x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 4.791

Contabilizção de consórcio + Balanço de abertura.

Vinicius Soares

Vinicius Soares

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 08:39

Bom dia caros colegas!

Hoje trago uma questão me intrigou durante todo o dia de ontem...

Mesmo depois de muita pesquisa continuo com problemas ao considerar em um balanço de abertura um consórcio em andamento de um de meus clientes, a situação é a seguinte:

Elaborei um balanço de abertura com a data de 01/01/2014, nessa data meu cliente era participante de um consórcio nos seguintes termos:

Valor do bem de R$ 33.320,00
Valor pago até a data 01/01/2014 é de R$ 5.519,29
Valor a pagar: R$ 27.800,71

Quais saldos devo considerar e em quais contas no balanço de abertura ?



Grato.
Vinicius Soares.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 09:18

Vinicius Soares

Bom dia meu caro, bom vamos por parte. Na aquisição do bem ele teve um aumento patrimonial em seu ativo certo? É mas não basta apenas comprar temos de pagar né, pois bem, assim você acarretou uma obrigação futura, sendo as quotas do consórcio a pagar. Nisso, você quitou algumas parcelas no decorrer de seu exercício social, que por via das dúvidas são despesas s/consórcio porém acopladas as contas de resultado. No final do período você tem um saldo ainda devedor no seu Passivo não circulante[PNC], que são o restante da dívida- Quotas de consórcio a pagar. Então seu balanço de abertura terá apenas este saldo, logo subtende-se que, balanço de abertura e encerramento são apenas constituído por SALDOS iniciais/finais e não demais operações ocorridas.

Balanço de abertura.
EX:

ATIVO
D- CAIXA
D-ESTOQUES
D- ATIVO IMOBILIZADO

PASSIVO
C- Fornecedores
C- Impostos previdenciários a pagar
C- Impostos federais a recolher
PNC
C- Quotas de Consórcio a pagar - 27.800,71
PL
C- Capital social
C- Lucros acumulados

Espero ter ajudado.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Vinicius Soares

Vinicius Soares

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:15

Kaik Rodrigues Vieira

Obrigado pelo esclarecimento, porém acredito que terei alguns problemas.

O B.A. está da seguinte maneira:

ATIVO R$ 718,15
CIRCULANTE R$ 781,15
CAIXA R$ 112,00
BANCO R$ 669,15

PASSIVO R$ 718,15
CIRCULANTE R$ 2.424,27
PIS R$ 24,70
COFINS R$ 114,00
CSLL R$ 266,60
IRPJ R$ 444,34
ISS R$ 76,00
FORNECEDORES R$ 1.498,63

PATRIMONIO LIQUIDOR$ 3.876,17
CAPITAL SOCIAL R$ 5.000,00
LUCR. Ou PREJ. ACUM. (R$ 6.643,12 )



Seguindo a linha do seu raciocínio se eu incluir apenas o saldo do consórcio no PNC no valor de R$ 33.320,00, meu passivo ficará ainda maior que o meu ativo, aumentando ainda mais o prejuízo no balanço de abertura, o que será um grande problema para mim, uma vez que meu cliente não possui um pro-labore e fez retiradas com bases nos lucros apurados no exercício de 2014, tenho em mente que as apurações irão sofrer alterações por conta da inclusão do consórcio, mas meu cliente se recordou disso somente agora que estou fechando o balanço de 2014, pois ele cancelou este consórcio em março de 2014, mas uma alteração neste valor é alta demais, e ira nos prejudicar...

Me desculpe se falei alguma besteira e por favor me corrija se eu estiver equivocado, pois não tenho muita experiência com abertura e fechamento de balanços na prática.

Referente ao consórcio, de acordo com a minha pesquisa a contabilização do mesmo ocorre da seguinte maneira:

Pela aquisição do consórcio:

D - Consócio a ingressar (IMOBILIZADO)
C - Consórcio a pagar (PNC)

Pelos pagamentos antes da contemplação:

D - Adiantamento de consórcio (IMOBILIZADO)
C - Caixa/Banco (DISPONIBILIDADES)

Pela contemplação:

D - Veículos (IMOBILIZADO)
C - ?????????????????????????? (Meu raciocínio trava aqui, me desculpe)

Enfim, seguindo esta lógica, como meu cliente não havia sido contemplado até 01/01/2014 (data do B.A), os saldos que eu consideraria no meu B.A seria nas contas de:

D - Consócio a ingressar (IMOBILIZADO) R$ 33.320,00
C - Consórcio a pagar (PNC) R$ 33.320,00
D - Adiantamento de consórcio (IMOBILIZADO) R$ 5.519,29
C - Caixa/Banco (DISPONIBILIDADES) - esta conta não sofrerá alteração, uma vez que o saldo no balanço já é o saldo após o pagamentos das cotas.


Estou bem confuso, não sei como ocorrerá a baixa do PNC, nem ao menos a baixa do saldo da conta de adiantamento de consórcio, acredito que ocorrerá no momento da contemplação, mas acho que acabo surtando antes disso acontecer...

Se puder me ajudar eu agradeço.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 10:47

Vinicius Soares

Então houve algo errado porque nota-se ali que seu PL há uma diferença de 2.233,05..

