x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 53.744

Dois MEI em um mesmo endereço

Eduardo Curi

Eduardo Curi

Iniciante DIVISÃO 5, Account Manager
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 14:14

Minha namorada tem um estúdio de pilates em um endereço e é MEI, eu estou querendo revender roupas e vou abrir um MEI para poder emitir nota fiscal e comprar com preço para revenda (que só me vendem se eu tiver um CNPJ) , posso me cadastrar como MEI e usar o mesmo endereço do estúdio? não preciso de um local (endereço físico) para as vendas, sendo que estas serão feitas por telefone e com visita ao cliente.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 14:28

Eduardo,

poder pode, porém só tem que ter alguma diferenciação do tipo Rua fulano de tal, nº XXX-A, enquanto a outra empresa fica no nº XXX-B.
Não sei se fui bem claro...

Hélder  Oliveira

Hélder Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 14:33

Olá Eduardo.
Essa tentativa será arriscada, quando se faz um pedido de abertura de CNPJ a Receita Federal busca se no local já não existe uma empresa já instalada.
Dessa forma o seu pedido poderá ser negado; ou ela pode ter possíveis problemas futuros com a inscrição dela.

Mas, na abertura do MEI terá algumas perguntas, em que declara como será o funcionamento da empresa. Lá nessas opções terá como informar que a atividade da empresa será em porta em porta ou fora do local informado. Ou uma outra opção é fazer como a sugestão acima e designar que o funcionamento será em outra sala, casa, ou fundos. Então sendo assim tudo sairá corretamente.

Boa sorte com o seu MEI, sucesso.

Att,

Hélder Oliveira S.
LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 23:03

Boa noite Eduardo,

Já peguei vários casos como o seu e posso te afirmar que:

* Para a Receita Federal é POSSÍVEL SIM que haja várias empresas em um mesmo endereço. Isso não é algo legal, mas que na PRÁTICA é POSSÍVEL.
* O único possível problema que você pode identificar de cara é quando for criar a Inscrição Estadual e Munciipal, pois pelo menos aqui no Ceará e na cidade de Fortaleza, as secretarias investigam se há outra empresa no cadastro e se tiver, elas pedem pra você mudar o endereço ou então que as empresas que estejam no endereço, se retirem de lá ou sejam baixadas.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 09:00

Eduardo Curi, se você proceder com complemento no seu endereço não terá problemas, como sala, anexo, andar essas coisas, porém eles podem te pedir contrato de locação que dará um trabalho maior, porém não é uma pratica ilegal.

LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 12:04

Marcelo,

Você está certo. Mas pelo menos para Fortaleza isso é algo que dar problema, pois os órgãos pedem que o complemento colocado tenha inscrição de IPTU e pedem a certidão de IPTU no endereço com o complemento. Caso um endereço tenha Loja 1 e Loja 2, os dois complementos devem possuir inscrições de IPTU diferentes. Não sei como funciona no estado e município de vocês, mas pelo menos aqui apenas preencher um complemento não pode.

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.