x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 48

acessos 31.928

Viabilidade Jucesp

VALÉRIA DOS SANTOS QUEIROZ

Valéria dos Santos Queiroz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 15:10

Boa Tarde,
Ao fazer o pedido de alteração de uma empresa na Jucesp, através do VRE, após tudo preenchido, fica mensagem "aguardando analise viabilidade" ... isso já faz uma semana. Não consigo sair disso, não libera as guias... Alguem com situação parecida? Sinceramente não sei como proceder, alguém pode me ajudar?

Att

Valéria

Hélder  Oliveira

Hélder Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 15:24

Olá Valéria.

O sistema da JUCESP está em constante mudança e geralmente demora sair a viabilidade. Qual o ramo da empresa? Durante o preenchimento deu algum risco alto? O que resta é sempre consultar, vale ressaltar que a Junta também depende do município que a empresa será aberta. Se o município também pede licenciamento o processo demora mesmo (como os casos daqui de Diadema). E a JUCESP conta apenas os dias úteis pra andamento de processos.

Att,

Hélder Oliveira S.
Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 16:58

Valéria dos Santos Queiroz,
Boa Tarde,

Estou tendo o mesmo problema aqui em Campinas. Estou fazendo uma alteração de endereço, e aguarda a analise viabilidade.

Liguei na prefeitura disseram para aguardar pois como o sistema começou a funcionar no dia 19/01/2015 ainda está com alguns "problemas".

Enquanto isto nós temos que aguentar nosso cliente nos cobrando querendo a alteração o mais rápido possível.



VALÉRIA DOS SANTOS QUEIROZ

Valéria dos Santos Queiroz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 09:27

Bom Dia,

Viviane Dantas e Helder Oliveira fiz todo o procedimento no dia 20/01/2015... trata-se de uma empresa de Engenharia (escritório) está alterando o quadro societário, os riscos foram todos baixos... consultei hoje e continua do mesmo jeito.

Pois é Fred Almeida, tb sou de Campinas/SP e realmente as coisas estão complicadas... Não sei o que fazer...

Sandra Sueli Sofiato

Sandra Sueli Sofiato

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 14:03

Olá Valéria e Fred,

Tbm sou de Campinas/SP, fiz um processo de alteração no dia 20/01 e ontem 02/02, dez dias depois veio INDEFERIDO, mas não falava o motivo.
Então fui até a prefeitura, e como sempre a mesma conversa," é um processo novo e não receberam treinamento", como insisti em falar com alguém responsável este me passou que o motivo era falta de habite-se do imóvel, a empresa já estava aberta neste endereço.
Como lá são 3 barracões juntos no mesmo endereço que denominam A, B e C, e o C já possui alvará, como eles indeferiram por falta de habite-se?
A resposta foi que não sabem o critério de avaliação da viabilidade e que tenho que fazer um agendamento técnico para maiores informações, pode?
É brincadeira o que esta prefeitura de Campinas está fazendo com a gente, e outra coisa, a análise será feita em no mínimo 10 dias.

Abraço,
Sandra

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 15:55

Sandra Sueli Sofiato,
Boa Tarde,

Nossa que complicado hein, eles agora vão verificar se o imóvel tem Habite-se. Brincadeira.

Vai indeferir mais da metade dos pedidos.

A minha solicitação de alteração eu fiz no dia 26/01/2015, e até o momento não saiu nenhuma resposta.

Agora no seu caso como que eles vão liberar ?

Porque antes, mesmo que não tivesse o Habite-se Comercial, tínhamos como dar entrada no Alvará de Licença com a declaração de inconformidade, desde que algum engenheiro desse algum laudo sobre o imóvel.

Sandra Sueli Sofiato

Sandra Sueli Sofiato

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 16:29

Olá Fred,

Realmente a partir de agora acho que vai ficar bem complicado, porque um departamento que já não funcionava era o DU, e agora com mais essa atribuição de verificar viabilidade da jucesp, imagina não vai sair nada, e no meu caso é uma alteração, ou seja, o empresário vai fechar a empresa? Mandar todos os funcionários embora por estar sem habite-se?