Lançamentos deverão seguir a seguinte ordem,

Pagamento das cotas antes da contemplação do bem:

Supondo que o consórcio é de um veículo, e o valor da cota é R$ 1.000,00, o lançamento deve ser assim:

D – Adiantamentos de Consórcio (Imobilizado) R$ 1.000,00
C – Bancos c/movimento (Ativo Circulante) R$ 1.000,00

Consórcio contemplado e recebimento do bem:

O valor do veículo é R$ 55.000,00, e o seu consórcio foi feito em 60 prestações de R$ 1.000,00. Foram pagas 15 (R$ 15.000) e ainda restam 45 (R$ 45.000). Assim, o valor total do Consórcio é R$ 60.000,00. Vamos contabilizar da seguinte maneira:

D – Veículos (Ativo Imobilizado) R$ 55.000,00
D – Variações monetárias passivas (Conta de resultado – despesa financeira) R$ 5.000,00
C – Adiantamentos de Consórcio (Imobilizado) R$ 15.000,00
C – Consórcios a pagar (Passivo Circulante) R$ 12.000,00 Anual
C – Consórcios a pagar (Passivo Não Circulante) R$ 33.000,00

Nota: Para efeito didático, não considero aqui Fundo de Comércio, Taxas de administração, ICMS sobre o imobilizado. A segregação entre circulante e não circulante, considerei o 12 meses. Separar os valores de Consórcios a Pagar no passivo circulante e não circulante, conforme o prazo de vencimento das parcelas futuras, após pagamento fazer reajuste entre as contas.

Atualização das parcelas:

Com o passar do tempo, as parcelas que ainda faltam pagar, sofrerão reajustes. Esses valores devem ser contabilizados no resultado. Vamos supor que o valor da parcela passou para R$ 1.080,00. Como ainda restam 45 parcelas, o valor da correção fica em R$ 3.600,00.

Vamos contabilizar assim:

D – Variações monetárias passivas (Conta de resultado – Despesas financeiras) R$ 3.600,00
C – Consórcios a pagar (Passivo Circulante e Não Circulante) R$ 3.600,00

A contabilização dos pagamentos das cotas após as correções ficaria assim:

D – Consórcios a pagar (Passivo Circulante) R$ 1.080,00
C – Bancos c/movimento (Ativo Circulante) R$ 1.080,00

Base: clique aqui

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Vinicius Soares

Vinicius Soares

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 14:39

Kaik Rodrigues Vieira.

De fato o B.A que transcrevi está errado, eu o elaborei no excel antes de contabilizar no sistema e ao simular os lançamentos do consórcio esqueci de reverter o saldo do PL antes de transcreve-lo ...

Referente a contabilização das despesas do consórcio não tenho dúvidas.

Acho que encontrei o ponto que está causando a divergência, no exemplo em que citou, o Crédito das parcelas no PNC só foi lançando no momento da contemplação do consórcio, enquanto isso os pagamento só são lançados como adiantamento no imobilizado, é isso mesmo ?

Você não realiza o seguinte lançamento no momento da aquisição do consórcio ?

D- Consórcio a ingressar (Investimento/ Ativo Não Circulante)
C- Obrigações com Consórcios a Pagar (Passivo Circulante)

Se for isso mesmo, no meu balanço de abertura somente será lançado o saldo de R$ 5.519,29 (cotas pagas até a data do B.A).

Grato.

Vinicius Soares.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 14:57

Vinicius Soares

Não não, pois ao realizar este lançamento terá de fazer transferência/reajuste do mesmo para o bem como nas contas passivas, e não vejo necessidade deste trabalho a mais...

E uma dúvida que me surgiu, no caso seu exercício social em 2013 não foi encerrado?
Porque lembrando se a empresa deu prejuízo terá de ter aumento com o valor das quotas a pagar no seu PNC e no aumento do seu ativo com as pagas.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Vinicius Soares

Vinicius Soares

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 15:57

Kaik Rodrigues Vieira

O exercício de 2013 não foi nem contabilizado, a empresa é do LP e não era feita escrituração contábil, como 2015 é ano de entrega de ECD referente ao exercício de 2014 para as empresas que estiverem dentro das condições de obrigatoriedade apurei os saldos em 31/12/2013 e elaborei este B.A, para então poder contabilizar 2014.


Como não lancei o saldo do consórcio no PNC pelo fato do mesmo não ter sido contemplado, o resultado apurado no B.A. mudou
após acrescentar o saldo das parcelas pagas até a data do mesmo, mas ainda apresenta um prejuízo R$ 1.123,83.

Grato.

Vinicius Soares.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 16:15

Vinicius Soares

Correto!!

Bom, espero ter ajudado, bons estudos e trabalho, e boa sorte pois EFD não é fácil rsrs.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Vinicius Soares

Vinicius Soares

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 16:23

Kaik Rodrigues Vieira

Ajudou e muito!!!

Esta é a primeira empresa do LP das que terão de ter a ECD entregue, a qual estou encerrando o balanço para prosseguir com a entrega da mesma, assim que de fato encerrar eu instalo o programa e começo as "simulações", para que eu não venha ter problemas com as demais.

Um ótimo trabalho para você também meu caro, nos vemos por ai.

Grato.

Vinicius Soares.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.