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Alfredo Rodrigues Filho

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 25 de abril de 2008 às 17:55:15
Olá, amigos...

Preciso escriturar o Livro Diário e não sei nem como começar. Preciso ver o modelo dos lançamentos de uma Microempresa para que dessa forma possa eu dar sequência. Aos amigos que encarecidamente quiserem colaborar disponho de dois endereços de e-mail que são: digicon@oi.com.br ou dig.icon@hotmail.com

Muito grato...

Atenciosamente,

Alfredo R. Filho
Ricardo C. Gimenez

Moderador

postada em: Sexta-Feira, 25 de abril de 2008 às 18:12:11
Vamos por partes:

Escrituração manual ou por processamento de dados?

Empresa já em funcionamento (com a escrituração em atraso)ou iniciou suas atividades agora?

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Alfredo Rodrigues Filho

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 25 de abril de 2008 às 18:24:03
Amigo,

Pretendo fazer manual, a firma já existe a três anos. Há diferença no caso de ela ser consituida agora, me informe também nesse caso...

obrigado
Ricardo C. Gimenez

Moderador

postada em: Sexta-Feira, 25 de abril de 2008 às 18:36:31
Embora a legislação fiscal dispense as microempresas da escrituração contábil (pedindo apenas o livro caixa) , a legislação comercial exige a contabilidade completa.

O trabalho que há ao se escriturar um livro caixa, é quase o mesmo que se tem ao fazer escrituração contábil, que é muito mais completa.

Se for uma empresa modesta, nada o impede de fazer a escrituração contábil desde a constituição.

Para as empresas que iniciam a escrituração contábil quando já estão em funcionamento, é necessário o levantamento de um balanço de abertura.

De resto, a escrituração contábil exige no mínimo os livros Caixa, Diário e Razão; o livro diário precisa ter Termos de Abetura e Encerramento e nele constar os lançamentos contábeis, Balanços Patrimoniais, Demonstrações do Resultado do Exercício, DOAR e DMPL, e os lançamentos devem ser agrupados pelo menos mensalmente. Por sua vez, os lançamentos precisam ter data, Conta Devedora, Conta Credora, Histórico e Valor.

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Alfredo Rodrigues Filho

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 25 de abril de 2008 às 18:39:23
Teria como me mandar um modelo escriturado da forma agrupado por e-mail ?

Obrigado...
Ricardo C. Gimenez

Moderador

postada em: Sexta-Feira, 25 de abril de 2008 às 18:43:04
Infelizmente nesta parte não posso ajudá-lo, visto que meus trabalhos são computadorizados.

Recomendo que este trabalho seja fisicamente encaminhado a um profissional contábil de sua região

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Marcos Roberto Chaves

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 29 de abril de 2008 às 18:18:26
Boa noite a todos, gostaria de fazer este lançamento no livro diario:
Dia 10/04/2008: Devolução de 10 unidades de Bola de Basquete em Couro ao fornecedor Artigos Esportivos Ltda. no valor de 170,00. O valor será amortizado da dívida da empresa comeste fornecedor.
Não esquecer de estornar os impostos incidentes.
Att,
Marcos
Marcos Roberto Chaves

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 29 de abril de 2008 às 18:21:52
Boa noite Ricardo Cardoso Gimenez, você pode me ajudar a fazer alguns lançamentos no livro diario. Na realidade eu já fiz mas gostaria que pudessem dar uma revisada em todos os lançamentos.
Se possivel eu mandar para seu e-mail.
Aguardo resposta.
Ricardo C. Gimenez

Moderador

postada em: Terça-Feira, 29 de abril de 2008 às 18:38:38
Boa noite, Marcos Roberto

estou o colocando em meu msn

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Ricardo C. Gimenez

Moderador

postada em: Terça-Feira, 29 de abril de 2008 às 18:54:16
1) Contabilização da devoução

A contabilização da devolução é simples:

D - Fornecedores
C - Estoques
$ 170,00 (este é o valor contábil; o valor da nota é outra coisa...)

2) Contabilização dos Impostos
O único imposto que entra nisto é o ICMS, porque para os demais impostos, independente do regime tributário da empresa, a base de cálculo seria o faturamento, e devolução nada tem a ver com isto.

Caso sua empresa seja contribuinte do ICMS: (CFOP 5.201 ou 5.202)
D - Fornecedores (PC)
C - ICMS a Recuperar (AC)
$ base de cálculo x alíquota de seu estado


Nota: na sua pergunta não consta se o valor de 170,00 é o valor puro da mercadoria (produto - impostos). Eu estou dando exemplos de como se fosse o valor desse jeito.

Boa noite.

