x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 5.728

Exigência nome empresarial

Rosana Alves

Rosana Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 14:30

Boa tarde!

Dei entrada em um processo de constituição que apresentou exigência por causa da firma.

Digamos que fosse o nome do empresário: Rosana de Souza Lima

Criei a empresa como R. S. Lima Construção de Edifícios

Poderiam me dizer o que está errado?


A regra diz que não posso abreviar o ultimo nome, posso abreviar os demais com ou sem ponto.

Fiz um novo processo da seguinte forma: R S Lima Construções

Para tentar ver se agora passa, mas não estou segura de enviar o processo e dar nova exigência.

Além disso o empresário faz questão de ir na jucesp e no primeiro ele demorou mais de 2 meses para retirar o processo, desta forma não pude reaproveitar o primeiro e ele terá que pagar novamente. Ou seja, já está com uma indisposição conosco (eu e a esposa dele que também é contadora).


Existe a possibilidade do erro ser em função da exclusão da palavra "de" que compoe o sobrenome para o exemplo:
Rosana de Souza Lima?

Sei que não podemos excluir nada, mas o "de" acho que não faria falta. rsrs

Rosana

Rosana Alves

Rosana Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 15:00

Olá!
É empresário individual e fiz a busca, por isso acrescentei o "Construção de Edifíos", para não gerar colidência.

Quanto a exigência, não estou com os documentos em mãos.

Mas, me recordo de algo da seguinte forma:

Erro na criação do nome empresarial. Deverá ser igual a firma, vide IN. XXX.

Ou seja era o nome, não mencionava a assinatura, apesar dele ter assinado igual ao cartório e não igual ao doc.

E por falar nisso, ele deverá assinar igual ao doc, como sempre foi e o DBE que tbem é entregue na JUCESP igual ao cartório para reconhecer a firma? É um pouco estranho orientar assim, não faz muito sentido.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 15:09

Olá Rosana Alves . Quando se trata de abertura de empresa individual o código civil fala que terá que ser o nome do titular podendo acrescentar a atividade exercida pelo CNAE, mas tem que acompanhar o cnae se não será invalidado. Pelo menos é o que a Junta de São Paulo orienta.

RENATO RODER VASQUE

Renato Roder Vasque

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 20:26

Boa noite,
Fiz um processo de abertura de uma sociedade na JUCESP porem deu exigencia no nome empresarial.
Assim vei escrito na exigencia " erro no nome empresarial, tem que estar de acordo com IN 15 do DREI"
No contrato social coloque dessa forma; "A sociedade tem a denominação de EMPÓRIO DE ALIMENTOS, CARNES & CIA LTDA".
O que esta errado?
Alguem pode me ajudar?

Renato Vasque

Pedro Guilherme de Souza Filho

Pedro Guilherme de Souza Filho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 12 abril 2015 | 19:39

Boa noite

Estou constituindo uma empresa sociedade Ltda, porém ao criar o nome a Junta comercial da Bahia apresentou exigência devido colidencia de nome.

O nome seria Rocha e Neto Ltda

Socios: Paulo Rocha dos santos e Pedro Neto dos Santos.


Segundo a junta comercial, a justificativa é que NETO não é sobre nome, e não pode compor o nome empresarial.

Mas meu questionamento é que existem varias empresas com o nome NETO. Porque a minha não passou?

Existe alguma lei que justifique este argumento deles?

Grato






O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.