a restituição das duas declarações....



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 17:32

Eduardo Molinari Muito obrigado, por ter agregado conhecimento no fórum,

realmente aconteceu isto comigo também, depois que você postou, fui verificar, e agora está creditada na conta.

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 12:19

Boa tarde Sandro

Então, essa nossa querida RFB é uma droga mesmo... e as pessoas (clientes) acham que a culpa é nossa.. que bom que deu certo...




Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.