x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.438

Dúvidas sobre CBO

tostola

Tostola

Iniciante DIVISÃO 4
há 9 anos Sábado | 24 janeiro 2015 | 14:27

Olá a todos, tudo bem?

Tenho algumas dúvidas relativas à CBO.

Por exemplo, se eu for implantar os descritivos de cargos em minha empresa, vou pegar todos os respectivos cargos na base de dados da CBO.

Minhas duvidas são as seguintes:

1 - Eu posso remover/alterar itens presentes do "Relatório Tabela de Atividades" ou mesmo inserir algum item especifico de minha empresa?
Por que em minha empresa uma Recepcinista pode não realizar TODAS as atividades que a lista de atividades possui, ou mesmo poderá realizar alguma outra atividade especifica que nao tenha na lista, posso incluir?

2 - Idem para a escolaridade mínima e experiência minima exigida. Tenho de seguir o que a CBO indica ou estas indicações seriam somente uma sugestão da CBO?

3 - Caso tenha algum cargo muito especifico que nao achei referencia na CBO, posso criar um descritivo de cargo normalmente?

4 - Qual o poder juridico que um descritivo de cargo possui dentro de minha empresa, ou seja, o funcionário pode usar ele para falar que faz mais atividades do que estão descritas?

5 - Eu posso ter nomes de cargos diferentes dos nomes que a CBO apresenta? Posso por exemplo criar um cargo com nome TAL porém dentro do descritivo eu posso utilizar "Referente ao cargo XYZ da CBO"?

6 - Eu posso ter nomes de cargos em meu organograma que não são os mesmos nomes presentes nas carteiras de trabalho CTPS de cada funcionário?

Muito obrigado a todos que puderem ajudar.

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Sábado | 24 janeiro 2015 | 14:38

Boa tarde amigo,

Bom no caso da escolaridade vc deve seguir pois quando for enviar o Caged ele vai dar erro com certeza, vc não precisa seguir o nome do cargo no CBO porem deve estar dentro do mesmo grupo, eu sempre pesquiso bem quando preciso criar um cargo novo para que pelo menos fique mais perto possível do real.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
tostola

Tostola

Iniciante DIVISÃO 4
há 9 anos Sábado | 24 janeiro 2015 | 14:43

Obrigado Jorge Fernando... e em relação às minhas outras dúvidas?
Se puder as reponder uma a uma agradeceria muito.
abs.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.