Tem que haver uma flexibilização, cada caso é um caso...não um sistema que não funciona ficar analisando se pode ou não alterar um contrato.

A moça que me atendeu ontem falou que antes de fazer o contrato ou alteração tem que pedir uma certidão de uso do solo para ver se atividade é permitida no local, mais essa também..., vou fazer o agendamento e falar com a pessoa, tentar, mais não sei não.

Como ela me falou são 10 dias para análise, então acho que seu processo deve sair só na sexta-feira.

Acho que temos que ficar em cima, pedir explicações, se essa licença que vai sair é provisória, como eles ficam exigindo habite-se, certidão de uso do solo, é brincadeira né...

Nosso prefeito deve estar com os cofres cheios, não precisa mais de impostos, então não tem mais a necessidade de abertura de empresa em nossa cidade.

caso precise o telefone do agendamento é 2116.0147

Sandra

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 16:43

É dificil Sandra.

Vai sobrar para gente. Eles lançam um sistema falho que só dará dor de cabeça.

Na imprensa sai tudo lindo, informando que uma nova empresa abrirá em 5 dias na cidade de Campinas.

Desanimador!!!!


VALÉRIA DOS SANTOS QUEIROZ

Valéria dos Santos Queiroz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 17:29

Oi Fred, Sandra...
O processo q fiz no dia 20/01 saiu hoje como indeferido, vou amanha na prefeitura verificar, pois trata-se de uma alteração do quadro societário, empresa já existe no local.
Ao meu ver, o sistema deveria era facilitar as coisas e não complicar... afinal a empresa que será aberta, gerará benefícios para o município... mas parece que o governo não enxerga assim e ainda divulga que agora está tudo muito mais rápido e simples...
Além de desanimada, estou indignada...

Sandra Sueli Sofiato

Sandra Sueli Sofiato

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 06:43

Bom dia Valéria,

Essa prefeitura tá de brincadeira com a gente...
Vai lá sim e exija uma explicação, se nós não ficarmos em cima não vamos conseguir abrir/alterar mais nenhuma empresa nesta cidade.
Além de demorar horrores vão indeferir todos os nossos processos.

Boa sorte!
Sandra

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 08:19

Valéria dos Santos Queiroz,
Bom Dia,

Nossa, o meu ainda não saiu. Só falta também indeferir!!!

O motivo ainda você não sabe ?





Guido Eugenio

Guido Eugenio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 11:21

Bom dia!!!

Estou com diversos processos parados, devido a "análise de viabilidade", tenho um processo de alteração de endereço do dia 26/01, e até agora nada... Alguém tem alguma novidade??? Sou de Campinas, já entrei em contato com a Prefeitura, mas eles não conseguem sequer estabelecer um prazo para análise...

Sandra Sueli Sofiato

Sandra Sueli Sofiato

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 11:36

Olá Guido, td bem?

Estou no mesmo barco que vc, nenhum processo meu sai, o que saiu foi indeferido.
Ninguém sabe informar nada, ninguém sabe de nada.... como sempre.
Acho que deveríamos entrar em contado com o sindicato e o sescon para ver se ajudam a gente em alguma coisa.
Já estou pensando em pedir ajuda a algum vereador para interferir junto ao prefeito nessa papagaiada que ele meteu a gente com esse processo de viabilidade.

QQ. novidade mandem notícias.

Abraço
Sandra

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 11:37

Guido Eugênio,
Bom Dia,

Está difícil....estou na mesma situação.

Vergonhoso.....não sei mais o que fazer e nem o que dizer para o cliente !!!!

Nesta hora que o Sindicado dos Contabilista poderia e deveria tentar resolver este problema para nós junto a Prefeitura e Jucesp.

VALÉRIA DOS SANTOS QUEIROZ

Valéria dos Santos Queiroz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 11:05

Bom Dia,

Até agora não obtive nenhuma resposta da prefeitura... ninguém sabe de nada... Tenho um outro processo que está há exatamente 17 dias em analise!!

