x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 6.616

Como transformar MEI em sociedade LTDA

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 19:10

Boa noite Carina Dias, o primeiro passo é desenquadrar a empresa do Simei, pelo portal da RFB, a partir daí ela se torna enquadrada no Simples Nacional, e logicamente ela é uma empresa individual, no segundo passo é fazer alteração de dados exceto nome empresarial, alterando todos os dados, inclusive o Capital Social, já que na alteração de Individual as custas são menores, lembrando que o capital terá que ser de 100 salários mínimos ou mais, no terceiro passo fará uma alteração e transformação, isso tudo na individual, pronto esses passos você monta o Contrato Social de transformação, onde o sócio já existente terá o Capital inicial já registrado, que os 100 salários e coloca um sócio com qualquer valor que o empresário dispor. Lembrando que todos esses passos tem que ser processado as alterações contantes na RFB. Lembro ainda que, não terá FCN na transformação de empresário, no contrato social é feita FCN Manual, pois no sistema não terá como vc colocar a data real do inicio da atividade e na manual sim.

Skype termy.ferreira
Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 07:07

Bom dia Termy e levi ! Obrigada!

Meus amigos ... por favor , agradeço muito se puderem complementar a informação = "O que vai ser mais rápido ?
1) Encerrar a MEI e constituir nova empresa ou
2) De fato a transformação?

Será que podem me orientar.

Abs!

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 11:50

Bom, no meu ponto de vista encerrar o MEI e constituir uma nova é bem mais rápido principalmente no Estado de São Paulo, pois levará 3 dias para eles analisarem a transformação na JUCESP e mais 3 ou 4 para protocolar a alteração.,

Porém no MEI você pode baixar na hora e logo depois já fazer a constituição.

Acho melhor baixar e constituir uma nova.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 18:18

Caro colega Levy, pra chegar numa empresa EIRELI, partindo de uma MEI, o primeiro passo não seria a transformação de Individual pra Sociedade Empresária Ltda? Acrescentando um sócio, o melhor não seria a Individual já vir com o capital social de 100 salários mínimos? Na transformação você não pode fazer nenhuma alteração a não ser a adição de mais um sócio. Concordo com vc que o capital social de limitada não é 100 salários mínimos, pode ser menos ou mais, milhão, bilhão, trilhão. Mas a EIRELI é 100 salários mínimos ou mais.

Skype termy.ferreira
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 11:35

Carina Dias pode baixar sim, faz o procedimento na Receita e na Jucesp.

Boa sorte

Termy Ferreira de Lima para constituir uma empresa EIRELI não precisa ser LTDA e depois transformar ela pode ser de qualquer outro tipo juridico, não ha vedações de qual tipo juridico ela tem que partir para alterar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.