x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 3

acessos 1.127

nome no SPC/SERASA

ALESSANDRA ZANOTO

Alessandra Zanoto

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Comercial
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 15:57

Gostaria de esclarecimentos sobre como proceder para retirar o nome de pessoa física ou jurídica do SPC por meios legais. Quais os documentos que uma Empresa deve possuir para manter o nome de uma pessoa no SPC. Como deve ser a notificação enviada a Empresa para apresentar os documentos exigidos e como devo agir caso a Empresa não possua os documentos, para que o nome seja retirado do SPC. Agradeço os esclarecimentos, obrigada!

Dreone Mendes

Dreone Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 18:12

Para manter o devedor no SPC a empresa deve apenas possuir a documentação que comprove o debito.

Para sair do SPC basta apenas pagar a empresa, ou renegociar com ela.

Mas no caso de duvidas sobre a origem do debito, e a empresa não puder comprovar procure um advogado que irá melhor atende-la.

Dreone

Contador Municipal
ALESSANDRA ZANOTO

Alessandra Zanoto

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Comercial
há 9 anos Domingo | 25 janeiro 2015 | 07:52

Obrigada pela resposta. Ocorre que segundo uma fonte que diz retirar o nome do SPC, a Empresa credora além de ter de possuir a prova do débito, ainda precisaria de outros 3 documentos relativos a ela mesma, caso contrário deveria receber uma notificação para retirar o nome do SPC ou então exibir tais documentos. Era essa minha dúvida. Abraços.

LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 21:00

Alessandra,

Vou te responder com uma situação hipotética:

Caso você deva a uma empresa por um bom tempo e ela te coloque no SPC por conta disso, você deve pagar o débito ou negociar com ela. Assim ela tem um prazo se não me engano de 5 dias úteis para limpar seu nome junto ao SPC. Caso ela não retire, sugiro você pedir a um advogado para preparar um "remédio constitucional" chamado HABEAS DATA, documento este que tem a finalidade de resolver casos como esse, e se você tiver interesse em ganhar um dinheiro processando a empresa por não ter limpado seu nome, pode pedir uma indenização por danos morais e dependendo do caso, até materiais também.

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.