x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 13.420

Igreja pode emitir cupom fiscal ou nota fiscal de venda de l

JUNIO LEITE GUIMARAES

Junio Leite Guimaraes

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 dezembro 2014 | 09:23

Bom dia,
Sou de Goiás e faço a contabilidade de uma Igreja aqui da Cidade. Foi decidido que a Igreja vai abrir uma livraria para revender aos fieis e demais igrejas da região livros, biblias e artigos afins.
Porém não consegui informação de como fazer para ela poder emitir cupom fiscal ou nota fiscal de venda desses produtos. Alguém poderia me ajudar??

Desde já agradeço a atenção.

Emerson Nunes

Emerson Nunes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 11:45

Olá Junio Leite. Olha só, sabemos que Igreja, como uma entidade sem finalidade de lucro, não pode exercer atividade comercial, caso mantenha, que seja ela, apenas, para manutenção da mesma.

A Secretaria da Fazenda só permitirá a emissão de comprovantes fiscais para empresas que possuam como objeto atividades comerciais, que é o caso que você questiona, industrial e serviços.

Com isso, por essas razões, no meu entender, não é permitido.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 15:37

Junio,

ao abrir a livraria a Igreja terá de fazer outras inscrição no CNPJ, até por que são atividades distintas que não cabem na mesma PJ, uma entidade sem fins lucrativos e uma filial que é um comércio que gera lucro, mesmo que todo o lucro seja remetido a fins de caridade.

Mesmo assim a emissão de nota fiscal está atrelada a Igreja possui IE.
Mas separar a igreja e a livraria em PJ distintas é a melhor solução, aja vista que possuem tratamentos tributários diferenciados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.