x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 20

acessos 21.835

Ganhos de capital 2015

Nedi Silva

Nedi Silva

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 12 janeiro 2015 | 19:20

Vendi imóvel agora, em janeiro/15 e não encontrei no site da receita o programa GCAP2015 para download. Sei que o prazo irá até o final de fevereiro para recolher, mas já gostaria de fazer uma simulação. Eles demoram mesmo para disponibilizá-lo?

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 15:57

Nedi, estou com a mesa duvida. Quando será que vai estar disponível.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Nedi Silva

Nedi Silva

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 17:28

Pois é. Não sei se estou certa, mas acho que vendas ocorridas em dezembro teriam que oferecer à tributação o lucro imobiliário em janeiro/15. Portanto já seria necessário, para esses, utilizar o programa. Vamos aguardar.

Debora Regina Caetano Da mascena

Debora Regina Caetano da Mascena

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 14:44

prezados, o programa gcap2015 só será utilizado para transaçoes feitas em jan/2015 sendo que o vencimento será sempre ultimo dia util do mes seguinte (ou seja fevereiro2015) as transações feitas até 30/12/2014 serão informadas no gcap 2014 que emite o darf para pgto. até ultimo dia util de jan2015. provavelmente o programa novo estará sendo publicado n pagina da rfb agora nesta 2ª quinzena.

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 19 janeiro 2015 | 17:25

Debora, tenho o mesmo raciocínio que você. Na verdade a venda foi efetuada em Dezembro de 2014, mas as parcelas serão recebidas somente em 2015. Neste caso devo preencher o GCAP 2014 correto?Sendo assim, devo importar do GCAP 2014 para GCAP 2015 os dados para calcular o valor dos Darfs da venda parcelada?grato

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Jennifer Ivo

Jennifer Ivo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 10:21

Bom Dia,

Baixei a versão GCAP 2015 e minha máquina está com o JAVA 8.31 não consigo restaurar cópia e nem importar dados do GCAP 2014!

Tem mais alguém com este problema?

Obrigada

Att.
Jennifer Ivo
WANDERLEY VERONESI

Wanderley Veronesi

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 18:08

Olá, Boa tarde
Jennyfer estou com o mesmo problema..... fiz uma venda em Março/2014 e as prestações irão até Março/16.
Preciso preencher o GCAP 2015 para gerar os DARFS do código 4600 de jan até Dez/15, correto ?
E não consigo importar o GCAP 2014 de jeito nenhum... nem por CD, pen drive, colando.... nada.....
Meu Windows é o 8... e não posso retirá-lo de jeito nenhum.... porque aqui é um escritório de advocacia e os sites do tribunal de Justiça e do Superior Tribunal de Justiça, não aceita outro tipo de windows...... socorro gente.... o que eu faço ????
E o pior.... recebi uma parcela agora em janeiro/15 e preciso pagar a DARF até 27/02/15 e NÃO SEI O QUE FAZER ???
por favor...... alguém pode me ajudar ?
A Receita Federal fala que isto é problema de computador, e eles não podem me ajudar.... acreditem nisso.......
Rose

Jennifer Ivo

Jennifer Ivo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 09:26

Wanderley, infelizmente não posso te ajudar nessa, pois meu sistema é diferente, você já tentou mudar o JAVA? Não conseguia importar até mudar o JAVA.


Galera, estou com um novo problema...

Tenho um cliente que veio de outra contabilidade e ele recolhia o ganho de capital porém a outra contabilidade parou de enviar qdo o mesmo tomou a decisão de mudar.

As guias para pagar são exatamente de R$ 5,73 (rs) e o sistema não gera!

Como faço para gerar?

E como recalculo uma no valor de R$ 94,24 com venc. em junho/2014?

Não estou conseguindo fazer pelo Sicalc !!!!.

Obrigada


Att.
Jennifer Ivo
WANDERLEY VERONESI

Wanderley Veronesi

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 09:49

Oi Jennifer... obrigada pelas informações
Meu nome é Rose (secretária do Wanderley Veronesi) quem escreve sou eu.... kkkkkk
Mudei meu Java para 7.55 e consegui importar o GCAP 2014 para o GCAP 2105.
Mas informo que alguns programas não funcionam com este JAVA (EXEMPLO: site de bancos) portanto tive que chamar o meu técnico. ok ?
Agora... tudo está em perfeita ordem......
A sua dúvida acima é curiosa... como o outro contador conseguia gerar as guias de 5,37 ? Não tem como....
Darf é acima de R$ 10,00.
Sinceramente não sei como irá fazer...... eu não sou contadora... aqui é escritório de advocacia e faço algumas Declarações.... não sou expert nestes assuntos, mas fico fuçando bastante... kkkkkk....
Rose

Jennifer Ivo

Jennifer Ivo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 10:01

kkkk Oi Rose,

Que bom que conseguiu!, infelizmente também tenho problemas com o JAVA e suas atualizações um programa funciona o outro não.

Exatamente por isso guias abaixo de R$ 10,00 não são geradas!
Então as guias que tenho pagas estão no valor de R$ 11,46 mas não sei como foram geradas, pois na relação do ganho de capital estão mencionadas corretamente mês a mês R$ 5,73.