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Jose Carlos

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 19 de janeiro de 2010 às 21:58:54
Olá, sobre o livro diário. .. apos fazer os lançamentos contábeis eu vou imprimir o livro diário mês a mês, para isso eu devo no final de cada mês faezr o encerramento do exercicio!!? ou devo fazer encerramento do exercicio apenas no final de cada ano, refente a 01/01/2008 a 31/12/2008 ??
Saulo Heusi

Usuário VIP

postada em: Quarta-Feira, 20 de janeiro de 2010 às 06:57:24
Bom dia Jose,

Os registros contábeis referentes ao encerramento do exercício só serão elaborados no dia 31 de Dezembro de cada ano.

Ao imprimir o Livro Diário deste mês, constarão o lançamentos referente ao encerramento.

...
Jose Carlos

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 20 de janeiro de 2010 às 10:18:47
tá certo então, vou lançando todos os meses então e so no dia 31/12 e que farei o confronto com despesas e receitas, obrigado
Peter Alberto de Souza

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 15 de fevereiro de 2010 às 11:43:54
Bom dia, estou fazendo o fechamento anual (emissão de balanço) de uma empresa optante pelo simples, poderiam me ajudar?
Poderia informar os passos para emissão do livro diário?
Ou seja, primeiro devo fazer o zeramento das contas, depois emissão dos lançamentos, emissão da DRE e depois balanço patrimonial, etc.

Desde já agradeço.
Maricleide Medina Marques

Usuário Iniciante

postada em: Segunda-Feira, 15 de fevereiro de 2010 às 12:11:29
Boa tarde gostaria de saber se fosse possivel, qual seria o fundamento legal, ou seja, o artigo a lei, paragrafo etc, que conste que uma empresa enquadrada como ME tem que ter o livro caixa escriturado pois neste caso a legislação da ME dispença da escrituração completa contabil mais a comercial não, pois tenho um cliente que persiste afirmar que não seria obrigatorio a elaboração da contabilidade completa para ME apenas o livro caixa, afinal tem ou não que ser feita a escrituração contabil completa, obrigada fico no aguardo de ajuda, grata
Ricardo C. Gimenez

Moderador

postada em: Segunda-Feira, 15 de fevereiro de 2010 às 15:17:32
Boa tarde, Maricleide


Inicialmente precisamos atentar que enquanto a área de atuação das determinações do Código Civil são bem mais amplos (regulamento da vida social), todas as matérias legais atinentes ao Direito Tributário enfocam casos mais específicos e determinados (sujeitos ativos e passivos, fatos geradores, arrecadação, etc.), senão regulatórios das determinações da Constituição Federal e/ou do próprio Código Civil, segundo professa Celso Ribeiro Bastos, in Curso de Direito Constitucional, Editora Saraiva, 18ª Edição, página 355:

Não existe hierarquia entre as espécies normativas elencadas no artigo 59 da Constituição Federal. Com exceção das Emendas, todas as demais espécies se situam no mesmo plano.

A lei complementar não é superior à lei ordinária, nem esta é superior à lei delegada, e assim por diante.

O que distingue uma espécie normativa da outra são certos aspectos na elaboração e o campo de atuação de cada uma delas. (grifo meu)

Lei complementar não pode cuidar de matéria de lei ordinária, da mesma forma que lei ordinária não pode tratar de matéria de lei complementar ou de matéria reservada a qualquer outra espécie normativa, sob pena de inconstitucionalidade.

De forma que, se cada uma das espécies tem o seu campo próprio de atuação, não há porque falar em hierarquia. Qualquer contradição entre essas espécies normativas será sempre por invasão de competência de uma pela outra. Se uma espécie invadir o campo de atuação de outra, estará ofendendo diretamente a Constituição. Será inconstitucional. (grifo que não consta no original)

Agora, indo diretamente ao "nosso" assunto:
tenho um cliente que persiste afirmar que não seria obrigatorio a elaboração da contabilidade completa para ME apenas o livro caixa, afinal tem ou não que ser feita a escrituração contabil completa, obrigada fico no aguardo de ajuda, grata

Logo, no intuito de satisfazer sua dúvida, preliminarmente (por conta do ramo do ordenamento jurídico), é necessário considerar as disposições do Código Civil:
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
Fonte: Lei 10406/2002 (Código Civil)

Nota:
Este diploma legal não diferencia microempresas das outras (nano, médias ou mega empresas), e sim, obriga todas as pessoas jurídicas a manter escrituração contábil regular.

Realmente a Legislação da área tributária (derivada, sucessivamente, da Constituição Federal, do Código Civil e do Código Tributário Nacinal), obriga o contribuinte a escriturar pelo menos o livro caixa, porém, para não entrar em conflito com o Código Civil, faculta a adoção da escrituração contábil completa, conforme podemos visualizar no seguinte conteúdo:
Art. 26. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam obrigadas a:
...
§ 2º As demais microempresas e as empresas de pequeno porte, além do disposto nos incisos I e II do caput deste artigo, deverão, ainda, manter o livro-caixa em que será escriturada sua movimentação financeira e bancária.
...
Art. 27. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional poderão, opcionalmente, adotar contabilidade simplificada para os registros e controles das operações realizadas, conforme regulamentação do Comitê Gestor. (grifos meus)
Fonte: Lei Complementar 123/2006 (Lei tributária que versa sobre o Simples Nacional)

Conclusão
Considerando que a legislação tributária é desprovida da autonomia necessária para contradizer o disposto no Código Civil, prevalece a determinação de promover a escrituração contábil completa, de acordo com a fonte legal supra-citada.


