x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 84

acessos 37.807

Enviar GFIP sem movimento

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 9 março 2017 | 11:33

Sergio Luiz Ribeiro

Bom dia. Se você não conseguir que alguém que tenha o certificado digital envie a GFIP por você, então terás de adquirir um certificado (empresa não optante pelo Simples Nacional) .
Comprar um certificado só para enviar uma GFIP tem de analisar se o custo compensa ou é melhor pagar um contador para fazer o envio.

Só precisas enviar a GFIP 12/2011, e a multa dessa competência foi cancelada.

Luis

Luis

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 13:57

Amigos, tenho uma duvida... baixei o sefip e fiz a gfip sem movimento de uma empresa referente a dezembro de 2016 mas minha duvida é que em nenhum momento entrei ou cadastrei a empresa no conectividade social, essa gfip foi transmitida? E tendo entrar no conectividade e baixo o java como me pede ai tento entrar de novo e me pede o java novamente. Preciso de ajuda colegas.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 14:05

Boa Tarde, no sistema que utiliza para gerar o arquivo de transmissão ele ja cadastra automatico quando importa pra gefip, por isso que não teve que cadastrar.

Quanto ao java é melhor vocÊ tentar enviar sempre pelo explorer.. caso o erro persista terá que ligar para a caixa no suporte.

att

Memento Mori.
Luis

Luis

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 15:04

Entendi agora Thais, muito obrigado.
Thais mais uma duvida kkkk entro pelo site da conectividade e chego ate a ultima parte pra salvar o arquivo e faço tudo certo e me gera o arquivo zip só que qnd vai me aparecer aquela parte pra anexar esse arquivo zipado o navegador tranca, e agora to na duvida se isso é do site ou oq posso fazer?

Erica Lopes

Erica Lopes

Bronze DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 21:44

Boa noite
Iniciei como contadora de uma escola estadual criada em 1999. Obtive da atual gestão que não tem movimento, ou seja, só os repasses estadual e/ou federal de recursos da educação. Fiz levantamento junto a RF e consta débitos/pendências de:
AUSÊNCIA DE DECLARAÇÕES:
DIPJ/PJ SIMP.:
2012
2013
DCTF:
2012 maio, jun, jul, ago, set, out, nov, dez
2013 jan, fev, mar, abr, mai, jun, jul, ago, set, out, nov dez
2014 jan, fev, mar, abr, mai, jun, jul, ago, set, out, nov dez
2015 jan, fev, mar, abr, mai, jun, jul, ago, set, out, nov dez
2016 jan, fev, mar, abr, mai, jun, jul, ago, set, out, nov
GFIP:
2011 dez
2012 jan, fev, mar, abr, mai, jun, jul, ago, set, out, nov dez 13º
2013 jan, fev, mar, abr, mai, jun, jul, ago, set, out, nov dez 13º
2014 jan, fev, mar, abr, mai, jun, jul, ago, set, out, nov dez 13º
2015 jan, fev, mar, abr, mai, jun, jul, ago, set, out, nov dez 13º
2016 jan, fev, mar, abr, mai, jun, jul, ago, set, out, nov dez 13º
2017 jan.

Minha dúvida é
Segundo a agenda tributária de abril de 2017 tenho que declarar a GFIP no dia 07/04, DCTF Mensal dia 25/04.
Como proceder para declarar a GFIP com essas pendências?
Posso emitir retroativo dez de 2011?


Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 08:43

Bom dia!

Com relação à GFIP, se não houve fato gerador de contribuição previdenciária de 12/2011 até 01/2017, então só precisas enviar a GFIP 115/sem movimento da competência 12/2011.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 08:47

Luis Deve ser problema no navegador. Tenta verificar o cookies ou poput coisas assim e até mesmo o java se não liga pro suporte da CAIXA, pra selecionar o arquivo tem que ser o próprio zipado para dar certo.

Márcio Padilha Mello sim, sempre tem que enviar a gfip mesmo ela sendo sem movimento tem que ser informado.


Erica Lopes acredito que vai ter que declarar retroativo mesmo, mês a mês e ir acompanhando pelo e-cac as baixas e para não enviar duplicidade.

Memento Mori.
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 09:18

Erica Lopes um bom dia!

Quando passo por essa situação envio a sefip da competência 13 de cada ano que some as outras.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 09:28

Não precisa enviar a GFIP da competência 13 sem movimento, se a última GFIP enviada antes também foi sem movimento.

GFIP 13 sem movimento é só para o caso de ter enviado a GFIP da competência 12 com movimento.

Se não houve movimento de dezembro/2011 em diante, só precisa transmitir a GFIP 12/2011 (1º mês com ausência de fato gerador), conforme determina a legislação (IN 925/2009, artigo 9º).

Quanto mais GFIP sem necessidade enviar EM ATRASO, maior o risco de ser multado pela RFB.

Se quer enviar GFIP sem movimento mensalmente, mesmo estando dispensado, tudo bem, mas que se faça o envio DENTRO DO PRAZO.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 09:34

Realmente não precisa enviar mês a mês, mas por exemplo nas empresas aqui quando enviamos a de 12 sem movimento ref. ao ano inteiro sempre no ecac pede para que as outras sem movimento sejam transmitidas, então para evitar de ter que enviar as outras em atraso e sem movimento preferimos enviar sempre mês a mÊs para evitar o transtorno.

