x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 23

acessos 135.774

Lucros distribuídos - Plano de contas referencial

LEANDRO YUKIO KAGUEYAMA

Leandro Yukio Kagueyama

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 13 fevereiro 2015 | 12:40

Caros colegas, boa tarde.

No meu Plano tenho no PL as contas de:

PL
Lucros ou Prejuízos Acumulados
Resultado do Exercício em Curso
(-) Distribuição de Lucros

Faço desta forma para que o lucro distribuído apareça no balanço.

Como fica isso no Plano Referencial da ECD?

As contas de Lucros acumulados e Resultado do Exercício em Curso vinculei com a conta LUCROS ACUMULADOS E SDO À DISP. DA ASSEMBLÉIA.

Mas e essa conta redutora de (-) Distribuição de Lucros como vincular?


Um forte abraço!

Adriano

Adriano

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 15 fevereiro 2015 | 01:48

Boa noite,

Compreendi a sua explicação.

Apuramos a distribuição mensal dos lucros através de um balancete para podermos provar que o valor é maior que o da presunção.

Considerando que o fechamento do balanço é dia 31/12, lanço da seguinte maneira todos os pagamentos de lucros:

D - Pagamento do Lucros (ativo circulante)
C - Caixa

Após o encerramento do período:

D - Lucro do Exercício (Patrimônio Líquido)
C - Lucros Creditados (Passivo circulante)

D - Lucros Creditados (Passivo circulante)
C - Pagamento do Lucros (ativo circulante)

Portanto restará no passivo o valor a pagar dos lucros.

Posso fazer dessa maneira?

Ainda continuo com dúvidas quanto ao plano de contas referencial, mesmo considerando as duas maneiras de contabilização.

Gostaria que nos ajudassem.

vera lucia

Vera Lucia

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 10:50

Leandro Yukio Kagueyama , bom dia!

Você conseguiu resolver sua questão a respeito das contas de lucros distribuídos? Estou com a mesma duvida

grata

Vera Hernandes
auxiliar de contabilidade
CLÁUDIA MORAL GONÇALVES

Cláudia Moral Gonçalves

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 maio 2015 | 18:49

Boa noite.

Estou com a mesma dúvida.

E também outra pergunta: qual a conta que vinculo para o Resultado do Exercício? No manual diz que eu não preciso vincular essa conta final, mas o Sped dá erro.
Alguém já passou por isso?

VANESSA PATRÍCIA MEDEIROS VILLA

Vanessa Patrícia Medeiros Villa

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 17:45

Pessoal, boa tarde!

Alguém conseguiu a resposta para a pergunta da nossa colega Claudia, pois, no manual diz que não é necessário vincular esta conta "Resultado do Exercício" porém dá erro e pede para vincular a uma conta do Plano referencial.

Grata.

Atenciosamente,

Vanessa Villa
Analista Contábil
Adriano

Adriano

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 10:12

Bom dia pessoal,

O relacionamento das contas com o plano referencial para a ECD não é necessário, mas é exigido na ECF. Portanto, já fiz o relacionamento e testei na ecf, a qual faz as devidas validações.

Quanto ao zeramento para o presumido deve ser trimestral para que seja aceito pela ecf. De qualquer forma é o correto.

Quanto aos lucros, debita-se a conta do resultado apurado e credita-se os dividendos a pagar, isso cada trimestre.

Fiz assim.

Espero ter ajudado.

Helga Pereira de Souza

Helga Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 16:51

Boa tarde!
Normalmente apuro um balancete todo mês e verifico o lucro e faço uma antecipação desse lucro para os sócios em conta do AC.
Pergunto se vcs tb utilizam essa forma ou fazem de outra maneira? No plano referencial coloquei na conta de outros adiantamentos (1.01.02.01.98).
O que acham?
Por favor peço que compartilhem se fizerem de outra forma.

Obrigada e Boa semana para todos!

vera lucia

Vera Lucia

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 14:10

Boa tarde Helga!

Também faço dessa forma os lançamentos, apuro mês a mês o Balancete e faço a antecipação, depois no final de cada ano transfiro para o grupo de Lucros Acumulados, para zerar no AC em um conta (-) a qual não estou conseguindo fazer o DE/PARA

Vera Hernandes
auxiliar de contabilidade
Mariana

Mariana

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 4 agosto 2015 | 18:00

Colegas, boa noite

Em relação a conta de RESULTADO DO EXERCÍCIO que é utilizada como transitória, somente p/ encerramento das contas de receitas e despesas... na ECF está me pedindo p/ referenciar a mesma, porém não encontrei com código usar pelo Plano de Contas da ECF p/ Lucro Presumido (parte rural).

Alguém pode me ajudar? Que conta vcs estão usando???

Jullie Stéphanie

Jullie Stéphanie

Bronze DIVISÃO 5, Assistente
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 14:09

Olá Mariana!
Eu também estava com a mesma dúvida.
Fiz uma consulta numa empresa de consultoria e na receita federal.
A empresa de consultoria me mandou o seguinte:
A minha pergunta: Estou com dúvidas quanto ao mapeamento do meu plano de contas com o plano de contas da RFB. Pois, tenho uma conta para apuração do resultado do exercício e o plano de contas referencial não me dá uma opção pra vincular essa conta. Como posso proceder neste caso?
A resposta: Bom Dia!
Considerando que a conta "apuração do resultado do exercício" é uma conta transitória, pois o lucro apurado será transferido para a conta de Lucros Acumulados no Patrimônio Líquido, não haverá conta para vincular no plano de contas referencial.


Em cima disto não estou vinculando a conta de Resultado do Exercício, mas estou aguardando o parecer da RFB para confirmar se deverá ser assim mesmo.

"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela."

[email protected]
Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 14:20

mesmo problema...

alguem conseguiu resolver o problema da vinculação/desvinculação da conta "apuração do resultado do exercício", para sanar o erro ?

Regina aparecida da silva fonseca

Regina Aparecida da Silva Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 8 anos Sábado | 29 agosto 2015 | 19:44

Olá Cleusa, eu consegui. Desvinculei a conta PL e vinculei resultados ex, curso com lucros acum. e ou saldo a dispos. 2.03.04.01.01 e deu certo. Agora estou com outro erro: uma empresa iniciou em junho de 2014 e o sistema está acusando erro. Alguém já viu erro deste tipo?

Priscila Spezzano

Priscila Spezzano

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 09:27

Bom dia,

Referente a conta de Lucros Distribuídos alguém teve o entendimento para solução?

Entendo que essa conta, poderia ser uma redutora de saldo referente a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados (referenciei a 2.03.04.01.01 - Lucros Acumulados e/ou Saldo à Disposição da Assembléia ), podendo referenciar então, esta mesma conta para os Lucros Distribuídos, pois o sistema faria um "mais e menos", batendo no final os saldos do PL. Gostaria de saber se mais alguém teve esse entendimento, pois não estou conseguindo chegar em uma conclusão, de qual conta referenciar.

Não sei também nesse caso, se seria correto utilizar a conta referencial geral: 2.03.04.01.90 Contas do Patrimônio Liquido Não Classificados.
Grata!

Talita  Gomes

Talita Gomes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 12 maio 2016 | 14:41

Acabei usando a conta 2.03.02.03.99 Outras reservas de lucros .
Estava colocando 2.03.04.01.01 - Lucros Acumulados e/ou Saldo à Disposição da Assembléia porem nao estava fazendo sentindo deixar a disposição de assembleia se a empresa nao possui.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.