x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.450

auxilio doença salario maternidade

simone aparecida queiroz mezaroba

Simone Aparecida Queiroz Mezaroba

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 01:23

boa noite eu estava em auxilio doença e fui para o salario maternidade fiz pericia no dia 17 03 2014 com pedido de prorrogaçao e foi prorrogado ate o dia 02 08 2014 a previsao de parto seria dia 30 08 2014 meu nenem nasceu dia 21 08 2014 como eu faço p voltar em auxilio doença pois meu medico me deu atestado por tempo indeterminado eu nao sei como fazer c conta da data do dia 2 08 ate que dia eu estaria em salario maternidade pois a empreza em q trabalho entrou em ferias coletivas dia 18 12 2014 meu atestado e do dia 15 12 2014 como eu devo fazer p marcar nova pericia e p quando pois devo levar exames atualizados eu tenho lupus e fibriomialgia obrigado

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 12:37

Simone, boa tarde.
Você estava em auxilio doença no qual se encerrou no dia 02.08, depois entrou em licença maternidade.
Para retornar auxilio doença deverá proceder da mesma forma anteriormente, mas antes é preciso de um novo atestado médico, este irá avaliar o novo período que deverá ficar afastada.
A criança nasceu no dia 21.08, contando 120 dias;
Agosto = 11 dias
Setembro = 30 dias
Outubro = 31 dias
Novembro = 30 dias
Dezembro = 18 dias
Então o retorno ao trabalho e no dia 19 de Dezembro.
Caso você não esteja em condições de retornar ao emprego, o medico poderá prorrogar a licença por mais 15 dias, ou afasta-la por prazo maior ou indeterminado.
Você precisa consultar seu médico, ok...




simone aparecida queiroz mezaroba

Simone Aparecida Queiroz Mezaroba

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 14:00

boa tarde ate ai eu entedi a empreza onde trabalho entrou em ferias coletivas dia 18 12 2014 e voltaram dia 5 eu gostaria de saber tnbm se eu tenho algo a receber ainda c e a empreza q tem q me pagar ate o dia 18 meu medico nao me liberou para trabalhar pois nao me encontro em condiçoes ainda eu so tenho duvidas referente a marcacao da pericia eu teria q ter o atestado do dia 05 01 2015 esse seria de quinze ou trinta dias agora com a nova lei obrigado

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 14:47

Simone, a empresa deve até o dia 18, se seu medico não liberou cabe agora ao inss, então precisa agendar a perícia (você ou a empresa).
Por lei a empresa não é obrigada a pagar novamente os 15 dias, pois o seu afastamento e uma continuidade do anterior.
Com relação aos trinta dias não é o seu caso. (você está dando continuidade a um afastamento anterior, está dentro dos sessenta dias por lei)

www.empresario.com.br

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 16:23

Simone,
Você menciona que o médico concedeu 15 dias de afastamento, se foi isso, o periodo de afastamento já se encerrou, tendo que retonar ao trabalho junto com os demais empregados, (05.01.2015),
Agora com relação a esses 15 dias caberá o entendimento da empresa, eu entendo que esses dias deverá ser pago pelo INSS,
Caso seja necessário a marcação da perícia, a empresa terá que providenciar uma carta detalhando o seguinte;
a) Periodo do primeiro afastamento (mencionando as datas )
b) Licença Maternidade (mencionando o período)
c) Novo período de afastamento

O primeiro afastamento encerrou em 02.08, e antes de 60 dias houve a licença maternidade, então somando o intervalo entre o afastamento e a licença, foi de 18 dias, o INSS poderá questionar que já se passou 60 dias, eu, particularmente entendo que o periodo de licença maternidade não se conta para esse fim.
E importante também o laudo do médico, onde se possível mencionar que esse afastamento se refere a mesma "doença"

simone aparecida queiroz mezaroba

Simone Aparecida Queiroz Mezaroba

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 21:15

boa noite eu erreei em questao do atestado escrevi errado pecç lhes desculpa meu atestado e do dia 15 12 2014 por tempo indeterminado meu medico me deu nesta data quando fui em consulta sendo assim eu marquei pericia pelo mesmo motivo assiim levarei exames atualizados conforme o perito me falou agradeço as esclaraçoes e as duvidas que eu tinha muito obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.