x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 56

acessos 70.235

SPED Contábil - Plano de contas referencial.

Vinicius Soares

Vinicius Soares

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 15:55

Boa tarde pessoal!

Após concluir a escrituração contábil da primeira empresa do Lucro Presumido que terei de entregar o SPED contábil referente ao período de 2014, resolvi fazer o download do programa validador e estudar os procedimentos necessários para enviar a ECD, até ai tudo bem, não fosse o meu primeiro contato com o plano de contas referencial do SPED, estou totalmente perdido.

O leiaute dos meus planos de contas costumam ser:

1- Ativo;
2- Passivo;
3- Receitas;
4- Despesas;
5- Apuração de resultados.

Pois bem, nenhum problema em relação aos graus 1 e 2, porém as contas de receitas e despesas do meu plano estão bem difíceis de vincular... Sempre ao olhar no plano de contas do SPED não consigo me orientar, vejo RECEITAS e DESPESAS em vários lugares, tudo misturado... Espero que essa dificuldade de me orientar dentro do plano de contas do SPED seja devido ao nosso primeiro momento juntos.

Se alguém com mais intimidade com esse plano puder ajudar de uma maneira que eu possa pelo menos me orientar melhor eu agradeço.




Vinicius Soares

Vinicius Soares

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 10:41

Anderson, obrigado mas continuo um pouco perdido...

Referencial do SPED:

1- Ativo (OK)

2- Passivo (OK)

3- Receitas E Despesas ????? (é isso mesmo?)

4- Receitas (De atividades Específicas, como Educação, Saúde, etc. ?)

5- Custos de Produção (Industrias) ?

Passei um tempo estudando o plano de contas ontem e me parece que é mais ou menos isso, mas achei muito estranho receitas e despesas no mesmo grau, é possível isso, contas de naturezas diferentes no mesmo grupo de contas ?

CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 15:36

Obrigada Anderson!

Me ajudou muito!

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
PRISCILA

Priscila

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 16:27

Boa tarde Dennis.
Já conseguiu sanar sua dúvida?
Até onde eu li é o seguinte, a partir de 2014 a ECD vai adotar o mesmo plano de contas da ECF, esse plano é encontrado no próprio diretório do PVA do ECF. O nome do arquivo que contém as contas patrimoniais é:
SPEDECF_DINAMICO_2014$SPEDECF_DINAMICA_L100_A$6$386
E das contas de resultado é:
SPEDECF_DINAMICO_2014$SPEDECF_DINAMICA_L300_A$4$395

Entretanto, o arquivo das contas de resultado contempla apenas as contas "3".
Não localizei nada das contas "4" e "5", conforme plano referencial anterior.


Mesmo assim tentei gerar o arquivo .TXT para verificar se as contas "1", "2", e "3" seriam validadas no registro I051, mas o PVA alega advertências de todas as contas. Só não gera advertências se o registro estiver em branco.

Alguém já conseguiu validar a ECD pra me ajudar?
O que eu faço?
Mando em branco?

CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 16:53

Boa Tarde Camila Francisca Alves,

Em meu sistema estamos tendo que fazer isso, referenciar em cada conta sua conta correspondente no plano de contas referencial.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Graziele Peres Rocha

Graziele Peres Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 11:31

Oi pessoal,

Estou com um problema no Sped Contábil, Ontem consegui transmitir 10 meses da ECD com o plano referencial da ECF sem nenhum problema.
Hoje fui transmitir o mês de 11/2014, e o sistema gerou 100.000 mil advertências, todas referente as contas do plano referencial de resultado, a mensagem diz que estas contas não foram localizadas no referencial. Eu não entendo, pois, todas estão no manual da ECF e já transmiti 10 meses desta mesma forma. Percebi que hoje o sistema atualizou as tabelas externas. Será que é um erro na Receita? Alguém consegiu transmitir hoje o arquivo sem problemas?

Obrigada!

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 17:47

Cristiane Maria Gugelmin, boa tarde.

Conforme sua postagem:

Em meu sistema estamos tendo que fazer isso, referenciar em cada conta sua conta correspondente no plano de contas referencial.

Eu também estou fazendo o mesmo procedimento.
Só que esbarrei nas seguintes situações:
1. O cliente possui conta em mais de um banco e no referencial existe apenas uma única conta. Então tenho que dar o mesmo número para todas as analíticas do meu plano de contas? Elas irão agrupar todos os bancos numa única conta? É isso?
2. Não consegui localizar no plano referencial a conta de "Aplicações Financeiras - CDB/Automáticas". Só vi uma de "Numerários em Trânsito" que pela definição não é o caso. Essa eu não estou conseguindo encontrar.