Bom trabalho

e-mail de moderador: rcgimenez.moderador@gmail.com
skype : rc.gimenez - twitter: rcgimenez
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http://www.contabilidadesemsegredos.com.br
Marcos

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 7 de dezembro de 2010 às 16:45:41
Boa tarde
Gostaria de saber o que devo incluir em um livro diário, pois nunca fiz e tenho essa duvida.
Grato desde já pela ajuda.
Mari Neli dos Anjos

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 25 de fevereiro de 2011 às 09:13:16
Boa dia!
O software que eu utilizava para emissão do Livro Diário, o fazia na seguinte ordem:

1-Termo de Abertura
2- Diario Geral
3- Balancete de encerramento
4- DRE
5-Balanço Patrimonial
6- termo de encerramento

O programa que utilizo agora traz tds os itens separadamente.
O Diario deve realmente conter tds estes itens?
Devo emitir nesta mesma ordem?

Mto obrigada pela grandiosa ajuda!
Fabiano Pereira da Silva

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 25 de fevereiro de 2011 às 15:17:37
Tenho Uma Duvida no Livro diario o contador e o cliente assina na abertura e encerramento certo no caso pra registrar eles na junta ou no cartorio eu preciso so das ASSINATURAS ?
desd ja acradeço

att Fabiano
Heloisa Motoki

Consultor Especial

postada em: Sábado, 26 de fevereiro de 2011 às 16:57:36
Fabiano
Boa tarde


No Livro diario, além da assinatura do contador e do representante legal da empresa nos termos é necessaria também assinatura nas demonstrações contabeis que fazem parte do livro.

A inclusao das demonstrações são obrigatorias de acordo com o codigo civil


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki
Fabiano Pereira da Silva

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 28 de fevereiro de 2011 às 09:53:54
Obrigado Heloisa Agora Eu Entendi Melhor As Vezes São Duvidas Meio Que Faceis Mas so Novo No Ramo E Prefiro Pergunta A Vocês ........
Mari Neli dos Anjos

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 1 de março de 2011 às 09:41:20
Boa dia!
O software que eu utilizava para emissão do Livro Diário, o fazia na seguinte ordem:

1-Termo de Abertura
2- Diario Geral
3- Balancete de encerramento
4- DRE
5-Balanço Patrimonial
6- termo de encerramento

O programa que utilizo agora traz tds os itens separadamente.
O Diario deve realmente conter tds estes itens?
Devo emitir nesta mesma ordem?

Mto obrigada pela grandiosa ajuda!


Heloisa Motoki

Consultor Especial

postada em: Terça-Feira, 1 de março de 2011 às 21:48:17
Mari
Boa Noite

Sim, deve conter de acordo com o código civil, DNRC e legislação tributária.

No código civil há previsão ainda da empresa fazer separadamente um livro de balancetes e balanço. (L 10406 - artigo 1185) , mas o melhor é fazer tudo em um só para economizar nas taxas de registros.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki
postada em: Domingo, 23 de outubro de 2011 às 00:21:00
Gostaria de saber porque os Microempreendedores individuais não podem ser beneficiários de DECORE?
Heloisa Motoki

Consultor Especial

postada em: Segunda-Feira, 24 de outubro de 2011 às 23:46:02
José
Boa noite


Onde vc verificou essa informaçao?
Pq normalmente o decore comprova a renda para uma PF e no caso da MEI vc terá a figura do titular como PF e do MEI como PJ (fonte pagadora)


Heloisa Motoki
Thiago Ribeiro dos Santos

Usuário 5 Estrelas

postada em: Terça-Feira, 3 de abril de 2012 às 17:17:17
Boa Tarde!

Tenho uma empresa que iniciou suas atividades em junho de 2011. A data de abertura do diario seria a data de inicio da empresa correto?

Desde ja agradeco!

Thiago Ribeiro dos Santos
Heloisa Motoki

Consultor Especial

postada em: Terça-Feira, 3 de abril de 2012 às 18:27:14
Thiago
Boa tarde

Sim, a data inicial é a abertura da empresa.

Heloisa Motoki



Thiago Ribeiro dos Santos

Usuário 5 Estrelas

postada em: Quarta-Feira, 4 de abril de 2012 às 11:25:51
Muito Obrigado Heloisa.

Thiago Ribeiro dos Santos

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