x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 58

acessos 256.764

plano de contas x plano referencial

vanessa rosa henrique

Vanessa Rosa Henrique

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 09:52

Bom dia Anderson!!!

Eu estou fazendo a vinculação do meu plano de contas com o plano de contas referencial para enviar a declaração para receita federal, e fiquei na duvida qual conta do plano referencial se encaixa com aplicação financeira. Mas ja resolvi como diz o nosso colega Willian Martins eu vinculei a conta 1.01.01.02.00.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 14:11

boa tarde,

As contas do plano referencial para aplicação financeira é umas dessas abaixo, observando:

PLANO REFERENCIAL ECD
1.01.01.07.01 - Valores Mobiliários - Mercado de Capitais Interno
Contas que registram as aplicações no mercado de capitais do Brasil, de recursos de livre movimentação, cujo vencimento ou resgate venha a ocorrer no curso do ano-calendário subsequente.


PLANO REFERENCIAL ECF
1.01.01.05.01 - Títulos para Negociação - Mensurados a Valor Justo Por Meio do Resultado (VJPR) - No País
Contas que registram ativos financeiros, no país, sobre os quais há a intenção de negociação no curto prazo.

1.01.01.05.02 - Títulos Disponíveis para Venda - No País
Contas que registram ativos financeiros, no país, sobre os quais não há definição de quando e se serão negociados no curto prazo ou mantidos até o vencimento.

1.01.01.05.03 - Títulos Mantidos até o Vencimento - No País
Contas que registram ativos financeiros, no país, não derivativos, com pagamentos fixos ou determináveis, e com vencimento fixo, para os quais há a intenção e a capacidade de se manter até o vencimento, no curto prazo. Esses título são avaliados pelo método de custo amortizado.


fonte: Manual Sped Contábil e Manual ECF

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 10:55

bom dia Dennis,

Você vede usar o plano referencial para a ECF que esta anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis no 20/2015.

Com relação ao plano referencial você deve observar os seguintes registros no manual:
Planos de Contas Referenciais:
Contas Patrimoniais Registro - L100A - PJ em Geral
Contas de Resultado Registro - L300A – PJ em Geral

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 14:46

Prezada Ana Miriam,

A resposta para sua pergunta foi respondida logo acima pelos colegas.

Att.


Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 11:18

Bom dia Débora,

Você pode usar a conta 3.01.01.09.01.99 (-) Outras Despesas Operacionais, pois a conta de encerramento do exercício é transitória e possui saldo zero.

Com relação ao plano de custo, você deverá seguir o seu plano de contas, que certamente contém as contas de custos, essas contas deverão ser referencias no registro L210 da ECF.




Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Ana Claudia

Ana Claudia

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 15:23

Boa tarde!

Estou em duvida em relação ao Relacionamento do Plano de conta (meu) Com o plano referencial da receita o De x Para. Gostaria de saber se eu posso relacionar apenas as contas que utilizei de uma determinada empresa naquele movimento ou tenho que relacionar todo meu plano de contas?

Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 15:13

Estou com uma dúvida referente a conta de títulos descontados para ECF. No nosso plano de contas está inserido no Ativo como conta redutora(esse plano é utilizado pelo grupo de empresas a muito tempo),no plano referencial no passivo, mas na ECD como não havia necessidade de plano de contas vinculado, foi enviada normalmente.Agora se classificar os títulos descontados no Passivo, vou ter uma alteração significativa no meu balanço na ECF( além de algumas advertências sobre a natureza das contas), para o que foi entregue na ECD ainda com o conceito antigo.
Devo classificar no passivo assim mesmo ?

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 15:28

boa tarde,

Diante do que voce citou, aconselho a manter numa conta do Ativo os títulos descontados, para que seu balanço ECF não fique diferente do balanço Societário, para o ano de 2014.
Para o ano de 2015 voce deverá reclassificar essa conta para o Passivo de acordo com o plano referencial.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 15:44

Anderson Kolera Silva obrigado, era esse raciocínio que pretendíamos utilizar aqui,mas sempre é bom uma segunda opinião (ainda melhor quando ela é convergente com sua ).
Muito obrigado.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 17:12

boa tarde Ana Carolina,

Segue abaixo as contas referenciais e a conceituação de acordo com o manual da ECF.

COMPRAS DE MERCADORIAS:
3.01.01.03.01.02 (-) Custo das Mercadorias Revendidas
Contas que registram o valor dos gastos que compõem o custo total das mercadorias revendidas após a realização dos estoques.


(-) DESCONTOS OBTIDOS
3.01.01.05.01.05 Outras Receitas Financeiras
Contas que registram receitas auferidas no período de apuração relativas a juros, descontos, lucro na operação de reporte, prêmio de resgate de títulos ou debêntures e rendimento nominal auferido em aplicações financeiras de renda fixa, não incluídas em linhas específicas. As receitas dessa natureza, derivadas de operações com títulos vencíveis após o encerramento do período de apuração, serão rateadas segundo o regime de competência.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Marcio Cruz

Marcio Cruz

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 11:30

Bom dia a todos,

A conta de mútuo no meu balanço está classificada no Ativo, mas com o tempo, o valor passou a ficar negativo, por este motivo, reclassifiquei para o Passivo na ECD. Seria possível eu reclassificar na ECF a conta de mútuo para o Passivo também? Pode dar crítica de natureza de conta?
Agradeço antecipadamente
Marcio

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Segunda-Feira | 2 maio 2016 | 15:01

boa tarde !!

O plano referencial esta dentro do manual da ECF.

link do manual

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Sexta-Feira | 20 maio 2016 | 14:57

boa tarde Bianka !


Segue abaixo a conta e a descrição conf. manual do SPED.


3.01.01.05.01.05 Outras Receitas Financeiras
Contas que registram receitas auferidas no período de apuração relativas a juros, descontos, lucro na operação de reporte, prêmio de resgate de títulos ou debêntures e rendimento nominal auferido em aplicações financeiras de renda fixa, não incluídas em linhas específicas. As receitas dessa natureza, derivadas de operações com títulos vencíveis após o encerramento do período de apuração, serão rateadas segundo o regime de competência.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.