x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.301

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Eduardo Henrique Menegueti Domeni

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 12 janeiro 2015 | 09:59


Imobilizado é o conjunto de bens e direitos tangíveis utilizados na consecução das atividades-fins da Entidade. No Imobilizado de Uso são contabilizados os bens necessários ao desenvolvimento do objeto social da empresa, tais como imóveis, móveis e utensílios, instalações, máquinas e equipamentos, veículos automotores terrestres, aéreos, marítimos e ferroviários, entre outros.


Bens em Operação

As contas do imobilizado classificadas como “bens em operação”, registram os itens de propriedade da empresa que realmente são utilizados nas suas operações. São exemplos de contas contábeis do grupo de Bens em Operação:

a) Edificações
b) Instalações
c) Móveis e Utensílios
d) Máquinas e Equipamentos
e) Ferramentas
f) Veículos
h) Terrenos
i) Florestamento e Reflorestamento

Em consonância com este conceito: Ressalte-se que as inversões realizadas em bens de caráter permanente, mas não destinadas ao uso nas operações, não deverão ser classificadas no grupo de Ativos, enquanto não definida sua destinação.


CARACTERÍSTICAS E VALOR CONTÁBIL

O Ativo imobilizado compreende os ativos tangíveis que:

a) são mantidos por uma entidade para uso na produção ou na comercialização de mercadorias ou serviços, para locação, ou para finalidades administrativas;
b) têm a expectativa de serem utilizados por mais de doze meses;
c) haja a expectativa de auferir benefícios econômicos em decorrência da sua utilização; e
d) possa o custo do ativo ser mensurado com segurança.

No caso das Instalações:

Nessa Conta São Registrados Os Equipamentos, Materiais E Custos De Implantação, Relativos A Instalações Hidráulicas, Sanitárias, De Vapor, De Ar-Comprimido, De Comunicações, De Climatização, Etc., Com A Característica De Serviços Indiretos E Auxiliares Ao Processo Produtivo Da Empresa, Que Apesar De Fazerem Parte Dos Edifícios, Devem Ser Segregadas, Uma Vez Que A Sua Vida Útil e A Depreciação São Diferentes.

Portanto os Tapetes não devem ser lançados nesta conta (instalações) pois não possuem características suficientes para atender o processo produtivo da empresa, tão pouco em relação de trazer benefícios econômicos em decorrência de sua Utilização.

A não ser que a empresa dependa dos tapetes para realizar de alguma forma sua Atividades.

- Assessoria Contábil 
- Perícia  Judicial/Extrajud.
- Wats (18) 996248632
e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.