Bastante confusa com essa parte.
Meus clientes são Lucro Presumido e é a primeira vez que faço o SPED Contábil.
Inclusive cheguei a transmitir de dois clientes e o sistema aceitou.
Mas para fazer o ECF está dando problema por causa do Plano Referencial.
Está difícil entender e fazer o DE /PARA.

Há algum site específico que explique melhor como proceder para empresas do Lucro Presumido?

Cordialmente!




Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 17:55

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira,

Quando a empresa tem mais de uma conta em banco, em meu sistema estamos tendo que agrupar em uma mesma conta referencial, acredito que a aplicação financeira vá somar junto a este valor.
Também estou confusa e com um pouco de medo, será a minha primeira entrega também.
Regina, já que você já conseguiu entregar, me conte, o certificado digital tem que ser pessoa física (meu) com procuração do responsável pela empresa na Receita? Ou terei que correr com certificados digitais para todos os responsáveis?
Obrigada

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 19:39

Cristiane Maria Gugelmin, boa noite.

Quando a empresa tem mais de uma conta em banco, em meu sistema estamos tendo que agrupar em uma mesma conta referencial, acredito que a aplicação financeira vá somar junto a este valor.

Cheguei a pensar nisso e pode ser que você esteja no caminho certo. Afinal são aplicações que entram e saem a qualquer momento. Não são de longo prazo.

já que você já conseguiu entregar, me conte, o certificado digital tem que ser pessoa física (meu) com procuração do responsável pela empresa na Receita? Ou terei que correr com certificados digitais para todos os responsáveis?

Usei o meu certificado e-CPF* e o e-CPF do sócio administrador.
O sistema não vai aceitar procuração digital da PF do sócio.
Você vai ter que utilizar os dois certificados separadamente.
* É o mesmo que utilizo para transmissão de dados da PJ pois tenho a procuração eletrônica. Mas não serve para a transmissão do ECD e nem do ECF.

Obrigada e bom final de semana.

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 09:38

Obrigada Regina Vitoria Rastrelli Teixeira,

Vou correr atrás dos responsáveis que ainda não tem certificado.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Kelem de amorim

Kelem de Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 08:09

Bom dia, no novo manual da ECFpublicado em maio dis que as aplicações não devem ser lancadas na conta banco do plano referencial e sim nas contas valores mobiliario 1.01.01.05. Estou com dúvidas em quais dessas nós podemos classificar já que as minhas são todas de curto prazo resgataveis a qualquer momento. Vcs sabem me orientar sobre isso ?

Atc. Kelem

Graziele Peres Rocha

Graziele Peres Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 08:18

Olá Kelem,

Minhas aplicações também são assim, e minha auditoria indicou a conta 1.01.01.05.03 - Títulos Mantidos até o Vencimento - No País, pois, titulos disponiveis para venda tem características de contabilizações diferentes.

Att,

Graziele

CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 10:55

Bom Dia,

Meu sistema só permite Notas Explicativas dentro de cada lançamento, aquelas Notas Explicativas "gerais" (dados da empresa, forma de tributação) não existem para ele, sabem me dizer se é correto anexar o arquivo correto das N.E. no campo J800?

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 12:05

Bom dia,

Estou com um problema ao importar meu arquivo ECD.

No plano de contas referencial do sistema que utilizo, as contas de receitas e despesas estão com códigos que no momento da importação para o programa ECD, aparece uma mensagem de aviso, dizendo que estas contas não existem no plano referencial.

Exemplo:

No meu plano referencial (do sistema que utilizo) a conta PIS sobre receita bruta tem código 3.01.01.05.01.05, Despesa com Salários tem código 3.01.01.07.01.02. Quando importo para o sistema ECD, aparece a mensagem "Conta não existe no plano de contas referencial informado".

Alguém está com o mesmo problema?

Hoje pela manhã atualizei meu sistema...

O ECD validou meu arquivo, porém não gostaria de transmiti-lo com avisos...

Att.

Ivanil Ribeiro

Graziele Peres Rocha

Graziele Peres Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 16:08

Olá Ivanil,

Eu tive este mesmo problema. Em um dia transmiti 10 meses, no dia seguinte quando fui transmitir o mês de novembro, começou a aparecer esta mensagem.

Entrei em contato com a Receita, e eles me indicaram desinstalar o programa e instalar novamente, mesmo que já fosse a versão atual.
A Receita havia feito atualização nas tabelas do SPED e de um dia para o outro ocorreram estes problemas.

Na minha máquina mesmo desistalando e instalando novamente contiunou assim, acho que não havia desinstalado por completo. Então baixei o programa em outra máquina e transmiti normalmente, não apareceu mais nenhum aviso. Tente fazer isto.

Att,

Graziele

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 01:50

Geroncio Maia, boa noite.