Também busco bastante soluções por meio da internet.

Att.
Jennifer Ivo
WANDERLEY VERONESI

Wanderley Veronesi

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 11:38

Oi Jennifer
Então o outro contador fez algum esquema para pagar 2 x 5,73 = 11,46 em uma darf só.
Justamente por causa que não pode pagar menos de 10,00.
Vê se jogando no sistema, ele já não faz os cálculos corretos (em dobro) porque ele vai avisar que não pode, né ?
Tenta....

REINALDO ALVESV

Reinaldo Alvesv

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 13:21

Pessoal,

um pai vai vai doar um apto para filha, e o mesmo vai ficar com o usufruto?

duvida imovel sera doado por 1.000.000,00 para filhae o mesmo foi adquirido em 1998 por 200.000,00, neste caso sera necessário pagar o ganho de capital

ou quando se trata de doação na ha ganho de capital

WANDERLEY VERONESI

Wanderley Veronesi

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 16:55

Sr. Reinaldo
Sou a Rose (secretária)
Creio eu que não tem ganho de capital. Mas melhor confirmar, tá bom ?
Copiei uma matéria daqui mesmo, só que 2012 não sei se ajudará.... mas pergunte no googlle 2015... tem muitas respostas que irão lhe ajudar.

* Como declarar a doação de um imóvel com cláusula de usufruto?

Em muitas famílias é comum que um pai doe seu imóvel para o filho, mas continue com o direito de usufruto, isto é, continue com o direito de uso do imóvel.

Quando um imóvel é doado a um contribuinte com usufruto de outro contribuinte, deve ser declarado da seguinte forma:

Donatário (nu-proprietário): o imóvel deve ser informado na ficha de Bens e Direitos. No campo “Discriminação” deve ser informado que o imóvel está em usufruto de outra pessoa, bem como o nome e o CPF do usufrutuário.

Nas colunas “Situação em 31/12/2012” e “Situação em 31/12/2013” deve constar o valor do imóvel em cada uma dessas datas.

Se a doação tiver ocorrido em 2013, a coluna referente a 2012 ficará em branco e o valor do bem doado também deverá ser declarado na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

Doador: se o imóvel doado já era do doador no ano anterior à doação, ele deve ser baixado da ficha de Bens e Direitos – a coluna referente a 2012 ainda conterá o valor do imóvel, e a coluna referente a 2013 será zerada.

No campo “Discriminação” devem ser informados o nome e o CPF do donatário, bem como a condição de usufruto e os dados do usufrutuário (que pode ser o próprio doador ou um terceiro).

Se o imóvel doado tiver sido adquirido pelo doador no ano da doação, ele deve ser incluído em sua ficha de Bens e Direitos, informando-se os dados da aquisição no campo “Discriminação”. No mesmo campo também devem ser informados nome e CPF do donatário e do usufrutuário. Em ambas as colunas, de 2012 e 2013, o valor informado deve ser zero.

Nos dois casos, o doador deve informar os dados do donatário e o valor da doação em sua ficha de Doações Efetuadas da declaração referente ao ano em que ocorreu a doação.

50 dicas para resolver seus problemas com o imposto de renda

Usufrutuário: se o usufrutuário for um terceiro, e não o doador, ele precisará informar esta condição na ficha de Bens e Direitos da sua declaração, incluindo o nome do proprietário da nua-propriedade no campo “Discriminação”, mas sem indicação de valores nas colunas referentes a 2012 e 2013.

ESPERO TER AJUDADO... NÃO ENTENDO MUITO, MAS PESQUISO BASTANTE... OK
ROSE

KELLY LIOI SURUAGY

Kelly Lioi Suruagy

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 09:53

Pessoal Bom Dia!!!

Quando um bem é adquirido em parceria, na apuração do ganho devo fazer 1 pra cada vendedor na sua proporção??

Ex..

Um cliente comprou um ap em 2010 sendo 50% ele e esposa e 50% primo. Vendeu agora em 02/2015. Como fica??

Outra coisa esse primo só entrou pra compor a renda e o imovel esta 100% declarado no meu cliente...

Obrigada

Kelly Lioi
Contadora

[email protected]
WENDEL GALDINO CALAZANS DIAS

Wendel Galdino Calazans Dias

Bronze DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 13 abril 2015 | 14:54

Boa tarde, estou com uma dúvida e gostaria que alguém me ajudasse:

Tenho um valor principal de ganho de capital de R$ 2.022,68, sendo originário do período de apuração de 30/05/2014 e com vencimento para 30/06/2014. Alguém poderia me explicar qual seria o valor dos juros e multas desse montante para pagamento em 20/04/15? Não consegui pelo SICALC.

Vinícius

Vinícius

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 16:06

Boa Tarde,

Tenho uma duvida quanto ao ganho de capital. Fiz a venda de um terreno porem nao tive ganho, vendi apenas para cobrir as despesas. Então fiquei empatado, nem lucro nem perda.

A questão é, mesmo assim devo preencher o programa de ganho de capital?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.