Memento Mori.
Jannaina Fernandes

Jannaina Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 09:36


Olá, bom dia

Desculpa colega acima, mas discordo da sua informação.

No manual da GFIP orienta que seja emitida a GFIP 13. Devido ser informações para previdencia.

Inclusive empresas que não entregaram GFIP 13, não foi possivel emitir CND. (Pelo não foi possivel na minha região)

Obrigada

Abraço

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 10:02

Jannaina Fernandes

Você não entendeu o que eu escrevi:
"Não precisa enviar a GFIP da competência 13 sem movimento, se a última GFIP enviada antes também foi sem movimento.
GFIP 13 sem movimento é só para o caso de ter enviado a GFIP da competência 12 com movimento."


Se a empresa não tem funcionário, só informa o pro-labore na GFIP, então tem de enviar a GFIP 13 sem movimento, pois enviou anteriormente a GFIP 12 com movimento (pro-labore).
Se a empresa parou de ter movimento a partir da competência, digamos, setembro/2016, e permanece assim até agora (03/2017) então envia a GFIP 09/2016 sem movimento e só, não precisa transmitir mais nada, nem a GFIP 13/2016.

Falastes no Manual. Nele tem um exemplo que confirma a minha orientação, dispensando o envio da GFIP 13 se a anterior já foi enviada sem movimento. Reproduzo abaixo:
O arquivo deve ser transmitido para a primeira competência da ausência de informações, dispensando-se a transmissão para as competências subseqüentes até a ocorrência de fatos determinantes de recolhimento ao FGTS e/ou fato gerador de contribuição previdenciária. Exemplo:
A empresa estava sem atividade desde 08/2005. No período de 08/2005 a 01/2006, houve fato gerador (pagamento a contribuinte individual - autônomo) apenas na competência 11/2005. Deve ser transmitido um arquivo SEFIPCR.SFP com indicativo de ausência de fato gerador para 08/2005, por ser a primeira competência sem fato gerador. Deve ser transmitido um arquivo SEFIPCR.SFP com fato gerador para a competência 11/2005, informando o pagamento ao contribuinte individual e um arquivo SEFIPCR.SFP para a competência 12/2005, com ausência de fato gerador.

Compet.
08/2005 Ausência de fato gerador
09/2005 -
10/2005 -
11/2005 Com fato gerador
12/2005 Ausência de fato gerador
13/2005 -
01/2006 -

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 11:50

Thais Cristina

Não existe GFIP 12 sem movimento "referente ao ano inteiro". A regra é: enviar a GFIP do 1º mês sem movimento, dispensadas as GFIPs seguintes, enquanto permanecer nessa situação.

Tudo bem se a empresa optar por enviar uma GFIP sem movimento, em cada mês do ano, mesmo estando dispensada (a partir do 2º mês). O sistema permite. Mas ela tem de fazer isso "dentro do prazo de entrega (dia 07/anterior do mês seguinte)".

A gente não pode orientar um colega que vai ter de enviar GFIP em atraso (sujeito à multa), que transmita mais GFIPs do que o obrigatório.

Nilton Oliveira

Nilton Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 junho 2017 | 09:34

Bom dia pessoal, estou com um problemão e gostaria da ajuda de vocês.

Tenho uma empresa que deixou de inserir funcionários nas gfips de 1999 até 2005 .

Como eu faço para enviar novamente ?

Qual versão devo usar ?


CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 16 junho 2017 | 09:38

Olá, Nilton Oliveira

Você só precisa reenviar todas as GEFIPs, incluindo todos os funcionários, a versão que você vai utilizar é a última do programa disponível.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Jéssica

Jéssica

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 6 dezembro 2017 | 17:27

Boa tarde pessoal.

Preciso da ajuda de vcs. Preciso fazer a GFIP de uma empresa (dezembro/2011 ate julho/2017). A empresa foi aberta em 18/10/2011 e nunca foi movimentada. Não tenho certificado digital, como devo proceder? Qual o passo a passo pra preencher a GFIP sem movimento? É possivel enviar sem certificado digital??
Obrigada.

Thais Cristina

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 09:48

Márcio Padilha Mello não orientei para que enviassem disse que acredito que deveria ser feito dessa forma, e informei como fazemos aqui na empresa.. Mas agradeço a sua observação.

Nilton Oliveira geralmente demora para constar o envio..

Memento Mori.
Patrícia Mattos Parnow

Patrícia Mattos Parnow

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 15:19

Boa tarde pessoal,

Estou entregando a primeira SEFIP de um MEI sem movimento...

Quando ao preenchimento, coloco que ele é optante pelo SIMPLES e só informo o valor do FAP?

Desde já agradeço!

Atenciosamente,

Patrícia Mattos Parnow
Contadora
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 17:34

Patrícia Mattos Parnow boa tarde!

Veja como preencher a gefip/sefp do MEI.


MEI COM EMPREGADO Entrega da GFIP com parâmetros específicos clique aqui

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Patrícia Mattos Parnow

Patrícia Mattos Parnow

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 17:58

Fredson Lopes,

Muito obrigada pela ajuda!!!!!

Para o MEI sem movimento, deixo ele como optante pelo Simples, já que não ha nada a pagar?

Atenciosamente,

Patrícia Mattos Parnow
Contadora
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.