x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.180

Informações de valores do Pró-labore do empresário na GFIP

WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 16:43

Boa tarde srs consultores!, estou com uma dúvida tenho um cliente, que veio para eu fazer a contabilidade, que há mais de 3 anos + ou - vem pagando seu INSS em torno de 3 salários mínimos. A dúvida é a seguinte: ele tava pagando o INSS sem informar pela sefip. Com estas cobranças das multas dos envios fora do prazo da GFIP, caso eu venha regularizar a situação dele, reenviando todas as GFIPs da época, para que ele não tenha problemas futuras com a Previdência quando precisar se aposentar, não serão cobradas após o envio pela Receita Federal?

Porque se eu nao informar na modalidade 1 da GFIP, todos estes recolhimentos avulsos que ele fez, ficarão como se diz voando, e não irão servir pra comprovação que foi feito o pagamento a favor dele, quando ele precisar se aposentar.

analisem por favor estas duas situações se eu enviar fora do prazo as informações do empresário tem multa? E se eu não enviar e deixar como está ele não irá se prejudicar quando precisar se aposentar?

Desde já agradeço e aguardo resposta

Rio Largo/AL, 29 de Janeiro de 2015

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 18:06

Willians,

podem haver multas como também não. e saiu uma medida provisoria que fala sobre o não pagamento das multas por atraso no envio.

acho melhor enviar, creio que os problemas futuros para se aposentar serão maiores.

Priscila R.Silva
WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 14:49

Boa tarde srs consultores!, estou com uma dúvida tenho um cliente, que veio para eu fazer a contabilidade, que há mais de 3 anos + ou - vem pagando seu INSS em torno de 3 salários mínimos. A dúvida é a seguinte: ele tava pagando o INSS sem informar pela sefip. Com estas cobranças das multas dos envios fora do prazo da GFIP, caso eu venha regularizar a situação dele, reenviando todas as GFIPs da época, para que ele não tenha problemas futuras com a Previdência quando precisar se aposentar, não serão cobradas após o envio pela Receita Federal?

Porque se eu nao informar na modalidade 1 da GFIP, todos estes recolhimentos avulsos que ele fez, ficarão como se diz voando, e não irão servir pra comprovação que foi feito o pagamento a favor dele, quando ele precisar se aposentar.

analisem por favor estas duas situações se eu enviar fora do prazo as informações do empresário tem multa? E se eu não enviar e deixar como está ele não irá se prejudicar quando precisar se aposentar?

OBS: ELE PAGAVA O INSS COM O PERCENTUAL DE 11% EM CIMA DE 3 SALÁRIOS MINIMOS, JA FAZEM + OU - MAIS DE 3 ANOS QUE ELE VEM PAGANDO ASSIM, SEM INFORMAR NA GFIP. MAS ELE PAGAVA COMO EMPRESARIO, ENTRAVA NO SITE DA PREVIDENCIA E CALCULAVA 11% EM CIMA DE 3 SALARIOS MINIMOS. A EMPRESA É DO SIMPLES E NAO TINHA FUNCIONÁRIOS, ERA SÓ A CONTRIBUIÇÃO DELE, OU SEJA, O PRÓ-LABORE, OU SEJA, 11% QUE ELE CONTRIBUIA PARA APOSENTADORIA, E O CÓDIGO QUE ELE, ELE NÃO O CONTADOR, PORQUE QUEM VINHA FAZENDO TUDO ERA O CONTADOR, O CÓDIGO ERA 2003, CÓDIGO DE EMPRESA DO SIMPLES NACIONAL, E COLOCAVA NA IDENTIFICAÇÃO O Nº DO CNPJ.

ALGUÉM TEM COMO ME ORIENTAR? SE EU NAO REFAZER AS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DA GFIP, O FUNCIONÁRIO PODERÁ TER PROBLEMAS QUANDO FOR SE APOSENTAR PORQUE ATÉ QUE SE PROVE AO CONTRARIO, AS GUIAS QUE ELE PAGOU DESTA FORMA CITADAS NO EXEMPLO ACIMA, ESTÃO VOANDO, SEM IDENTIFICAR PARA QUEM FOI O PAGAMENTO. E SE EU INFORMAR REFAZENDO NA GFIP COLOCANDO NA MODALIDADE 1, E ENVIAR NAO HAVERÁ COBRANÇAS DA MULTA PELO ENVIO DAS GFIPs FORA DO PRAZO? O QUE EU FAÇO, ALGUEM ME DÊ UMA ORIENTAÇÃO E SE POSSIVEL PASSAR A BASE LEGAL DE TUDO ISTO OU DA ORIENTAÇAO QUE EU DEVO TOMAR.

Desde já agradeço e aguardo resposta

RIO LARGO/AL, 30 DE JANEIRO DE 2015

PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 janeiro 2015 | 15:11

Willians,

Conforme passei acima

reenvie todas as sefips que não foram enviadas, ate mesmo aquelas que não havia funcionário.

coloque todos na modalidade de 9

não esquecer de colocar os códigos de recolhimento correto.

dará mais problemas futuras a aposentadoria do que as multas que podem não acontecer.

Priscila R.Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.