x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.388

Imobilizar ou não?

Mateus de Souza Alcântara

Mateus de Souza Alcântara

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 14:37

Boa tarde, amigos. Uma empresa a qual presamos serviços contábeis comprou um caminhão, e nós o imobilizamos. Entretanto, a empresa vendedora emitiu uma outra nota fiscal de prestação de serviço a esse mesmo caminhão, de revisão da parte elétrica, no valor de R$ 5.000,00. Devo eu imobilizar esse serviço? A princípio pensei que não (imobilizar serviço me parece estranho), mas meu chefe, que também está em dúvida, disse que pode agregar valor.

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quarta-Feira | 7 janeiro 2015 | 15:03

Boa tarde, Mateus !


Quando falamos em serviço, independente do valor, entendo que não, nesse caso trata-se de uma despesa.
Assim sendo, deve levar em conta que para agregar valor ao bem, apenas os gastos com peças, realizados com reparos, conservação ou substituição de partes que resultem no aumento de vida útil superior a um ano, em relação à data prevista no ato de aquisição do respectivo bem deverão ser capitalizados, a fim de servirem de base a depreciações futuras (RIR/99, art. 346, § 1º e PN CST nºs 02/84 e 22/87).

att...

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 15:56

Oi,

CPC 27:

Mensuração no reconhecimento

15. Um item do ativo imobilizado que seja classificado para reconhecimento como ativo deve ser mensurado pelo seu custo.

Elementos do custo

16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

(b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.