x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.097

Contas bancárias PJ

CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 29 dezembro 2014 | 11:30

Bom dia!

Caros colegas

Tem uma empresa que possui várias contas bancárias,porém não lançamos todas na contabilidade, pois tem duas contas de banco diferente que é usada para receber alguns valores que não emitem notas fiscais e pagam alguns fornecedores que não tem nota fiscal.
O problema é que a empresa faz transferência dessas contas para as outras contas que lançamos os extratos bancários.
Minha dúvida é futuramente pode trazer algum problema para essa empresa, e o como posso orienta-lo para evitarmos que isso aconteça, há principio vou pedir para fazer essa movimentação pela pessoa física e notifica-lo do que pode acontecer.

Carvalho
Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 29 dezembro 2014 | 16:32

Prezado Jailton,

É certo que essa empresa está operando de forma irregular. Sabemos que é crime essa movimentação sem nota fiscal, porém muitas vezes a contabilidade acaba lançando "do jeito que dá", ajustando em Caixa para registrar os fatos contábeis. Hoje em dia com a Receita Federal fechando essas "brechas" através do Sped, DIPJ, FCont e demais relatórios que são enviados, eles poderão cruzar algumas informações, podendo até solicitar a movimentação bancária da empresa em detrimento da incompatibilidade dos resultados apurados contabilmente na empresa. Ao fazer também pela Pessoa Física, o mesmo deverá arcar com as consequências visto que pela entrega do Imposto de Renda PF ele deverá informar os rendimentos e saldos bancários. Acho que não vale os riscos. Você está certo em procurar notificá-lo sobre os riscos.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 29 dezembro 2014 | 16:37

Jailton Roriz, Boa tarde!

Primeiramente como um bom profissional, o contador tendo conhecimento desta irregularidade, de imediato deverá notificar a empresa e negar-se de assinar a contabilidade até que este problema seja resolvido.

Após sanado todas as irregularidades contábeis deverá iniciar um Balanço de Abertura.

Quando se trata de movimentações bancárias, o fisco já tem todas essas informações, mesmo que a empresa omita em seus relatórios contábeis.

Att




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.