Do processo que foi indeferido, foi solicitar novamente e ver se consigo a liberação, no momento em que ele estiver em analise... Assim que tiver uma resposta aviso.

Alguém teve alguma resposta por parte da prefeitura?

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 11:10

Valéria dos Santos Queiroz,
Bom Dia,

O meu processo foi feito no dia 27/01 e ainda está aguardando a viabilidade.

A prefeitura disse que provavelmente sexta feira irão conseguir verificar o dia 27/01.

Estão por demais atrasado.

Jefferson Taddei da Silva

Jefferson Taddei da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 12:24

Boa tarde Colegas,

Essa Prefeitura de Campinas é um Lixo, sempre foi.

Fiz um processo em 21/01 e o INDEFERIMENTO foi sair somente 16/02, no indeferimento diz que a empresa não poderá ter atividade no imóvel, pois o mesmo não é misto.

A empresa era MEI e MEI pode tudo, incrível ... passou para empresário individual e deseja transformar em eireli para começar a faturar mais, ele usa o apto. apenas como escritório (telefone e computador, nem recebe os clientes ali).

nos telefones passados Oculto e 2116-0147 ninguém atende.

se alguém tiver alguma novidade compartilhe conosco.

att..
Jefferson

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 14:07

Jefferson Taddei da Silva,

Realmente é um lixo.

No meu caso tive que entrar com um pedido de contestação na Prefeitura pois o imóvel que eu estou alterando possui Habite-se Comercial. No meu caso tambem foi indeferido por não ser uma área mista do zoneamento.

Agora estou aguardando a analise de pedido para ver o que vou conseguir.

A hora que tiver a resposta eu lhe dou um toque.

Realmente está muito complicado.

Sandra Sueli Sofiato

Sandra Sueli Sofiato

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 08:32

Pessoal, bom dia!

Vcs estão tendo algum sucesso com a viabilidade?
Estou com processo desde o início de fevereiro e nada...nenhuma resposta até agora...
Não sei mais nem o que falar com os clientes, já não estão mais acreditando que demora tanto, e
ainda pode não dar certo.
Brincadeira né....

Grata,
Sandra

Fred Almeida

Fred Almeida

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 março 2015 | 08:43

Sandra,
Bom Dia,

Estou na mesma. O pedido meu de alteração de endereço foi indeferido informando que o imóvel era residencial. Sendo que é um prédio comercial com habite-se comercial.

Fui até a prefeitura e pediram pra protocolar um pedido, pois a analise foi errada da Prefeitura, só que também o meu novo pedido até o momento não foi analisado.

Um absurdo.

Priscila Santos Paixão

Priscila Santos Paixão

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 17:44

Estou com problemas também.

Em dois processos.
Um foi indeferido devido a ação judicial da Vila Abaeté, que proibe a instalação de qualquer empreendimento no raio de 2km. Devido ao mal planejamento.

Outro a prefeitura alega que a atividade não é permitida no local. Já fui até a prefeitura, comuniquei que o endereço será somente para
correspondencia, mas não obtive sucesso, terei de fazer outro processo retirando a atividade que impede.
Está complicado, pois já foi feita a alteração na JUCESP do Pará; alteração de endereço e de atividades.
E como farei esta alteração ma junta, sendo que ela não está registrada na Junta de São Paulo? Terei de retornar a empresa para o Pará e lá eles fazerem a alteração de atividades novamente?

Fora que todos os processos estão demorando. Você aguarda mais que um mê e recebe a noticia de que seu processo foi indeferido.
Estão de brincadeira!
Eu sei que a burocrácia é necessária em uma organização. Mas a burocracia mal planejada é prejuízo!

Alguém está com um caso parecido? Tem uma experiência? Pode me auxiliar com alguma dica?