Desde a primeira vez que tive enviar o SPED contábil, eu classifiquei o plano de contas referencial na conta subjetiva, como por exemplo:
1.1.1.02.01 - BANCOS 1.01.01.02.00

Eu dei bobeira e não parametrizei para a transmissão do SPED Contábil.
É a primeira vez que vou entregar o SPED. Meus clientes são tributados pelo Lucro Presumido.
O Sistema Sped aceitou a transmissão e somente percebi que deveria fazer o procedimento quando tentei preencher o SPED EFC.
Mas conforme explicações de alguns colegas do fórum, posso fazê-lo agora e não vou precisar retificar o que já enviei.

Muito obrigada pela sua dica.
Já estou trabalhando para o EFC e creio que vai dar certo.

Cordialmente.

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 09:41

Getúlio Júnior
Tenho a mesma dúvida em relação a SC.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Izaque de Moraes

Izaque de Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 09:47

Bom dia colegas,

Estou tentando importar uma cópia de segurança do Sped Contábil e aparece o seguinte erro:

Ocorreu um erro crítico na aplicação.

A aplicação não conseguiu completar a operação desejada.

Foi gerado um relatório do problema. Para visualizá-lo, acione a opção "Detalhes".

É possível enviar o relatório para análise, acionando a opção "Enviar Relatório de Erros".

Não será coletada nenhuma informação pessoal ou fiscal do usuário ou da pessoa jurídica.

Favor preencher o campo abaixo com um relato detalhado da operação realizada.


Alguém já passou por isso? Sabem o que eu tenho que fazer?


Obrigado

Izaque de Moraes
Contador
Brasília-DF
Vinicius Soares

Vinicius Soares

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 16:25

Caros amigos Getúlio e Cristiane.

Segue link para emissão do DARE:

www10.fazenda.sp.gov.br

Nesta pagina devem clicar em demais receitas e então prosseguir com os dados correspondentes a situação de cada um.

Consegui fazer a emissão do DARE, agora só preciso saber é possível fazer a transmissão do arquivo somente após gerar o Requerimento de Autenticação do Livro Digital e se para gerar o Requerimento devo primeiro pagar a Dare, pois o PVA não me deixa avançar sem preencher a data de pagamento da DARE.

Alguém sabe me informar ?

Outra duvida que possuo é referente a Procuração que precisa ser registrada na Junta Comercial para que o Contador possa assinar também como responsável pela empresa, algum modelo disponível ?

Trecho transcrito do manual do SPED

"O livro pode ser assinado por procuração, desde que ela seja arquivada na Junta Comercial. O Sped Contábil não
faz qualquer conferência da assinatura ou dos procuradores. Esta verificação é feita pela Junta Comercial. A procuração
eletrônica da RFB não pode ser utilizada. "

Obrigado!

CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 16:49

Obrigada Vinicius Soares,

Sou contadora em SC, mas já encontrei o valor das guias.

Acredito que esta procuração de que fala o manual do sped é aquela procuração feita apenas em cartório.
Quanto a outra pergunta, não sei informar pois ainda não transmiti nenhum SPED.

Ainda tenho algumas dúvidas, uma delas é quanto ao certificado digital, minha colega Regina Vitoria Rastrelli Teixeira informou que é obrigatório ser certificado do responsável pela empresa (e-cpf), porém hoje tive a informação que tem que ser A3, isso é verdade? (o certificado A3 é mais caro)

Outra dúvida é quanto ao pagamento da taxa para a Junta Comercial, tenho 5 empresas cuja abertura foi feita em cartório, mesmo assim devo recolher a taxa para a Junta Comercial?

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 14:22

Prezados Colegas, boa tarde.

Estou com muitas dificuldades para parametrizar o meu plano de contas.
Possuo apenas empresas do Lucro Presumido (PJ GERAL) e por mais que eu tente entender a nomenclatura do Plano Referencial não estou conseguindo encaixar meu plano.
Um dos exemplos:
A empresa vende os serviços aos seus clientes para recebimento à vista ou no máximo em 30 dias.
No meu plano eu classifiquei a conta no Ativo Realizável a Curto Prazo:
- Realizável a Curto Prazo - S
- Clientes Diversos - S
- Clientes por nome - A

Só que no Plano Referencial não localizo esta nomenclatura e clientes a receber está em Realizável a Longo Prazo, conforme abaixo:
- Ativo Não Circulante - S
- Realizável a Longo Prazo - S
- Clientes - Longo Prazo - A

Tenho outras dúvidas.
Mas não vou colocar todas agora porque vai ficar muito grande a postagem.

Se alguém puder ajudar-me, agradeço.

Cordialmente





Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
CRISTIANE MARIA GUGELMIN

Cristiane Maria Gugelmin

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 14:29

Boa Tarde Regina Vitoria Rastrelli Teixeira,

Aqui lançamos os clientes em outras disponibilidades, realmente é um absurdo não termos clientes a curto prazo.

Cristiane Maria Gugelmin
Contador

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe.
Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.