x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 15.148

Vou abrir um MEI para revender, preciso de Inscrição Estadua

Eduardo Curi

Eduardo Curi

Iniciante DIVISÃO 5, Account Manager
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 16:45

Boa tarde,

Vou abrir um MEI para vender meias, preciso de inscrição estadual? sei que posso vender sem tirar nota fiscal por ser MEI, não ter Inscrição Estadual me impede de algo?

Para comprar com preço de atacado preciso do CNPJ, mas preciso de Inscrição estadual para que a empresa me venda com nota fiscal? eles conseguem tirar NF sem que eu tenha Inscrição Estadual?

não entendo nada e me desculpem se é uma pergunta tola

obrigado

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 16:56

Eduardo, boa tarde

Sim, por ser comércio você obrigatoriamente precisará de Inscrição Estadual, e complementando seu comentário, apesar de não ser comum no seu ramo de negócio apresentado, MEI não precisa emitir nota pra PF, para PJ precisa sim.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 19:59

Boa noite Eduardo Curi,

Isso você verifica com a Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo. Procure no site se tem algum informativo dizendo o que é necessário e se não encontrar, ligue pra se informar.

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes
raimundo pereira da costa

Raimundo Pereira da Costa

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 20:23

Boa Noite amigos,

A partir que você fizer a formalização do MEI no Portal do empreendedor e gerar o Certificado de condição de Microempreendedor Individual e se for atividades (CNAE) que tem Inscrição Estadual, no caso comércio, vai gerar também a Inscrição Estadual automaticamente, basta acessar depois de alguns minutos no site da Secretária da Fazenda do Estado(SEFAZ), no serviço CADESP, para obter o nº da inscrição e os dados do Estado.No caso vendas de meias, acredito que atividade mais correta seja:"comerciante de artigos do vestuário e acessorios."

ROBERTA SANTIAGO SANTOS

Roberta Santiago Santos

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 09:02

Bom dia
por favor, tenho uma situação que uma empresa do MEI não tinha comercio em sua atividade, porem agora, eu fiz a alteração de sua atividade principal comercio, e ocorre que o SEFAZ não liberou automaticamente a inscrição estadual, tentei fazer o coleta web, mas por ser MEI, nao é permitido.
Ja fui no SEFAZ SP e nem eles souberam me informar.
Alguem ja viu uma situação semelhante?

"Deus é fiel."

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 09:31

Secretaria da Fazenda libera microempreendedor de emissão de nota fiscal

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo emitiu em (3/8) o comunicado CAT- 32, com medidas que facilitam as atividades dos trabalhadores que se inscreverem no programa do Microempreendedor Individual (MEI) . O ato da Fazenda, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, dispensa o microempreendedor de emissão de nota fiscal na prestação de serviços para pessoa física.

O comunicado do Fisco também libera o trabalhador inscrito no programa MEI de emitir o documento fiscal nas vendas de produtos que realizar para empresas que tenham Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e que sejam contribuintes do ICMS no Estado de São Paulo. Neste caso, o comprador ficará obrigado a emitir nota fiscal de entrada.

O programa Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para que trabalhadores que atuam por conta própria, com faturamento de até R$ 3 mil/mês, ou R$ 36 mil/ano, possam se legalizar mediante uma taxa mensal de até R$ 57,15, recolhida em um único carnê, que inclui todos os impostos federais, estaduais e municipais.

A inscrição dos microempreendedores é realizada pelas prefeituras e escritórios contábeis inscritos no programa Simples Nacional, que não cobrarão pelo serviço. [code]SEFAZ SP
SEFAZ SP

Ou leia a Matéria:

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/25596/mei-inscricao-estadual/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.