Patricia Godoy

Patricia Godoy

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 16:33

Boa tarde

Amigos,, fiz uma solicitação hoje para abertura de empresa em Campinas.
Qual o prazo para darem resposta no sistema da Jucesp?
A empresa é de serviços administrativos de risco baixo.
Obrigada

PAULO SOARES

Paulo Soares

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 17:23

Boa Tarde a todos.

Verificando este tópico, percebi que todos que fazem a abertura de empresa em municípios fora de São Paulo-SP, na JUCESP acabam se esbarrando na espera da tal "analise de viabilidade" (que na verdade não analisam nada, só enrolam pelo meu ver.). É a burocracia deste país que nos atormenta.

Fiz uma abertura de empresario individual na JUCESP para o município de Santana de Parnaíba (dia 12/08) e depois que preenchi as perguntas para a análise de viabilidade....pronto. Pede para aguardar. E desde então já se passaram 7 dias e todo o momento estou verificando se há alguma novidade. Mas até este exato momento..nada.

O pior que o cliente precisa urgentemente abrir a empresa e ele liga todos os dias para saber se há alguma novidade. Explicamos que se trata de uma análise feita pela prefeitura daquele município e que realmente precisa aguardar o deferimento para dar prosseguimento ao processo. E não há mais nada há fazer.

Mas...sabe como é cliente. Não que saber se o problema é de fulano ou beltrano. Acha que a culpa é do escritório que "está enrolando" com o processo. O cliente já esteve aqui. Mostramos para ele a situação, explicamos..... Mas.... Fica naquela pressão querendo saber se há alguma forma de resolver este problema. Ficamos sem saber o que fazer (e o que dizer).

É muita evolução tecnológica, muita modernidade, muito "on-line", mas a verdade é que por trás de tudo isto, tem as pessoas de má vontade que não tem um mínimo de pressa (e responsabilidade) para agilizar os processos. E não há um responsável competente que supervisiona estas pessoas.

E ficamos reféns de tudo isto. Desculpem pelo desabafo, mas esta é a realidade para todos nós profissionais.

Qualquer novidade, posto aqui.

Obrigado a todos.

Paulo R V Soares
Viviane de Oliveira Dantas

Viviane de Oliveira Dantas

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contratos
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 08:44

Paulo, bom dia!

Fui em uma reunião na Prefeitura aqui do Município de Diadema, cujo também tem a analise da viabilidade.
O secretário de desenvolvimento urbano já começou falando que a analise demora dois dias para ser analisada, que é uma mentira porque normalmente demoram mais ou menos 5 dias úteis para a tal analise, e ainda teve a coragem de falar que os contadores e funcionários que estavam presente naquela reunião estavam mentindo que demorava tudo isso.
Alegou também que isso é um beneficio para a própria cidade, para não liberar o funcionamento em imóveis irregulares, que qualquer um pode pegar e construir um "puxadinho" e abrir uma empresa.
Outro problema o processo dá exigência na Junta Comercial, o processo irá novamente para analise de viabilidade e ficamos presos novamente.
E como sempre a culpa será sempre nossa!

Viviane Dantas
[email protected]


" A vida é maravilhosa se não se tem medo dela. "
Charles Chaplin
PAULO SOARES

Paulo Soares

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:05

Boa Tarde, Viviane.

Infelizmente o cliente aqui acabou de cancelar o processo, dizendo que iria passar para outro contador resolver.

Tentei entrar em contato com a Prefeitura de Santana de Parnaíba e pediram para falar com uma pessoa que cuida disto (isto depois de me passarem para 5 pessoas diferentes).

Mas, segundo informações, "é muito difícil falar com ele, porque todo dia ele está em reunião". "E ninguém pode resolver". "Só ele".

Enviei um e-mail para a Prefeitura e recebi somente uma confirmação de recebimento. E nenhuma resposta.

Enviei um e-mail para a JUCESP, também solicitando alguma informação...Também sem retorno.

Final da história: o escritório acaba passando por incompetente e incapaz de resolver os problemas. E isto nos deixa constrangido.

Viva o nosso "grande" Brasil da burocracia e incompetência !!!!

Paulo R V Soares
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.